WRC: Vai começar o Rali da Finlândia

RIO DE JANEIRO – Tudo pronto para a 8ª etapa do WRC, o Campeonato Mundial de Rali. Faltando seis provas para o fim da temporada, equipes, pilotos e navegadores já estão na Finlândia, terra da “água que passarinho não bebe” e dos 1000 Lagos, para a disputa de uma prova que promete ser sensacional porque as trilhas, neste momento, estão maltratadas pela chuva inclemente que caiu no país nos últimos dias. Contudo, a previsão do tempo aponta para temperaturas superiores a 25ºC, o que para o padrão nórdico é calor intenso.

3090_Poland-VW-Ogier-2014_1_896x504
Com cinco vitórias neste ano, Sébastien Ogier quer oferecer à Volkswagen a 12ª vitória consecutiva da marca no WRC

A lista de inscritos do Rali da Finlândia traz mais de 80 duplas, incluindo os competidores locais e a turma que interessa, das divisões WRC, WRC2, WRC3 e Junior WRC que, evidentemente, constitui maioria absoluta do plantel. Invicta há 11 etapas, incluindo as últimas quatro do ano passado e as sete deste ano, a Volkswagen quer o 12º triunfo consecutivo com seus Polo oficiais de fábrica. O time dirigido por Jost Capito tem que administrar, ainda, a rivalidade entre Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala. O francês soma 166 pontos, 50 à frente do finlandês – que, além de correr em casa, precisa da terceira vitória e de um desastre completo de Ogier para poder ainda sonhar com o título.

Andreas Mikkelsen vem num sólido 3º posto do campeonato, com o carro da equipe Volkswagen II, melhorando muito seu desempenho após a chegada do navegador Ola Flöene, também norueguês. No Rali da Polônia, disputado durante a Copa do Mundo, a dupla alcançou o segundo lugar – melhor resultado deles em 2014. E esse desempenho fez a dupla superar Mads Östberg/Jonas Änderssön, que vêm em quarto com o carro oficial da Citroën.

Nas marcas, aliás, a Volkswagen deita e rola com 262 pontos, contra 115 da rival francesa e apenas 90 da Ford. A Hyundai demonstra progressos, é verdade. Mas está apenas em 5º lugar, atrás da Volkswagen II. O construtor sul-coreano terá mais uma vez três carros no WRC, para Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul; Juho Hänninen/Tomi Tuominen e Hayden Paddon/John Kennard.

Entre os pilotos não-oficiais, Martin Prokop e Henning Sölberg travam um duelo pessoal para ver quem termina à frente na classificação. Nesta prova, chegam dois nomes para atrapalhá-los: Jarkko Niara no carro #22 e Craig Breen no #23, o que promete acirrar a disputa.

Na divisão WRC2, o italiano Lorenzo Bertelli lidera com 81 pontos, mesmo não tendo completado o Rali da Polônia. Yuriy Protasov está seis pontos atrás e vai tomar parte do Rali da Finlândia, mesmo com a crise entre seu país e a Rússia, que recrudesceu de forma assustadora. A esperança local Jari Ketomäa está em 3º lugar com 54 pontos e ainda em busca sua primeira vitória na temporada.

O campeonato da WRC3 teve apenas três eventos dentre os sete já disputados neste ano. Com duas vitórias a bordo do Citroën DS3, Thomas Lefevbre lidera o campeonato com 50 pontos, 22 a mais que o alemão Christian Riedermann. O tcheco Martin Koci está em terceiro, com Quentin Gilbert, que correu apenas no Rali de Monte-Carlo, em quarto. Lefevbre também vem na ponta na divisão Junior WRC, cujo campeonato começou apenas em Portugal.

O Rali da Finlândia será disputado em 26 estágios especiais. Serão percorridos 59,54 km no primeiro dia, com quatro etapas e uma Super Especial de 2,2 km de percurso, à noite. Na sexta-feira, 1º de agosto, pilotos e navegadores têm nove provas cronometradas pela frente e um dia longo de 132,38 km de trilhas e a repetição da Super Especial noturna.

O sábado terá mais etapas – 10 no total – e um percurso ligeiramente mais curto que o do dia anterior, com 131,6 km. E no dia de encerramento, domingo, 33,3 km por percorrer e o Power Stage, que credita pontos extras aos três mais rápidos, que se realiza em Ruuhimäki. No total, o evento terá 356,82 km de provas cronometradas. A base será na cidade de Jyväskylä, a 270 km da capital Helsinque. Com pouco mais de 130 mil habitantes, é conhecida como a “Atenas da Finlândia” e também a cidade das ciências e das artes no país nórdico.

Confira aqui a lista de inscritos do Rali da Finlândia

Comentários