WRC: Rali da Finlândia, dia #1 – Latvala começa na liderança

W

RIO DE JANEIRO – Foram disputadas nesta quinta-feira as quatro primeiras especiais do Rali da Finlândia, com cerca de 59 km de percurso e a Super Especial à noite. Correndo em casa, Jari-Matti Latvala, que precisa descontar uma desvantagem de 50 pontos se ainda quiser brigar pelo título, começa esta etapa na frente do rival e companheiro de equipe Sébastien Ogier.

14606232888_e279f63111_b
Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila começam na frente no primeiro dia do Rali da Finlândia, 8ª etapa do WRC

O piloto do Volkswagen Polo #2 liderou o primeiro dia desde o início. Foi o mais rápido na SS1 em Lankamaa e repetiu o desempenho em Jouhtikylä na etapa seguinte. Ogier venceu as especiais seguintes, incluindo a segunda passagem em Lankaamaa e a Super Especial noturna – mas não descontou a vantagem sobre Latvala, porque na SS1 que abriu a prova, o francês foi surpreendido pelo bom desempenho do britânico Kris Meeke a bordo do Citroën DS3 e ficou a três segundos do melhor tempo.

Depois, Meeke não foi páreo para Ogier, que ao fim dos quatro estágios iniciais se mantém relativamente perto de Latvala, líder por quatro segundos e meio. Meeke está a cerca de dez segundos da ponta e Mikko Hirvönen, também correndo em casa, acumula 26 segundos de desvantagem e a 4ª colocação na geral.

Juho Hänninen destacou-se como o melhor dos três pilotos do time oficial Hyundai. Com o i20, o piloto finlandês mantém a quinta posição, porém com apenas um décimo de segundo de frente para Andreas Mikkelsen, no terceiro VW Polo. Mads Östberg, que poderia estar mais à frente, não teve um bom começo, colocando-se em 7º lugar, com Thierry Neuville em oitavo. Robert Kubica, que começa sem se envolver em acidentes, completou o primeiro dia de provas na nona posição enquanto Hayden Paddon fecha os dez primeiros colocados.

Na WRC2, a liderança também é de um piloto da casa: Jari Ketomäa, da equipe Drive Dmack, está na 15ª colocação geral, seguido pelo estoniano Karl Kruuda e por Evind Brynildsen. Sébastien Chardonnet está em quarto e Lorenzo Bertelli em quinto.

Amanhã os pilotos voltam às trilhas para nove provas especiais, somando mais de 130 km percorridos.

Resultado do Rali da Finlândia, dia #1:

1. Latvala-Anttila (Volkswagen Polo WRC) – 29’17″9
2. Ogier-Ingrassia (Volkswagen Polo WRC) – a 4″5
3. Meeke-Nagle (Citroën DS3 WRC) – a 9″2
4. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS WRC) – a 26″4
5. Hänninen-Tuominen (Hyundai i20 WRC) – a 27″1
6. Mikkelsen-Floene (Volkswagen Polo WRC) – a 27″2
7. Östberg-Andersson (Citroën DS3 WRC) – a 30″9
8. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) – a 38″8
9. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiest RS WRC) – a 52″1
10. Paydon-Kennard (Hyundai i20 WRC) – a 1’06″9

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames