Dalziel quebra tabu e faz segunda pole do HPD no Tudor United SportsCar

2014_Road_America_TUSC_0644-1

RIO DE JANEIRO – No dia em que se confirmou a participação da Extreme Speed Motorsports na etapa de Austin do FIA WEC, em setembro, o escocês Ryan Dalziel quebrou um tabu na atual temporada do Tudor United SportsCar Championship: o piloto escocês conquistou a segunda pole consecutiva para a equipe e o protótipo HPD ARX-03b LMP2, o que não havia acontecido até aqui na classe Prototype.

Dalziel precisou da última volta no qualifying: com o tempo de 1’55″166, ele superou o #90 guiado por Richard Westbrook, que até então tinha o melhor tempo do treino e foi relegado ao segundo lugar. Porém, o Corvette DP da Spirit of Daytona foi desclassificado na vistoria, por não passar no teste do “stall”. Isto obriga o britânico e ao canadense Michael Valiante a sair do fim do grid.

A segunda posição foi herdada pelo brasileiro Christian Fittipaldi, que cravara o tempo de 1’55″961. A primeira fila do grid é importante para a dupla do Corvette DP #5 da Action Express Racing, porque a luta pela liderança continua muito acirrada – são dois pontos de vantagem para os irmãos Jordan e Ricky Taylor, que largam em quarto. À frente deles, o Morgan Nissan LMP2 de Olivier Pla/Gustavo Yacaman. Oswaldo Negri e John Pew partem de sétimo na classe Prototype.

Na Prototype Challenge, Bruno Junqueira estabeleceu a pole com 1’59″411, apenas 0″081 abaixo do tempo obtido pelo companheiro de equipe Jack Hawksworth. Luis Diaz foi o terceiro mais veloz, último abaixo da casa de 2 minutos. Renger van der Zande ficou em quarto, seguido por David Ostella e pelo líder do campeonato, Colin Braun.

Entre os GTLM, a disputa foi polarizada entre as BMW Z4 GTE da equipe de Bobby Rahal e os Dodge Viper. Prevaleceu o #56 de John Edwards, que marcou 2’03″747, superando por milésimos o tempo do #93 guiado por Jonathan Bomarito. Marc Goossens ficou em terceiro e Andy Priaulx em quarto. Oito décimos acima da pole, ficou o melhor Porsche, com Patrick Long a bordo. Os Corvette C7-R continuam sofrendo com o peso extra: Tommmy Milner foi o sexto e Jan Magnussen o oitavo – último dentro do mesmo segundo da pole da LMGTE. A Ferrari da Risi, que andou bem em Indianápolis, desta vez ficou em nono e penúltimo no grupo.

Na GTD, o Aston Martin de James Davison estabeleceu o melhor tempo e fez a pole na divisão com 2’09″079, superando a BMW de Dane Cameron e o SRT Viper de Jeroen Bleekemolen. Dois Porsches vieram a seguir, com Mario Farnbacher em quarto e Leh Keen em quinto. A melhor Ferrari ficou em nono na classe e o melhor Audi foi apenas o 10º colocado.

O Fox Sports transmite a etapa de Road America do Tudor United SportsCar Championship nesta segunda-feira, em VT praticamente na íntegra, a partir das 13h de Brasília.

O grid de largada está aqui.

Comentários

  • Acho que este carro, e seus pilotos, já merecem uma vitória, pois vem sempre “ali”, entre os ponteiros…ficarei no aguardo do vídeo da corrida na sessão “pra quem não viu”.