Pole de Nakajima nos 1000 km de Suzuka

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Filho do lendário Satoru Nakajima, Kazuki e seu companheiro James Rossiter comandarão o pelotão na largada dos 1000 km de Suzuka

RIO DE JANEIRO – O japonês Kazuki Nakajima, da equipe Petronas Team Tom’s, levou o Lexus RC-F #36 à pole position da 43ª edição dos 1000 km de Suzuka, que serão disputados na madrugada deste domingo pelo horário brasileiro. Com uma ótima volta em 1’48″633, ele desbancou o Honda NSX Concept da Keihin Real Racing, com Koudai Tsukakoshi a bordo. A diferença entre os dois carros foi de 0″213.

O Nissan GT-R da equipe Nismo Motul Autech vai largar em 3º graças a uma ótima performance do italiano Ronnie Quintarelli, único além dos dois integrantes da primeira fila a andar na casa de 1’48”. As boas surpresas vêm nas posições seguintes, onde Masataka Yanagida (S Road Mola Nissan) ficou com o quarto tempo e o ex-Fórmula 1 Vitantonio Liuzzi (ARTA Honda) foi muito bem, conseguindo o quinto lugar no grid.

Lutando pelo título deste ano, o brasileiro João Paulo de Oliveira larga em sexto, mesmo com seu Nissan GT-R da Calsonic Team Impul lastreado com 94 kg. “Oribeira” levou o carro ao Q2 e no treino decisivo, Hironobu Yasuda fez o que pôde para ficar a exatos oito décimos da pole. Considerando as condições em que a dupla vai para esta prova, é um excelente desempenho. Já os líderes do campeonato, Daisuke Ito/Andrea Caldarelli, em seu Lexus RC-F com 100 kg de lastro, não avançaram para a segunda fase da qualificação. Acabaram com o 13º tempo – 1’50″961. Os atuais campeões, Yuji Tachikawa/Kohei Hirate também não foram muito felizes e partem de nono na corrida.

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O CR-Z de Takashi Kobayashi e Shinichi Takagi levou a pole na classe GT300

Na GT300, quem saiu-se melhor foi a ARTA com o Honda CR-Z dotado de sistema de recuperação de energia. Com Takashi Kobayashi, o #55 ficou com a pole em 1’59″115, mais de meio segundo melhor que o #0 do Team Mugen, que é o atual campeão da subclasse. Este carro terá o reforço de Ryo Michigami, ao lado dos titulares Tomoki Nojiri e Yukhi Nakayama.

Os modelos japoneses, aliás, dominaram as cinco primeiras posições do grid. O terceiro lugar é de outro carro com sistemas híbridos: o Toyota Prius de Morio Nitta/Koki Saga/Yuichi Nakayama. Depois veio o Subaru BRZ de Kota Sasaki/Takuto Iguchi – que vêm de vitória na etapa anterior, em Fuji – e o Nissan GT-R GT3 de Kazuki Hoshino/Lucas Ordonez/Wolfgang Reip.

Só aí vem o primeiro “alien”, a BMW Z4 GT3 da TWS LM Corsa, do trio Akira Iida/Hiroki Yoshimoto/Shinya Sato. Logo depois, classificou-se outro modelo do construtor bávaro, o #7 de Seiji Ara, Jörg Müller e do brasileiro Augusto Farfus. A seguir, vieram as Mercedes de Tsubasa/Haruki Kurosawa e Masayuki Ueda/Hideki Yamauchi, com o Porsche dos irmãos Tim e Jörg Bergmeister, mais Akihiro Tsuzuki, com a décima posição.

Líderes do campeonato, Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim terão que fazer uma corrida de paciência. A dupla da escuderia Jim Gainer Dixcel larga somente da 18ª posição entre os 24 bólidos inscritos na GT300.

Confira o grid completo da GT500 aqui e o da GT300 aqui.

Comentários

  • Análise perfeita, por isso sempre acompanho o seu Blog; apenas acrescentaria que o NSX da EPSON Nakajima Racing pegou fogo no treino livre e devido aos danos não conseguiu participar do qualifying.

  • Tenho uma curiosidade de leigo, esses carros são muito específicos pro próprio campeonato ou seriam aceitos em outras competições como por exemplo na LMGT, sem grandes modificações? E quanto a um DTM na LMGT?

    • Os GT500 são completamente específicos, mas os da GT300 (incluindo os carros da categoria JAF-GT) podem ser aceitos em outras categorias, como foi o caso ano passado no Asian Le Mans Series e também uma possível chance deles correrem o Mundial de Endurance (WEC).