Björn Waldegaard (1943-2014)

5401b1201659f_626x0
Björn Waldegaard, o primeiro campeão do que hoje conhecemos como o WRC: morte aos 70 anos

RIO DE JANEIRO – Mais um mito do automobilismo nos deixa neste ano de 2014, que se continuar assim, será de fato um ano para se esquecer. Morreu neste sábado o primeiro Campeão Mundial de Rali, em 1979: o sueco Björn Waldegaard não resistiu a um câncer. Ele tinha 70 anos.

Nascido em 12 de novembro de 1943, iniciou sua carreira nos anos 60 e no auge, foi imbatível nas provas realizadas em território africano. Graças a essa insuspeita resistência, levou o primeiro título de pilotos do que hoje é conhecido como WRC, derrotando Hannu Mikkola, outra lenda da modalidade, por um único pontinho. Waldegaard teve como parceiros Hans Thornszelius e Claes Billstam, dispondo inclusive de dois carros diferentes em seus triunfos: nos ralis da Grécia e do Canadá, levou a melhor a bordo de um Ford Escort oficial. E nos ralis do Safári, no Quênia e da Costa do Marfim, guiou um modelo Mercedes-Benz 450 SLC.

Sua aptidão a estas duas últimas competições lhe renderam quatro vitórias no Rali do Safári e três na prova da Costa do Marfim, num total de 16 que conquistou até abandonar as provas do Mundial. Com a Peugeot, chegou na 4ª colocação do Rali Paris-Dakar, em 1991.

Comentários

  • Ele correu no Rally Sul Americano , que atravessou o Brasil, com uma Mercedes. Capotou o carro porque um caminhão entrou na pista fora de hora, perdeu 2 e 1/2 horas para recuperar o carro e chegou atrsado no posto de controle com apenas 40 minutos. Na Trasamazonica foi crnometrado a mais de 180 hm/h. Era um bota . Talvez o alter-ego do Kubica, só que com mais sorte !