6h de Austin, treinos livres: Audi e Duval cravam o melhor tempo

RW4_6250_691_1
Loïc Duval voltou ao Audi R18 e-tron quattro em ótima forma; o francês fez o melhor tempo dos treinos livres para a etapa do WEC em Austin

RIO DE JANEIRO – As máquinas espetaculares do Mundial de Endurance (FIA WEC) estão de volta com as 6h do COTA, em Austin, capítal do Texas. E nos treinos livres realizados nesta quinta e sexta-feira, antes da classificação que define hoje o grid – já que a corrida será neste sábado, no período noturno – a Audi ficou no topo da folha de tempos.

Com o #1 vice-campeão da última edição das 24 Horas de Le Mans, o francês Loïc Duval, que sofreu um tremendo acidente em Sarthe – e não correu – voltou forte e competitivo. O piloto marcou no terceiro treino livre o tempo de 1’49″480, 0″229 mais veloz que o próprio companheiro de equipe Lucas Di Grassi, que inclusive faz sua primeira prova no circuito texano.

O Audi #2, com Marcel Fässler a bordo, foi o segundo no agregado das três sessões, mas a sete décimos da marca de Duval, com o Toyota #8, líder do campeonato com 80 pontos, em terceiro. Nicolas Lapierre registrou 1’50″677, a 1″197 do bólido germânico. O Porsche #14 foi o quarto, tripulado por Neel Jani em sua volta rápida na terceira sessão.

Entre os LMP1 sem sistemas híbridos, o #12 da Rebellion Racing foi o mais rápido – 7º tempo para Nick Heidfeld, com 1’54″417, enquanto o #13 de Andrea Belicchi virou em 1’56″107. O novo Lotus P1/01 com motor AER Turbo deu apenas 21 voltas nos três treinos e foi muito lento – 2’01″558, o pior tempo entre todos os 14 protótipos inscritos.

2014-6-heures-du-Circuit-des-Ameriques-Adrenal-Media-jr7-9379_hd
Com o novo Ligier JS P2 Nissan, a G-Drive Racing foi a melhor na LMP2 nos treinos livres em Austin

Na LMP2, Olivier Pla mostrou muita velocidade com o novo Ligier JS P2 da G-Drive Racing. O francês marcou 1’56″601, oito décimos melhor que o #47 da KCMG Racing guiado pelo britânico Richard Bradley. Ryan Dalziel foi o terceiro mais rápido com o HPD ARX-03c #30 da Extreme Speed Motorsports – 1’58″004. Os dois protótipos da SMP Racing, com Nicolas Minassian e Kyrill Ladygin, respectivamente, ficaram com as posições seguintes da divisão.

2014-6-heures-du-Circuit-des-Ameriques-6-hours-rw4-4591_hd
O Aston Martin #99 do brasileiro Fernando Rees foi o carro mais rápido pela classe LMGTE-PRO durante os treinos livres no COTA

O brasileiro Fernando Rees também fez bonito nos treinos livres com o Aston Martin Vantage GTE #99 da Craft-Bamboo Engineering-AMR, reconstruído após o forte acidente que tirou o carro da disputa das 24 Horas de Le Mans. Ele foi o mais rápido após as três sessões não-oficiais na classe LMGTE-PRO, com o tempo de 2’05″382, apenas 0″060 mais veloz que o experiente alemão Stefan Mücke a bordo do #97 do construtor britânico.

2014-6-heures-du-Circuit-des-Ameriques-6-hours-rw4-3073_hd
A Corvette Racing foi superada pelas rivais nos treinos livres da LMGTE-PRO em Austin

Gimmi Bruni colocou a Ferrari #51 da AF Corse em terceiro lugar, a menos de um décimo do tempo de Rees, seguido pelos Porsches guiados por Patrick Pilet e Jörg Bergmeister. O Corvette C7-R, em sua primeira aparição numa prova do WEC com exceção de Le Mans, ficou com o sétimo e último tempo graças a Jordan Taylor, mais de um segundo e oito décimos pior que o mais rápido da divisão.

A Aston Martin também começou forte na LMGTE-AM. O experiente português Pedro Lamy registrou o tempo de 2’06″198 com o #98 também guiado por Paul Dalla Lana e Christoffer Nygaard, cabendo a segunda posição ao #90 da 8Star Motorsports, graças a Paolo Ruberti. Richie Stanaway, com o outro Aston Martin Vantage GTE, foi o terceiro mais rápido, seguido pelo #81 de Michele Rugolo (AF Corse) e o #75 da Prospeed Competition, guiado pelo francês Matthieu Vaxivière.

O treino classificatório que definirá o grid para as 6h de Austin será realizado às 20h, pelo horário de Brasília.

Comentários

  • Parece que a Audi ameaça esboçar uma reação depois da vitória em Sarthe…melhor para nós, que poderemos ver as coisas se decidirem por aqui, em novembro.