O homem certo na hora certa: Di Grassi vence a primeira da F-E

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RIO DE JANEIRO – A primeira e histórica corrida da Fórmula E tinha tudo para ter vitória de ponta a ponta do francês Nicolas Prost. Pole position, o piloto do Team e.Dams Renault dominou a corrida, com duração de 25 voltas, em quase toda a sua totalidade. Mas aí a imprevisiblidade deu as cartas no circuito urbano de Pequim: como resultado de um acidente entre Prost e Nick Heidfeld, que vinha em segundo, a vitória caiu no colo de quem estava em 3º lugar. E esse alguém era o brasileiro Lucas Di Grassi, que levou os 25 pontos para casa e a liderança do campeonato.

Por ser uma categoria totalmente nova, a F-E pode e deve evoluir em vários aspectos. A pista de pouco mais de 3,4 km não ofereceu muitos pontos de ultrapassagem, como se imaginava. Além de tudo, era um circuito estreito demais em alguns setores, especialmente na última curva, onde os pilotos vinham próximos do erro e do muro. E foi nessa última curva que aconteceu o acidente ao qual me referi no parágrafo anterior.

Para quem viu as imagens, não houve muitas dúvidas: Nicolas Prost deu uma “viajada” ao subestimar Nick Heidfeld, um piloto rodado, com passagem pela Fórmula 1 e com mais experiência em monoposto que o francês. Prost olhou uma, duas vezes no retrovisor direito. Nick veio agressivo do lado oposto e em troca recebeu um toque do adversário. Como efeito do contato, o monoposto de Heidfeld, já danificado, sofreu o impacto do chassi com a zebra, que virou rampa de lançamento. O bólido foi catapultado até bater no muro de proteção e cair capotado no asfalto.

http://www.youtube.com/watch?v=wVp_Rya-R-Q&feature=youtu.be&a

Foi um acidente tremendo, mas felizmente Heidfeld – puto da vida, com toda razão – saiu inteiro para reclamar com Prost e a chapa quase esquentou na China. O detalhe é que os dois são companheiros de equipe no WEC pela Rebellion Racing. Imaginem vocês se não o fossem…

Com isso, além da vitória de Lucas, o pódio teve ainda Franck Montagny, com suas costeletas de Wolverine, em 2º lugar e teria Daniel Abt em terceiro. Só que o alemão acabou punido e caiu para décimo. Sam Bird, que foi discreto a prova inteira, ainda subiu ao pódio no lugar do rival.

O francês Charles Pic ficou com a quarta posição, seguido por Karun Chandhok e Jerome d’Ambrosio. Oriol Serviá foi o sétimo e Nelsinho Piquet, visivelmente mais lento nas últimas voltas, foi alçado ao oitavo posto mercê o acidente dos dois primeiros e a punição imposta a Abt. Stéphane Sarrazin, que largou da última fila, foi o piloto que mais ganhou posições: acabou em nono.

Para Bruno Senna, a corrida foi o desfecho triste de um fim de semana que parecia promissor após o bom desempenho nos treinos livres. Problemas com a bateria o fizeram não marcar tempo na qualificação e, após partir de 15º, o brasileiro teve a suspensão do carro quebrada logo na primeira volta, obrigando-o a desistir.

Os 10 primeiros do ePrix de Pequim:

1º Lucas Di Grassi (Audi Sport Team Abt) – 25 voltas
2º Franck Montagny (Andretti Autosport) – a 2″867
3º Sam Bird (Virgin Racing) – a 6″559
4º Charles Pic (Andretti Autosport) – a 19″301
5º Karun Chandhok (Mahindra Racing) – a 23″953
6º Jerôme d’Ambrosio (Dragon Racing) – a 31″664
7º Oriol Serviá (Dragon Racing) – a 41″668
8º Nelsinho Piquet (China Racing) – a 43″896
9º Stéphane Sarrazin (Venturi) – a 43″975
10º Daniel Abt (Audi Sport Team Abt) – a 1’02″505

Classificação do campeonato:

1º Lucas Di Grassi – 25 pontos; 2º Franck Montagny – 18; 3º Sam Bird – 15; 4º Charles Pic – 12; 5º Karun Chandhok – 10; 6º Jerôme d’Ambrosio – 8; 7º Oriol Serviá – 6; 8º Nelsinho Piquet – 4; 9º Nicolas Prost – 3; 10º Stéphane Sarrazin e Takuma Sato – 2; 12º Daniel Abt – 1 ponto.

