Primeira vitória da Morand e primeiro pódio de Pipo Derani no ELMS

Christian Klien (AUT) / Gary Hirsch (CHE) / Pierre Ragues (FRA) drivers of car #43 LMP2 Newblood by Morand Racing (CHE) Morgan-Judd chequered flag - 4 Hours of Paul Ricard at Paul Ricard Circuit - Le Castellet - France
Quadriculada para o #43 da NewBlood by Morand Racing; foi a primeira vitória do time suíço no ELMS

RIO DE JANEIRO – Um domingo de primeiros acontecimentos em Paul Ricard, na disputa da quarta e penúltima etapa do European Le Mans Series (ELMS). Foi a primeira vez que a equipe NewBlood by Morand Racing, com o Morgan Judd #43 guiado por Christian Klien/Gary Hirsch/Pierre Ragues viu a bandeira quadriculada branca e preta da vitória. E foi também a prova de estreia do brasileiro Pipo Derani na categoria, com direito a um belíssimo pódio a bordo do #48 da Murphy Prototypes.

O carro do time de Greg Murphy, inclusive, partiu da pole position graças ao francês Nathanaël Berthon, que com o tempo de 1’47″837 desbancou o Zytek Z11SN Nissan do Team Jota, que marcara o melhor tempo nas três primeiras corridas do ano. No início da prova, tudo deu certo para a equipe de Derani e o carro verde se manteve na ponta. Mas antes da primeira hora, a Morand Racing já comandava enquanto o #48 caiu para quarto.

No trecho final da disputa, enquanto a Murphy Prototypes perdia um sólido 2º posto por ter infringido o regulamento durante uma parada, mantendo o motor ligado num reabastecimento, o que rendeu ao carro de Derani um drive through, o Alpine A450 Nissan de Oliver Webb/Nelson Panciatici/Paul-Loup Chatin tentou, sem sucesso, a aproximação junto ao Morgan líder. Mesmo com pneus mais gastos, Klien andou muito e se manteve à frente de Chatin nas últimas voltas. A diferença entre vencedor e 2º colocado ao fim de 125 giros foi de apenas 5″518.

Para Derani, o 3º lugar em sua prova de estreia nos Protótipos é sem dúvida um resultado espetacular, na melhor performance da Murphy Prototypes neste campeonato. A quarta posição, desta vez sem o brilho das corridas anteriores, foi do Zytek Z11SN Nissan #38 do Team Jota, guiado por Simon Dolan/Harry Tincknell/Filipe Albuquerque, enquanto um protótipo semelhante inscrito pela Greaves Motorsport para Luciano Bacheta/Mark Shulzhitskiy chegou em quinto, após precisar de um splash and dash nos últimos instantes da disputa.

Dentre os dez LMP2 inscritos, sete viram a quadriculada. Entre os que abandonaram, estava o Zytek do jovem (16 anos) Matt McMurry, que bateu logo na primeira volta e o Ligier JS P2 Nissan da Thiriet by TDS Racing, que após os problemas verificados no Red Bull Ring voltou a ter de novo uma falha a afligir a performance da trinca Tristan Gommendy/Ludo Badey/Pierre Thiriet, agora vítimas de uma quebra de suspensão.

O segundo lugar deu ao trio da Signatech-Alpine solidez na liderança do campeonato da LMP2: a trinca do #36 soma 68 pontos, dez à frente de Albuquerque/Tincknell/Dolan. A vitória deixa Klien e Hirsch em 3º lugar, com 50.

Na LMGTE, o Porsche 911 RSR da Gulf Racing teve excelente performance em sua estreia, com Adam Carroll/Ben Barker/Michael Wainwright. Porém, num dos turnos de pilotagem em que entrou o gentleman driver da trinca (Wainwright), o carro perdeu rendimento e ficou para trás. Após uma longa liderança, o #86 acabou mesmo em sexto na classe, uma volta atrás dos seus adversários.

Sem a oposição do novo contendor da principal divisão de Grã-Turismo, os cinco primeiros colocados foram todos Ferrari F458 GTE, com a vitória do #55 de Duncan Cameron/Matt Griffin/Michele Rugolo, da AF Corse. Pierre Kaffer/Aliaksandr Talkanitsa/Mirko Venturi chegaram num excelente 2º posto no grupo, a 9″226 dos rivais, cabendo o terceiro posto a Daniel McKenzie/George Richardson/James Walker.

O triunfo deixa Cameron e Griffin isolados na liderança com 81 pontos, seis à frente de Michele Rugolo. Andrea Bertolini/Sergey Zlobin/Viktor Shaitar estão em terceiro, com 60.

A classe LMGTC só não repetiu o 1-2-3 da Ferrari na LMGTE porque o McLaren MP4-12C GT3 de Kevin Korjus/Grégoire Demoustier/Yann Goudy não deixou. Mas a SMP Racing riu por último, com o triunfo de Devi Markozov/Olivier Beretta/Anton Ladygin, que com o triunfo deste domingo passaram à liderança do campeonato com 79 pontos. Johnny Laursen e Mikkel Mac, que acabaram em segundo ao lado do experiente Jan Magnussen, estão na vice-liderança, a 19,5 pontos – restando apenas um máximo de 26 em disputa com a corrida do Estoril.

O resultado final das 4h de Paul Ricard está aqui

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