Surpresa: Prost na pole da abertura da F-E

_l5r8475

RIO DE JANEIRO – Acho que por essa ninguém esperava: Nicolas Prost, herdeiro do grande Alain Prost, quatro vezes campeão mundial de Fórmula 1, é o pole position da corrida inaugural da novíssima Fórmula E, que inicia nesta madrugada o seu primeiro campeonato, nas ruas de Pequim, capital da China.

Com a volta em 1’42″200 para os 3,453 km do circuito, a uma média de 121,632 km/h, o piloto da equipe e.Dams superou o favoritismo do brasileiro Lucas Di Grassi, piloto de testes da categoria desde o seu implemento, para obter a posição de honra e os três primeiros pontos no campeonato.

O primeiro treino da F-E mostrou os pilotos divididos em quatro grupos com cinco carros cada. Pista liberada por 10 minutos para cravar o melhor tempo e com direito a usar a potência máxima dos motores elétricos, estimada em 200kW – equivalentes a 270 HP. Evidentemente, por ser um campeonato novo, os problemas começaram cedo. No grupo #1, o veterano Jarno Trulli e o igualmente experiente Stéphane Sarrazin nem cravaram voltas. Karun Chandhok começou marcando o melhor tempo do treino e por lá ficou mesmo com a participação de mais cinco pilotos do grupo #2. “Se ficarmos entre os 10 primeiros será uma vitória”, disse o hindu.

Mas a dinâmica do treino favoreceu ao piloto da Mahindra. Só três superaram sua marca: além de Prost e de Lucas Di Grassi, o alemão Daniel Abt foi bem e conseguiu a 3ª colocação. Franck Montagny foi o melhor entre os que se qualificaram no grupo #4. Fez o quinto tempo, seguido por Nick Heidfeld e Jaime Alguersuari.

Nelsinho Piquet teve a oportunidade de marcar um bom tempo em sua segunda volta cronometrada, mas perdeu no terceiro setor da pista. Acabou com a 10ª colocação a bordo do #99 da China Racing. A classificação de Bruno Senna foi prejudicada por problemas na unidade de força do bólido da Mahindra e ele não conseguiu abrir uma volta rápida. Terá que largar do fim do pelotão.

A corrida inaugural da Fórmula E terá duração de 25 voltas e transmissão ao vivo do Fox Sports a partir de 4h30, horário de Brasília. O blogueiro que vos escreve comenta e Felipe Motta narra. Torcemos juntos!

O grid:

1ª fila:

#8 Nicolas Prost (Team e.Dams Renault) – 1’42″200
#11 Lucas Di Grassi (Audi Sport ABT Formula E Team) – 1’42″306

2ª fila:

#66 Daniel Abt (Audi Sport ABT Formula E Team) – 1’42″454
#5 Karun Chandhok (Mahindra Racing) – 1’42″461

3ª fila:

#27 Franck Montagny (Andretti Autosport) – 1’42″530
#23 Nick Heidfeld (Venturi Formula E Team) – 1’42″579

4ª fila:

#3 Jaime Alguersuari (Virgin Racing) – 1’42″683
#28 Charles Pic (Andretti Autosport) – 1’42″726

5ª fila:

#9 Sébastien Buemi (Team e.Dams Renault) – 1’42″746
#99 Nelsinho Piquet (China Racing) – 1’42″785

6ª fila:

#6 Oriol Serviá (Dragon Racing) – 1’42″847
#2 Sam Bird (Virgin Racing) – 1’42″918

7ª fila:

#7 Jerôme d’Ambrosio (Dragon Racing) – 1’44″056
#55 Takuma Sato (Amlin Aguri) – 1’44″129

8ª fila:

#88 Ho-Pin Tung (China Racing) – 1’45″282
#77 Katherine Legge (Amlin Aguri) – 1’45″369

9ª fila:

#18 Michela Cerruti (Trulli Formula E Team) – 1’46″170
#10 Jarno Trulli (Trulli Formula E Team) – sem tempo cronometrado

10ª fila:

#21 Bruno Senna (Mahindra Racing) – sem tempo cronometrado
#30 Stéphane Sarrazin (Venturi Formula E Team) – sem tempo cronometrado

Comentários