A hora e a vez dos 1000 km de Suzuka

gt05_042
Vice-líder do campeonato ao lado de Hironobu Yasuda, o brasileiro João Paulo de Oliveira vai para os 1000 km de Suzuka em busca da vitória e da liderança do campeonato na GT500

RIO DE JANEIRO – A corrida mais longa da temporada do Super GT também tem tudo para ser aquela que pode definir os rumos do campeonato nas classes GT500 e GT300. Os 1000 km de Suzuka, que andaram esquecidos por uns tempos e serão realizados em sua 43ª edição, voltaram com força total e a GTA, organizadora do certame, comemora não só um grid próximo a 40 carros como também a adesão de muitos pilotos do exterior ao evento, sexto e antepenúltimo do calendário.

Com pontuação diferenciada, a prova do próximo domingo pode e deve ser o fiel da balança para mexer com a classificação de forma a levar a decisão para a prova final, marcada para daqui a três meses em Twin Ring Motegi, com uma passagem pela Tailândia em outubro.

Por exemplo: o brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Hironobu Yasuda, do Calsonic Team Impul, somam 47 pontos e estão na vice-liderança da competição, quatro pontos atrás de Andrea Caldarelli/Daisuke Ito, da equipe Tom’s Toyota. Nos 1000 km de Suzuka, uma vitória vale 25 pontos e um deslize de qualquer uma destas duas duplas pode significar a ascensão de quem vem logo atrás na classificação para a ponta da tabela. E as duplas que ponteiam o campeonato têm um agravante: o #12 de Oliveira/Yasuda leva um lastro extra de 94 kg em razão do bom desempenho nas provas anteriores e o #37 de Ito/Caldarelli entrará na pista com o troféu bigorna no nível máximo – 100 kg. Não vai ser fácil tirar desempenho de carros pesados, ainda mais numa pista técnica e veloz como a de Suzuka.

Na GT300, as equipes podem optar por formar suas tripulações com dois ou três pilotos (porém, somente os titulares pontuam no campeonato), trazendo com isso muitas novidades. Uma delas é a presença do brasileiro Augusto Farfus, a bordo da BMW Z4 #7 do Team Studie. O piloto do DTM dividirá o carro com os titulares e experientes Jorg Müller/Seiji Ara. Apesar dos 60 kg adicionais, o trio é tarimbado e tem possibilidade de conquistar um excelente resultado no domingo. Do Blancpain Endurance Series, vem o belga Wolfgang Reip para reforçar o #3 da NDDP. O alemão Jörg Bergmeister é uma atração do WEC para correr com o irmão Tim e com Akihiro Tsuzuki no Porsche da equipe KTR. Christopher Haase, que compete no Tudor United SportsCar, vai guiar um Audi R8 LMS. E o experiente Ryo Michigami dará sua parcela de contribuição no carro #0 do Team Mugen, atual campeão da subclasse.

A corrida será disputada em 173 voltas pelo circuito com 5,807 km de extensão e poderá acabar no tempo máximo de 6 horas em virtude de possíveis entradas do Safety Car.

A lista de inscritos da GT500 está aqui. E da GT300, aqui.

Comentários