A volta aos monopostos

231515_429023_np14_fetest1
Nelsinho a bordo do Spark-Renault SRT01E, monoposto do novo certame; brasileiro correrá com o #99 do Team China (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Quase cinco anos se passaram desde a saída da Fórmula 1 e o escândalo de Cingapura, que lhe fechou as portas na categoria máxima – e Nelsinho Piquet está de volta aos monopostos. O piloto brasileiro de 29 anos acertou sua participação na Fórmula E, para carros movidos a energia elétrica.

Nelsinho passou a colaborar recentemente com o Team China, realizando testes e simulações de corrida. Após os últimos quilômetros percorridos na Inglaterra, no tradicional circuito de Donington Park, foi fechado o acordo. O piloto terá como companheiro o sino-holandês Ho-Pin Tung. Antonio Garcia, que compete pela Corvette no Tudor United SportsCar Championship, foi escalado como reserva.

“Sempre gostei do desafio de pilotar os mais variados carros de Fórmula, então estou bem empolgado por entrar na Fórmula E. É uma honra disputar sua temporada inaugural, porque é um conceito muito inovador no nosso esporte”, declarou Piquet Jr. “A motivação de ajudar o Team China a se estabelecer na categoria é muito grande.”

Ele não será o único com passagem pela F-1 no novo campeonato. Mais da metade do grid – até agora – será composta por antigos pilotos da categoria máxima do automobilismo. Nelsinho reencontrará Bruno Senna, Lucas Di Grassi, Sébastien Buemi e Jarno Trulli, por exemplo – os outros nomes são os de Nick Heidfeld, Stéphane Sarrazin, Karun Chandhok, Jaime Alguersuari, Jerôme d’Ambrosio e Franck Montagny.

De um total de 20 pilotos para a temporada da F-E, dezenove estão confirmados. Falta apenas a definição de quem dividirá a equipe Andretti Autosport com Montagny. A temporada, com 10 provas – todas em circuitos urbanos – começa no próximo dia 13 em Pequim, na China. A categoria terá transmissão da Fox Sports para o Brasil.

Os pilotos da Fórmula E para a temporada 2014/15:

Amlin Aguri
Antônio Félix da Costa (Portugal) e Katherine Legge (Grã-Bretanha)

Andretti Autosport
Franck Montagny (França) e piloto a definir

Audi Sport ABT
Lucas Di Grassi (Brasil) e Daniel Abt (Alemanha)

China Racing
Ho-Pin Tung (China) e Nelsinho Piquet (Brasil)

Dragon Racing
Mike Conway (Grã-Bretanha) e Jerôme d’Ambrosio (Bélgica)

e.Dams Renault
Sébastien Buemi (Suíça) e Nicolas Prost (França)

Mahindra Racing
Karun Chandhok (Índia) e Bruno Senna (Brasil)

Trulli GP
Jarno Trulli (Itália) e Michela Cerruti (Itália)

Venturi Grand Prix
Nick Heidfeld (Alemanha) e Stéphane Sarrazin (França)

Virgin Racing
Sam Bird (Grã-Bretanha) e Jaime Alguersuari (Espanha)

Comentários