Krohn Racing na LMP2
RIO DE JANEIRO – A Krohn Racing, do bilionário estadunidense Tracy W. Krohn, dá um salto tremendo para a temporada 2015 das competições de Endurance. O time sediado no Texas vai para a classe LMP2, com o novo Ligier JS P2 Nissan, o primeiro protótipo comercializado pela Onroak Automotive de Jacques Nicolet para o território estadunidense.
Desde o ano passado, Krohn já considerava a passagem para os protótipos, no que é um retorno do time a este tipo de carro, pois a origem da Krohn Racing vem da extinta Rolex SportsCar Series, quando inclusive o brasileiro Ricardo Zonta venceu corridas pela escuderia. Foram feitos testes com o Lotus T128 e depois com o Ligier, estes últimos em Magny-Cours, na França, após a disputa das 24 Horas de Le Mans, em junho último. As negociações correram a pleno e foram sacramentadas nesta quinta-feira.
O carro da Krohn Racing terá motor Judd BMW HK V8 de 4 litros de capacidade cúbica e está inserido no regulamento ACO-FIA, que vigora até 2017 na classe LMP2. Segundo colegas da imprensa que estão em Austin para a cobertura dupla das provas do Tudor United SportsCar e também do FIA WEC, a equipe deve competir novamente no Mundial de Endurance e nas provas longas do TUSC, bem como – claro – as 24 Horas de Le Mans.
Tracy Krohn, que completou 60 anos no último dia 26 de agosto e o sueco Nic Jönsson, fiel ao time há 11 anos, tendo disputado mais de 100 corridas ao lado do patrão e companheiro de equipe, são dois dos três pilotos confirmados para 2015. O terceiro nome será oportunamente divulgado pela equipe, para integrar a tripulação nas provas do próximo ano.
“Estou muito ansioso diante das possibilidades que se abriram para a próxima temporada”, afirmou Krohn. “Discutimos bastante quanto à troca de nossa Ferrari por um protótipo LMP2 e a decisão foi muito dependente do teste que fizemos com o Ligier em Magny-Cours. Tanto eu e Nic gostamos muito de conduzi-lo. A ergonomia foi algo fundamental, o que é historicamente difícil devido a minha altura elevada. Conseguimos fazer a parceria com a Judd para o desenvolvimento dos motores e acredito que o emparelhamento Ligier Judd pode nos oferecer um pacote formidável. Então tomamos a decisão o mais rápido possível para avançar rumo ao programa de 2015”, finalizou.
Legal a iniciativa de Krohn, que é um sujeito simpaticíssimo como pude conferir aqui no ano passado quando ele esteve no WEC.
Muito legal ver esta simpática equipe avançando em seus objetivos.
Mas confesso que sentirei falta da “Ferrari verde”. :,(