6h de Austin, qualificação: Toyota líder na pole

WEC 6 Hours of The Circuit of the Americas

RIO DE JANEIRO – Em treino que chegou a ser paralisado por conta de uma bandeira vermelha, a Toyota novamente sobrou na turma. Na qualificação das 6h de Austin, marcadas para começar às 19h de Brasília, o TS040 Hybrid dos líderes do campeonato Anthony Davidson/Nicolas Lapierre/Sébastien Buemi não encontrou nenhuma dificuldade para conquistar a pole position.

Com a média das quatro melhores voltas em 1’49″093, o carro do construtor japonês foi mais de um segundo mais veloz que o Porsche 919 Hybrid #14 que será conduzido por Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb, enquanto Timo Bernhard/Brendon Hartley/Mark Webber largam da terceira colocação.

O melhor dos dois Audi R18 e-tron quattro aparece com o quarto posto: 1’50″340 no tempo médio para o #2 de Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler. Já o carro do brasileiro Lucas Di Grassi, que divide a pilotagem com Tom Kristensen e Loïc Duval acabou em sexto, mesmo após a performance promissora dos treinos livres, quando foram os mais velozes.

Entre os LMP1-L, o treino foi, digamos, caótico. O Lotus P1/01 AER – para nenhuma surpresa – não cravou tempo. O #12 da Rebellion Racing, com Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche, ficou parado na pista – provocando a bandeira vermelha – e o carro só teve três voltas válidas registradas. Sobrou o #13, que ficou com a sétima colocação geral.

Na LMP2, o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing evidenciou a superioridade registrada nos treinos livres e ficou com a pole. O #26 de Julien Canal/Roman Rusinov/Olivier Pla superou o #47 da KCMG Racing e o HPD da Extreme Speed Motorsports, equipe da casa que faz sua estreia no WEC.

A Ferrari obteve a pole da LMGTE-PRO com o ótimo desempenho do #51 da AF Corse guiado por Gimmi Bruni/Toni Vilander. A dupla bateu por mais de meio segundo o Aston Martin de Stefan Mücke/Darren Turner, enquanto o brasileiro Fernando Rees e seus parceiros Alex MacDowall e Darryl O’Young partem da quinta colocação do grupo entre os sete inscritos na classe.

Por fim, na LMGTE-AM, a luta pela pole position foi bastante acirrada: na estreia do 991 RSR alugado junto à Proton Competition, a Prospeed se fez valer da velocidade de Matthieu Vaxivière e do experiente Emmanuel Collard para superar o Aston Martin #95 guiado no treino oficial por Nicki Thiim e Kristian Poulsen.

Comentários