Vídeos históricos – A “panca” de ‘John Winter’ no DTM (1994)

RIO DE JANEIRO – Nascido em 1949, o piloto alemão Louis Krages corria escondido da família, sob pseudônimo. Para quem o conhecia, ele era o ‘John Winter’, que inclusive ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1985 correndo em trio num Porsche 956 com Klaus Ludwig e Paolo Barilla. A aparição dele nos jornais alemães no dia seguinte após a vitória revelou à família do piloto o seu alter ego.

Winter disputaria ainda a Intersérie Europeia e também o DTM, o popular Campeonato Alemão de Turismo. Foi nesta categoria que, em 1994, ele sofreu um dos acidentes mais aterradores de todos os tempos. No circuito de Avus/Berlim, o piloto – então na equipe oficial Opel – desintegrou seu Calibra contra a barreira de proteção. O carro explodiu numa bola de fogo e foi por milagre que a célula de sobrevivência manteve ‘John Winter’ vivo.

O acidente bastou para que o alemão assumisse o nome de batismo na temporada seguinte, sua última no automobilismo, quando competiu com uma Mercedes-Benz. Krages se desfez dos seus negócios na Alemanha e foi para os EUA. Radicou-se em Atlanta, cidade em que começou a trabalhar com brinquedos. Contudo, enfrentou graves problemas no seu empreendimento e, com depressão, decidiu pôr um fim à própria vida, suicidando-se aos 52 anos de idade com um tiro, em sua própria residência.

Comentários