Antes da tragédia

8763_2560898319782_1083612883_n

RIO DE JANEIRO – Esta é uma rara foto do mexicano Pedro Rodriguez a bordo da Ferrari 512M da equipe Herbert Müller Racing Team. Com ela, o piloto largou em 11 de julho de 1971 para a última corrida de sua vida, as 200 Milhas de Nörisring, no mesmo circuito de rua que hoje tem provas do DTM e de F3 Europeia.

Então com 31 anos e guiando para a Porsche no World Sportscar Championship e para a BRM no Mundial de F1, Pedro aceitou o convite de Herbert Müller, que estava num carro idêntico, com o número #70, para disputar essa prova em duas baterias. O mexicano largou em 2º num grid de 21 carros ao lado do pole position Chris Craft, num McLaren Can-Am da Ecurie Evergreen.

Rodriguez vinha em boa posição na primeira bateria quando de repente o piloto alemão Kurt Hild, num Porsche 910 Spyder que vinha em ritmo muito mais lento, pois era retardatário, mudou de direção sem nenhum aviso prévio e o mexicano nada pôde fazer para evitar o violento contato com o outro carro. A Ferrari se despedaçou por completo, o tanque de combustível rompeu-se e houve incêndio. E nada pôde ser feito para evitar a tragédia.

A morte de Pedro Rodriguez causou comoção em seu país. O narrador de rádio Héctor Martinez Serrano, da XEW Radio, foi o primeiro a anunciar a infausta notícia às 9h30 locais, seguido do âncora Jacobo Zabdulovsky, no noticiário Hoy Domingo. O piloto juntou-se ao irmão Ricardo Rodriguez, falecido nove anos antes. Os restos mortais de ambos estão no Panteão Espanhol da Cidade do México.

Comentários

  • Diziam que o Ricardo era um baita de um piloto, muito rápido e tecnico…uma pena nao ter mostrado todo o teu potencial…quanto ao Pedro, outro talento e um dos 5 melhores pilotos de esporte prototipos de todos os tempos juntamente com o também companheiro de equipe pela Porsch John Wyer e de F-1 BRM que também morreu no mesmo ano…infeliz coincidencia.

  • contam que um duelo do Pedro com o Jo em LE Mans, em 1971, por 40 minutos, de 917 , com os dois torcando de posição mais de 4 vezes por volta , foi uma das coisas mais excitantes do automobilismo . E quase matou o velho John Wyer de enfarte !!

  • Rodrigo, essa versão de que foi o Hild que causou o acidente é bastante controversa e “conveniente” para muitos. Mas há muitos relatos que indicam que não foi bem por aí não. O que teria acontecido é que o Rodriguez passou o Hild e logo em seguida houve uma quebra no Ferrari que o fez guinar primeiro à direita, ricocheteando no guard-rail para a esquerda, e então ele foi atingido pelo Hild. Essa versão é confirmada por muitas testemunhas e pelo Leo Kinnunen que vinha logo atrás deles, e que evitou o choque com o Rodriguez.

    Já tinha ouvido esta história em um relato no GPTotal (http://www.gptotal.com.br/panda/cartas1q_04_03.htm) e encontrei em outros fórums também (http://forums.autosport.com/topic/71932-rodriguezs-accident-at-the-norisring/).

    E o pobre Hild é que ficou com a fama eterna de ter “matado” o Rodriguez.

    Abraços,

    Rubergil Jr.