Comentários

  • Rodrigo, não entendi se na hora da troca de carros há alguma regra em termos de tempo – como os 2 minutos para a troca de piloto na GT brasileira. Ou é simplesmente, seja o mais rápido possível, como um pit da Formula 1. Parabéns pelo trabalho com o Felipe na FOX Sports! Abraço.

    • Há um limite de tempo, se não me engano, de 2 minutos, que o piloto deve permanecer nos boxes, senão é punido. Acredito que esta regra deve perdurar enquanto os carros não forem capazes de completar uma corrida.

  • O Prost dá uma olhada pra direita, não vê o Heidfeld e pressupõe que o mesmo vai vim pela esquerda e quer fechar quando já tem o carro e aí tem as novíssimas rampas de lançamento vermelhas né ? Errou legal o francês.

    Essas novas áreas de escape mundo afora feitas de asfalto com as zebras e depois essas rampas de lançamento (porque não dá pra chamar de outra coisa) estão se tornando perigosas não ? Porque quando alguém erra e acontece um acidente geralmente vem voando e batendo em tudo. Antes tivesse muro ou uma barreira de pneus ali que é pro cara abandonar mesmo.

  • A corrida foi bem legal. Melhor que o esperado. E ainda tivemos uma bela polêmica no final. Bem gerenciada é uma competição que tem tudo para crescer.

  • Deu muita sorte a categoria. Por muito pouco o Heidfeld não vai de cabeça no muro e aí a merda ia ser gigante, pra não dizer trágica. Imagina uma categoria de automobilismo estrear com uma morte…..Melhor rever a forma como se faz essas zebras na rua antes que a sorte não queira mais ajudar…..

  • Vi os treinos livres…mas na hora da corrida fui vencido pelo sono. De qualquer maneira deu para ver que a categoria já superou nossa expectativa em termos de grid, com grandes nomes da F1, Indy e outros dos principais campeonatos do mundo. Assistirei o vt de hoje, programado para as 21h no Fox Sports. Outro ponto que gostei é que esta categoria preencherá o “vácuo” entre os meses de Novembro e Março, que é de inatividade para a grande maioria das categorias, principalmente Janeiro, disparado o pior mês do ano para o fã de esporte a motor.

  • Parabéns pelos comentários, boa transmissão da Fox.
    Como toda categoria, a primeira corrida dá sinais de coisas que terão que ser melhoradas e aperfeiçoadas ao longo do tempo. Acho que esses pneus deixam o carro “nervoso” além da conta, que o número de quebras e problemas mecânicos (elétricos?) foi muito alto e que a “pista” era péssima, com trechos ridiculamente estreitos, zebras que catapultavam os carros e um traçado só com retas, chicanes e curvas de 90 graus.
    No entanto, tudo isso dá para resolver. É um outro tipo de automobilismo que a gente está vendo nascer. Os próprios carros devem evoluir, ainda são muito pesados, mas acredito que a médio prazo se encontre uma forma de fazer baterias mais leves.

  • Nicolas Prost deveria ser indiciado por tentativa de homicídio do Nick Heidfeld, o alemão estava por dentro e passando.
    O francês não soube defender a posição e depois que percebeu que perderia jogou muito sujo.

  • Grande feedback da corrida Mattar! Infelizmente não pude acompanhar a corrida devido ao horário. Gostaria de saber se você postará a reprise da corrida aqui, caso haja. Abraço.

  • Tal qual o pai, o Prost filho, já começou a chorar classificando a manobra do Heidfeld de “suicida”.
    Essa, no meu ponto de vista, não tem nem o que discutir !
    É só reparar que quando ele joga o carro para defender a posição, o Heidfeld já estava lado a lado com ele.