Direto do túnel do tempo (209)

10641028_802897296397300_1019904203954407341_n

RIO DE JANEIRO – Nelson Piquet e a Fórmula Super Vê estrearam simultaneamente, no ano de 1974. O tricampeão mundial de Fórmula 1 era, na época, um graxeiro de marca maior, tanto que era conhecido pelos apelidos nada ortodoxos de “Sujeira” e “Pobreza”.

Tendo trabalhado como mecânico da Camber, de Alex Dias Ribeiro, Zeca Vassalo e Helládio Toledo Filho, Piquet tinha natural intimidade com os segredos dos motores VW e por conta dessa intimidade com oficinas, não se vexou em ir para o Rio, no subúrbio de Maria da Graça, ajudar Ronald Rossi e Ricardo Achcar na montagem do seu Polar, que vemos na foto acima com um “estranho no ninho” dentro dele.

O “estranho no ninho” em questão é o fotógrafo José Luiz Moreno, amigo de Piquet na época e que ajudou com uma quantia financeira para que Nelson, então assinando Piket como mostra o instantâneo, pudesse pagar pelo carro, depois patrocinado pela oficina mecânica Ideal e pela Brasal, revenda VW do Distrito Federal.

Há 40 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • – Ter ido ajudar na montagem de seu Polar, não sei . . . .
    – Mas ter ido se interar o máximo que pudesse sobre o seu monoposto, isto sim acredito convictamente, pois Piquet vivia, respirava, pesquisava, fuçava e sonhava automobilsmo.
    – Seu imenso interesse, avidez e rapidez foram rapidamente percebidos pelo Mestre da Polar, o Achcar.
    – Em um dos vídeos de Achcar no youtube, Nelson aparece bem jovem e com um bigodinho a la “Don Diego de La Vega” ( O Zorro ) sentado no cockpit do monocoque de seu Polar Super Vê ainda em fase de finalização. Vale conferir !