WRC: Rali da Finlândia, dia #1 – Latvala começa na liderança

RIO DE JANEIRO – Foram disputadas nesta quinta-feira as quatro primeiras especiais do Rali da Finlândia, com cerca de 59 km de percurso e a Super Especial à noite. Correndo em casa, Jari-Matti Latvala, que precisa descontar uma desvantagem de 50 pontos se ainda quiser brigar pelo título, começa esta etapa na frente do rival e companheiro de equipe Sébastien Ogier.

14606232888_e279f63111_b
Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila começam na frente no primeiro dia do Rali da Finlândia, 8ª etapa do WRC

O piloto do Volkswagen Polo #2 liderou o primeiro dia desde o início. Foi o mais rápido na SS1 em Lankamaa e repetiu o desempenho em Jouhtikylä na etapa seguinte. Ogier venceu as especiais seguintes, incluindo a segunda passagem em Lankaamaa e a Super Especial noturna – mas não descontou a vantagem sobre Latvala, porque na SS1 que abriu a prova, o francês foi surpreendido pelo bom desempenho do britânico Kris Meeke a bordo do Citroën DS3 e ficou a três segundos do melhor tempo.

Depois, Meeke não foi páreo para Ogier, que ao fim dos quatro estágios iniciais se mantém relativamente perto de Latvala, líder por quatro segundos e meio. Meeke está a cerca de dez segundos da ponta e Mikko Hirvönen, também correndo em casa, acumula 26 segundos de desvantagem e a 4ª colocação na geral.

Juho Hänninen destacou-se como o melhor dos três pilotos do time oficial Hyundai. Com o i20, o piloto finlandês mantém a quinta posição, porém com apenas um décimo de segundo de frente para Andreas Mikkelsen, no terceiro VW Polo. Mads Östberg, que poderia estar mais à frente, não teve um bom começo, colocando-se em 7º lugar, com Thierry Neuville em oitavo. Robert Kubica, que começa sem se envolver em acidentes, completou o primeiro dia de provas na nona posição enquanto Hayden Paddon fecha os dez primeiros colocados.

Na WRC2, a liderança também é de um piloto da casa: Jari Ketomäa, da equipe Drive Dmack, está na 15ª colocação geral, seguido pelo estoniano Karl Kruuda e por Evind Brynildsen. Sébastien Chardonnet está em quarto e Lorenzo Bertelli em quinto.

Amanhã os pilotos voltam às trilhas para nove provas especiais, somando mais de 130 km percorridos.

Resultado do Rali da Finlândia, dia #1:

1. Latvala-Anttila (Volkswagen Polo WRC) – 29’17″9
2. Ogier-Ingrassia (Volkswagen Polo WRC) – a 4″5
3. Meeke-Nagle (Citroën DS3 WRC) – a 9″2
4. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS WRC) – a 26″4
5. Hänninen-Tuominen (Hyundai i20 WRC) – a 27″1
6. Mikkelsen-Floene (Volkswagen Polo WRC) – a 27″2
7. Östberg-Andersson (Citroën DS3 WRC) – a 30″9
8. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) – a 38″8
9. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiest RS WRC) – a 52″1
10. Paydon-Kennard (Hyundai i20 WRC) – a 1’06″9

Comentários