Penúltima etapa do Tudor com 51 carros em Austin

VSA_GTT_MC13_LC1_2533-728x485

RIO DE JANEIRO – A Lone Star Le Mans, penúltima etapa do Tudor United SportsCar Championship, terá casa cheia no Circuito das Américas (COTA) em Austin, capital do Texas. A lista oficial de inscritos contempla um deslumbrante total de 51 carros, englobando as quatro categorias que voltam a correr juntas após a ausência da Prototype no evento do VIR há algumas semanas.

E o grid poderia ter mais participantes, não fossem a ausência do Delta Wing – mesmo após a ótima prova feita em Elkhart Lake – e do #1 da Extreme Speed Motorsports, que foi “tunado” para competir pela classe LMP2 no FIA WEC. O time patrocinado pela Tequila Patrón vai ter apenas um carro, para Ed Brown (que fará o double duty, posto que correrá também no WEC) no fim de semana texano, junto a Johannes van Overbeek.

A duas provas do fim do campeonato, João Barbosa/Christian Fittipaldi, que somam três vitórias – duas consecutivas, em Indianápolis e Elkhart Lake – lideram o campeonato na divisão principal com 285 pontos, enquanto Jordan e Ricky Taylor vêm logo atrás com 269. Os irmãos Taylor também darão duplo expediente em Austin: vão correr no Corvette DP #10 e no Corvette C7-R #65 da LMGTE-PRO, preparado para o WEC.

Oswaldo Negri conquistou seu melhor resultado do ano em Elkhart Lake e está otimista na evolução do #60 da Michael Shank Racing no campeonato. O brasileiro e seu parceiro John Pew têm boa chance de melhorar no campeonato, uma vez que Scott Sharp e Ryan Dalziel, com quem estão empatados em 7º, com 228 pontos, não vão correr no TUSC.

Outra boa novidade do fim de semana é a estreia do protótipo Ligier JS P2 com motor HPD Turbo pela OAK Racing. É o mesmo carro que competiu nas 24 Horas de Le Mans com as cores do Team Asia e terá na condução o colombiano Gustavo Yacamán e o britânico Alex Brundle.

A divisão Prototype Challenge também vai para o Texas com uma dezena de inscrições e a liderança absoluta de Jonathan Bennett/Colin Braun. A dupla do #54 da CORE Autosport soma 255 pontos, quarenta à frente do holandês Renger Van der Zande. Martín Fuentes é o 3º colocado, com 210. Bruno Junqueira e Duncan Ende, já sem chance de título, tentam melhorar na classificação: a dupla do #09 da RSR Racing ocupa o nono posto com 177 pontos.

Na GTLM, a novidade é a inscrição de um terceiro Porsche 991 RSR – o #910, que será partilhado por Fred Makowiecki/Patrick Pilet (mais dois que vão ter trabalho dobrado em Austin). Com isso, serão onze os carros desta divisão, onde a liderança isolada é do espanhol Antonio Garcia, com 270 pontos. Contudo, a diferença entre o espanhol e os vice-líderes Jonathan Bomarito/Kuno Wittmer é de apenas seis unidades, enquanto há um tríplice empate na 3ª colocação entre Bill Auberlen/Andy Priaulx, John Edwards/Dirk Muller e Dominik Farnbacher/Marc Goossens, que somam 250.

A divisão GTD contempla o maior número de carros no grid: serão 20 bólidos, com a despedida da Momo NGT Motorsport do campeonato. Henrique Cisneros/Kuba Giermaziak dividirão a pilotagem. A Park Place Motorsports confirmou que vai com dois carros para a prova do COTA e a única escuderia – como sempre – a não confirmar seus pilotos é a Mühlner Motorsports America.

Na classificação do campeonato, um sensacional empate: Dane Cameron, da Turner Motorsport, lidera com 244 pontos e quatro vitórias. Townsend Bell/Bill Sweedler, da AIM Autosport, têm uma e Cooper MacNeil/Leh Keen, na base da regularidade, não venceram nenhuma, mas somam os mesmos pontos que os rivais. Vai ser um fim de temporada eletrizante!

A lista de inscritos da Lone Star Le Mans está aqui

Comentários

  • Rodrigo Mattar,
    prazer em estar aqui no seu blog! sempre acompanho vc nas transmissões das corridas da NASCAR, que são ótimas : tanto as corridas quanto o seus comentários no Foxsports 2, que estou podendo acompanhar agora graças a OiTV , que disponibiliza no canal 139, por que morando aqui no interior de Minas , não tem tv à cabo.
    E mais uma coisa sabe me informar como e quando( mesmo que seja em “VT” , eu possa assistir a TUDOR em Austin?
    Obrigado !

      • Mattar, muito obrigado pela atenção de me atender com sua resposta, aliás já esperava, pelo que acompanho de seu trabalho muito profissional, esta gentileza sua para com os seus espectadores! vou ficar no aguardo de mais informações para poder assistir a TUDOR em Austin.