Absolutos, Rossiter/Nakajima vencem 1000 km de Suzuka

1_1
Rossiter e Nakajima dominaram os 1000 km de Suzuka, chegando à primeira vitória da dupla no Super GT

RIO DE JANEIRO – A 43ª edição dos 1000 km de Suzuka foi totalmente dominada pelo Team Tom’s com seu Lexus RC-F #36. Kazuki Nakajima e James Rossiter largaram da pole position e foram absolutos ao longo das 173 voltas da disputa, percorridas com pouco mais de 5h37min neste domingo. A dupla conquistou pontos fundamentais para a classificação do campeonato, uma vez que por ser uma corrida de Endurance, a pontuação é diferenciada.

A corrida também apontou uma nova dupla líder do campeonato na GT500: Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda chegaram em segundo – únicos a completar a prova na mesma volta dos vencedores – e com o resultado, assumiram a ponta na tabela com 60 pontos somados. O principal adversário da dupla era o Honda NSX Concept de Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi, mas este carro não chegou ao final em decorrência dos extensos danos em razão de um acidente.

Para o brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Hironobu Yasuda, a corrida foi repleta de percalços. Não bastasse um incidente com o #32 de Bertrand Baguette/Daisuke Nakajima e o #19 de Juichi Wakisaka/Yuhi Sekiguchi, a dupla do #12 da Calsonic Team Impul levou um stop & go penalty e isto comprometeu a corrida dos antigos vice-líderes do campeonato. Com oito voltas de atraso, acabaram em 10º lugar, somando dois pontinhos a mais na tabela.

8_7
Grande vitória da BMW #60 da TWS LM Corsa na classe GT300, em que Augusto Farfus subiu ao pódio com o 3º lugar

A GT300 teve uma ótima estreia do brasileiro Augusto Farfus em parceria com Seiji Ara e Jörg Müller na BMW Z4 do Team Studie. O trio terminou em 3º lugar, após uma prova muito disputada entre o ARTA Honda CR-Z de Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi e a BMW Z4 GT3 da equipe TWS LM Corsa – que ao fim da disputa acabou por prevalecer. O carro #60 de Akira Iida/Hiroki Yoshimoto/Shinya Sato conquistou sua primeira vitória no campeonato.

Com o 10º lugar conquistado nos 1000 km, Björn Wirdheim e seu companheiro Katsuyuki Hiranaka perderam a ponta na classificação geral da GT300. A liderança agora pertence a Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka, que terminaram em quinto. A dupla da BMW do Team Ukyo soma quatro pontos a mais que a dupla da Jim Gainer (60 a 56). Com o pódio em Suzuka, Ara e Müller subiram para a terceira posição.

Classificação do campeonato após 6 etapas:

GT500

1. Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda – 60 pontos
2. Daisuke Ito/Andrea Caldarelli – 56
3. João Paulo de Oliveira/Hironobu Yasuda – 49
4. Naoki Yamamoto e James Rossiter – 47
6. Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto – 42
7. Kazuki Nakajima e Yuji Tachikawa/Kohei Hirate – 39
9. Fred Makowiecki – 36
10. Satoshi Motoyama/Masataka Yanagida – 25
11. Toshihiro Kaneishi/Koudai Tsukakoshi – 24
12. Hiroaki Ishiura/Oliver Jarvis – 18
13. Takashi Kogure/Hideki Mutoh – 17
14. Kosuke Matsuura/Vitantonio Liuzzi – 14
15. Daisuke Nakajima/Bertrand Baguette e Michael Krumm/Daiki Sasaki – 12
17. Jean-Karl Vernay – 11
18. Ryo Hirakawa – 8
19. Juichi Wakisaka/Yuhi Sekiguchi – 7

GT300

1. Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka – 60
2. Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka – 56
3. Seiji Ara/Jörg Müller – 43
4. Kota Sasaki/Takuto Iguchi – 38
5. Akira Iida/Hiroki Yoshimoto – 36
6. Haruki Kurosawa e Morio Nitta/Koki Saga – 28
8. Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi, Shinya Hosokawa/Koji Yamanishi e Kazuki Hoshino/Lucas Ordonez – 25
11. Yukhi Nakayama/Tomoki Nojiri – 23
12. Tsubasa Kurosawa – 22
13. Manabu Orido/Takayuki Aoki – 20
14. Yuichi Nakayama – 18
15. Tomonobu Fujii e Richard Lyons – 14
17. Augusto Farfus – 13
18. Masaki Kano/Hideto Yasuoka e Masayuki Ueda/Hideki Yamauchi – 11
20. Naoki Yokomizo/Shogo Mitsuyama – 10
21. Kiyosuke Mineo e Akihiro Tsuzuki – 8
23. Jörg Bergmeister e Tim Bergmeister – 5
25. André Couto/Taiyo Iida/Takuya Shirasaka e Yuki Iwasaki/Masami Kageyama – 5
27. Kazuho Takhashi/Hiroki Katoh – 4

Comentários

  • Essa categoria é o máximo carros bonitos,mas achei que seria mais cedo o encontro da DTM com a gt500 mas parece que só em 2017 ainda .
    E do pouco que deu a entender um chassi padronizado GT3 ????