WRC – Rali da Finlândia, dia #2: Latvala se impõe e amplia liderança

489620140801204056

RIO DE JANEIRO – Ao fim do dia mais longo dos quatro que compõem o percurso do Rali da Finlândia, 8ª etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), o piloto local Jari-Matti Latvala amplia vantagem no comando da classificação. O representante da Volkswagen tem motivos para sorrir. Não só lidera, como o segundo colocado na geral é Kris Meeke, que vem cumprindo a sua melhor prova nesta temporada com o Citroën DS3 do time oficial do construtor francês – a pouco menos de 20 segundos do nórdico.

Sébastien Ogier passou toda a sexta-feira perdendo terreno para Latvala e nem o melhor tempo na SS13, a segunda Super Especial de Harju, serviu para alguma coisa – até porque a diferença entre eles foi inferior a meio segundo. O francês não parece à vontade e talvez esteja até conformado que pelo menos por enquanto o vice-líder do campeonato está imbatível em sua terra natal.

Andreas Mikkelsen, no terceiro Polo oficial, segue em quarto, fazendo um bom trabalho mas já distante mais de 1min em relação a Latvala. A Hyundai começou o dia cheia de esperanças de poder pressionar o norueguês com pelo menos dois de seus pilotos, mas Thierry Neuville teve problemas (abandonou o Rali) e Mikko Hirvönen sofreu uma capotagem, felizmente sem danos mais sérios que impedissem o finlandês de continuar. Agora a responsabilidade está nos ombros de Hayden Paddon, 7º colocado na geral.

O dia desastroso da Hyundai permitiu a Mads Östberg pular para quinto, pouco à frente de Mikko Hirvönen, que em casa não faz um de seus melhores ralis. Elfyn Evans, que começou devagar no primeiro dia, já subiu para oitavo. E o irlandês Craig Breen aparece bem: 10º colocado num Ford Fiesta não-oficial, com boa vantagem sobre Henning Solberg e bem longe de Martin Prokop, que também teve um dia complicado e baixou para 27º na geral.

https://www.youtube.com/watch?v=lpQKNrcHeao

E, para não perder o costume, Robert Kubica voltou a aprontar das suas. Logo após a largada da SS5 em Pihalajakoski 1, depois de percorrer menos de 2km da especial, o polonês perdeu o controle de seu Ford Fiesta e entrou numa vala, danificando o carro. Mais um Rali de prejuízo imenso para o piloto e para o navegador Maciej Szczepaniak, relegados agora a um esquálido 59º posto.

Outro finlandês, Jari Ketomäa, segue bem na divisão WRC2 com o Ford da equipe Drive Dmack. O piloto lidera a categoria e está em 11º na geral, com vantagem de 42seg para o estoniano Karl Kruuda. Sebástien Chardonnet ocupa a terceira posição, com Yazeed Al-Rajhi em quarto e Ött Tanak na quinta colocação.

Classificação do Rali da Finlândia, após o dia #2:

1. Latvala-Anttila (Volkswagen Polo WRC) – 1:34’42″4
2. Meeke-Nagle (Citroën DS3 WRC) – a 19″7
3. Ogier-Ingrassia (Volkswagen Polo WRC) – a 21″3
4. Mikkelsen-Floene (Volkswagen Polo WRC) – a 1’04″2
5. Östberg-Anderssön (Citroën DS3 WRC) – a 1’05″4
6. Hirvönen-Lehtinen (Ford Fiesta RS WRC) – a 1’07″3
7. Paydon-Kennard (Hyundai i20 WRC) – a 2’11″6
8. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS WRC) – a 2’39″4
9. Hänninen-Tuominen (Hyundai i20 WRC) – a 2’51″1
10. Breen-Martin (Ford Fiesta RS WRC) – a 5’19″1

Comentários

  • Que vexame a participação da Ford. Tudo bem que a Citroen está levando uma fumada desde a saída de Loeb, mas a Ford está uma vergonha com essa participação semi-oficial na M-Sport. Não dá para ficar nessa de “só coloco a cabecinha” (desculpe o termo). Entra para valer na competição ou sai fora. Para uma marca com uma história tão vencedora nos rallys com Escort, Sierra, Focus e o início do Fiesta fica muito feio isso.

  • Ví na RACER que o Simon Pagenaud estaria firmando um acordo com a Honda pra fazer um teste com um Formula1, porém, não vi em nenhum outro lugar essa notícia. Você está sabendo de algo? Tem mais alguma informação? Obrigado!