MENU

22 de setembro de 2014 - 19:49United Sports Car Championship

56 inscritos na primeira prévia da Petit Le Mans

Dagys_-2014_312315

Grid cheio, mas com algumas ausências, marca a última prova da temporada 2014 do Tudor United SportsCar Championship, a Petit Le Mans

RIO DE JANEIRO – Marcada para o próximo dia 4 de outubro, a 17ª edição da Petit Le Mans vai encerrar a primeira temporada do Tudor United SportsCar Championship, campeonato resultante da fusão da American Le Mans Series (ALMS) com a Rolex Sports Car Series (Grand-Am). O saldo, até aqui, é relativamente positivo, mas há arestas que precisam ser aparadas e por isso o grid da prova de encerramento não atingirá o total de carros que a IMSA talvez aguardasse. A primeira prévia da prova que será disputada em Mil Milhas ou 10 horas de duração compreende um total de 56 carros.

Com a debandada da Extreme Speed Motorsports em direção ao WEC, já que o time estadunidense preferiu acertar sua participação na prova do Mundial em Xangai, na China, a classe Prototype reunirá 11 carros no grid em Road Atlanta. As novidades são a adição de um terceiro piloto em todas as equipes, exceto a Michael Shank Racing, que ainda não decidiu quem vai convidar para dividir o #60 com Oswaldo Negri e John Pew. De resto, Christian Fittipaldi e João Barbosa chegam com 22 pontos de vantagem sobre os irmãos Jordan e Ricky Taylor, com boas chances de conquistar o título.

A prova terá a volta do Delta Wing DWC13, ausente em Austin. O carro será guiado por Katherine Legge/Gabby Chaves/Andy Meyrick. A AXR também inscreve um segundo Corvette DP, para os irmãos Brian e Burt Frissele, além de Jon Fogarty. Contrariando expectativas, a OAK Racing vai apenas com o Ligier JS P2 HPD para Alex Brundle/Gustavo Yacaman/Ho-Pin Tung.

Na Prototype Challenge, categoria em que será definido o vice-campeão, pois o título já foi para as mãos da dupla Jonathan Bennett/Colin Braun, várias adesões às duplas já formadas para os onze carros inscritos: Ryan Eversley, Adam Merzon e Alex Popow vão colaborar com a Starworks; Tom Kimber-Smith e Eric Lux formam a tripulação do #25 da 8Star Motorsports com Sean Rayhall. Jerome Mee foi confirmado no #38 da Performance Tech enquanto James Gue regressa no #54 da campeã CORE Autosport. Tem mais: o canadense Mikhail Goiberg correrá no #85 da JDC/Miller Motorsports; David Cheng e Tomy Drissi colaboram com a BAR1 Motorsports e, por fim, Rusty Mitchell e David Heinemeier-Hänsson voltam com a RSR Racing.

A GTLM ainda tem disputa grande pelo título, entre Jonathan Bomarito/Kuno Wittmer, o espanhol Antonio Garcia e a dupla formada por Marc Gossens/Dominik Farnbacher. A categoria terá 11 carros confirmados, com aquela que poderá ser a despedida da Ferrari F458 Italia da Krohn Racing. Tracy W. Krohn e Nic Jönsson terão Andrea Bertolini a completar a tripulação. Na Corvette Racing, o australiano Ryan Briscoe foi escalado por enquanto nos dois carros do time. Já a SRT Motorsports recrutou Ryan Hunter-Reay para compor trinca no #91 e Rob Bell no #93.

O grid da GTD será de novo o mais extenso, com 23 inscritos. A novidade é o regresso da Spirit of Race com duas Ferrari F458, a #49 para Marco Cioci/Eddie Cheever III/Piergiuseppe Perazzini e a #51 para Michele Rugolo/Matt Griffin/Pasin Lathouras – este último é tailandês e vem das provas do GT Asia. Também a Scuderia Corsa pretende inscrever uma segunda Ferrari, ainda sem pilotos definidos.

Muitas equipes ainda não fecharam suas tripulações, mas a Turner Motorsport confirmou Paul Dalla Lana no #94 ao lado de Markus Palttala e do líder Dane Cameron. Leh Keen e Cooper MacNeil terão a companhia de Craig Stanton no #22 da Alex Job Racing e Marco Seefried reforça o Porsche #44 de John Potter e Andy Lally.

A lista de inscritos que pode ser vista aqui certamente sofrerá outras várias atualizações antes dos treinos livres.

Compartilhar

1 comentário

  1. Fernando Lima disse:

    Ainda é um grid muito bom, vai camuflar um pouco a evidente debandada dos carros LMP2 como resposta ao regulamento excessivamente favorável aos DP’s (minha opinião…). No caso da Ferrari F458 da Krohn Racing, será a terceira “disponível” no mercado, além das duas da RAM Racing…Ah se eu tivesse grana para investir no esporte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *