WRC: Rali da França terá quase 100 duplas inscritas

Rally France 2013
Visto aqui em ação no Rali da França ano passado, Sébastien Ogier poderá ser bicampeão antecipado diante de seus torcedores no próximo fim de semana

RIO DE JANEIRO – Antepenúltima etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), o Rali da França, que será disputado no próximo fim de semana na região da Alsácia, pode definir o título mundial de pilotos em favor de Sébastien Ogier. Líder do campeonato com 214 pontos, cinquenta à frente do rival e companheiro de equipe Jari-Matti Latvala, o piloto pode comemorar o bicampeonato da modalidade diante de seus torcedores, desde que sua vantagem aumente para o total de 56 pontos – o que o faria campeão independentemente das vitórias de Latvala nas corridas finais na Espanha e Grã-Bretanha.

Ogier, aliás, encabeça uma numerosa lista de inscritos: são 97 duplas confirmadas para disputar as provas especiais que acontecerão em 18 estágios, perfazendo um total de 303 km que, somados aos estágios de ligação, chegam a pouco mais de 1230 km. O epicentro do Rali da França será na cidade de Estrasburgo, onde funcionará o parque de serviço.

As quatro categorias – WRC, WRC2, WRC3 e JWRC estarão presentes. Na turma principal, vão figurar 16 competidores. A Hyundai recorre aos especialistas em asfalto – Dani Sordo e Bryan Bouffier – para se juntar a Thierry Neuville. Dennis Kuipers, Yuriy Protasov e Henning Solberg vão figurar entre os principais competidores independentes, junto ao tcheco Martin Prokop, o mais bem colocado deles neste campeonato.

Nove duplas participam da prova inscritas no WRC2, cujo campeonato é liderado pelo italiano Lorenzo Bertelli e seu navegador Mitia Dotta, ambos com 93 pontos. Entretanto, nem eles e nem os mais diretos adversários vão competir na França desta vez. A disputa deverá ficar restrita ao sueco Pontus Tidemand, que ocupa o 7º lugar no campeonato, ao português Bernardo Sousa e ao piloto local Sébastien Chardonnet. A WRC3 e o JWRC ocupam as inscrições restantes a nível mundial, com nada menos que onze Citroën DS3 e um solitário Renault Clio RS.

Os demais inscritos não são elegíveis para o WRC, com destaque para a presença inusitada de dois Porsche 997 GT3 para o veterano ídolo François Delecour, em dupla com Dominique Savignoni e para o piloto de Endurance Romain Dumas, que partilhará o #92 com Denis Giraudet. Outra presença do mundo das provas de resistência, com menor destaque, é do suíço Jonathan Hirschi, que vai alinhar num Peugeot 208 T16 ao lado do navegador Vincent Landais.

A lista de inscritos do Rali da França está aqui.

Comentários