Mais dois campeões, agora nos EUA

M

RIO DE JANEIRO – A Galeria dos Campeões de 2014 ganhou neste fim de semana mais dois nomes. Inaugurada com Kimiya Sato, vitorioso antecipado na AutoGP World Series, ela agora tem Spencer Pigot e Gabby Chaves como #1 de suas respectivas categorias.

14-08-05_01
Graças a uma boa sequência de vitórias no início do ano, Spencer Pigot praticamente dominou o Pro Mazda Championship

Pigot levou a taça da Pro Mazda Championship presented by Cooper Tires, que realizou sua rodada dupla final no circuito californiano de Sonoma. Com 309 pontos, o piloto da Juncos Racing chegou lá com boa dose de dramaticidade. Na prova do sábado, ele colidiu com o novato e rival Scott Hargrove, que ainda tinha possibilidade de ser campeão e abandonou. Em contrapartida, o piloto da Wayne Taylor Racing ainda abocanhou o pódio na corrida vencida por Kyle Kaiser, com Neil Alberico em segundo.

Já na derradeira etapa da temporada, o câmbio do carro de Hargrove deixou o piloto a pé. Pigot, merecidamente campeão, fez o suficiente para terminar em 5º lugar. O mexicano Jose Gutiérrez venceu e o brasileiro Nicolas Costa foi o segundo colocado.

16c_4402
Em seu primeiro campeonato completo na categoria, Nicolas Costa venceu uma em Mid-Ohio e terminou o ano em quinto

Aliás, o carioca fez uma boa temporada pelo Team Pelfrey. Conquistou pódios, venceu uma etapa em Mid-Ohio e terminou em 5º lugar, com 224 pontos em seu primeiro ano completo no certame. Perto de completar 23 anos, ele mira a Fórmula Indy no futuro.

A temporada da Pro Mazda Championship ainda contou com a presença parcial de outros dois brasileiros. Egresso da F3 Europeia, Pipo Derani começou forte a temporada, com bons resultados. Mas o piloto nascido em São Paulo, nas palavras do próprio, foi sacaneado pelo Team Pelfrey, o mesmo de Nicolas Costa. Acabou afastado e deixou a competição. Com 88 pontos, ficou em 14º lugar. Felipe Donato também fez meia temporada e defendeu a M1 Racing. Com 39 pontos, encerrou o certame na décima-nona posição.

03-29-Chaves-Off-To-Fast-Start-Std
Mais um colombiano: Gabby Chaves conquistou a temporada da Indy Lights no último ano do pacote Dallara-Infiniti

Já na Indy Lights, quem comemorou o título foi o colombiano Gabby Chaves. Com quatro vitórias (Long Beach, Birmingham, Indianápolis e Pocono), o piloto deu também o primeiro troféu à escuderia Belardi Racing. Ele somou apenas 12 pontos a mais que Jack Harvey, vitorioso em três das últimas quatro provas do ano.

A categoria esteve mais esvaziada do que nunca em 2014. Foram 17 pilotos marcando pontos, oito dos quais disputaram toda a temporada – entre eles Luiz Razia, que terminou o certame na 5ª colocação, com uma vitória, cinco pódios e 371 pontos somados.

dallara-il-15-6
O elegante Dallara IL-15, futuro carro da Indy Lights

Na verdade, as equipes não quiseram investir num campeonato que terá mudanças radicais em 2015: sai o chassi Dallara que estreou em 2002 junto ao motor Infiniti V8 após mais de uma década de uso, para entrar o modelo IL-15 do mesmo fabricante italiano, só que com motor AER turbo 4 cilindros. Outra novidade será o uso dos pneus Cooper em substituição aos Firestone. Enfim, um ano de transição para uma temporada em que os times vão praticamente começar do zero.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames