Tudo pronto para o Rali da Alemanha

2976_Ennenbach_Germany-2014-cover_1

RIO DE JANEIRO – Começa nesta sexta-feira mais uma etapa do WRC, o Campeonato Mundial de Rali. Nono de um total de 13 previstos, o Rali da Alemanha terá 18 provas especiais ao longo de três dias, incluindo o Power Stage no domingo, dando pontos extras aos três primeiros colocados no trecho cronometrado com 19,27 km de extensão. A largada simbólica e a chegada acontecem em Trier, na lendária Porta Nigra.

Correndo em casa, a Volkswagen tentará manter a invencibilidade conquistada nas oito primeiras provas deste ano, fora as últimas de 2013. Além disso, dois dos pilotos da marca brigam pelo título: o atual campeão Sébastien Ogier, líder com 187 pontos e o finlandês Jari-Matti Latvala, segundo colocado com 143. A seu favor, o nórdico vem em alta com a vitória obtida no recente Rali da Finlândia.

Na lista de inscritos, algumas novidades: a Hyundai chamou para esta etapa dois especialistas em asfalto. O espanhol Dani Sordo e o francês Bryan Bouffier, piloto de testes da marca sul-coreana, vão ocupar os cockpits dos carros #8 e #20, respectivamente, como substitutos do finlandês Juho Hänninen e do neozelandês Hayden Paddon. A M-Sport, equipe que representa a Ford, aumenta o contingente para cinco carros. O Fiesta RS WRC #11 será guiado pelo holandês Denis Kuipers e o ucraniano Yuriy Protasov, um dos principais nomes do WRC2 no início do campeonato, vai no #12.

Entre os pilotos de times privados, Martin Prokop terá a companhia de Craig Breen que, assim como o tcheco, vem de uma etapa infeliz na Finlândia – ambos foram prejudicados por acidentes. Outro tcheco, Jaroslav Melicharek, que fez boa prova em Monte-Carlo, reaparece por ser especialista em asfalto. O irlandês Sam Moffett completa a lista de inscritos da classe principal.

No WRC2, a estrela é Nasser Al-Attiyah, que volta às competições com o #31 partilhado com o italiano Giovanni Bernacchini. Ött Tanak, o português Bernardo Sousa, o francês Sébastien Chardonnet e Lorenzo Bertelli formam a linha de frente desta divisão. O alemão Armin Kremer, com um Skoda Fabia S2000, também participa da prova.

A divisão WRC3 ou JWRC (Junior WRC) contempla 10 inscritos e os demais participantes são do Campeonato Alemão, que correrá em paralelo, totalizando 86 duplas. Destaque para a participação de Max Vatanen, filho de Ari Vatanen: o piloto de 23 anos vai andar com um Ford Fiesta da classe RC4. No recente Rali da Finlândia, ele foi 27º.

Confira a lista de inscritos do Rali da Alemanha

Comentários