6h de Fuji, treinos livres: Audi se impõe na casa da Toyota

Lucas Di Grassi (BRA) / Loic Duval (FRA) / Tom Kristensen (DNK) / drivers of car #1 LMP1 Audi Sport Team Joest (DEU) Audi R18 e-tron quattro Free Practice 2 at Fuji Speedway - Shizuoka Prefecture - Japan
Lucas Di Grassi fez com o Audi #1 o melhor tempo dos treinos livres para as 6h de Fuji

RIO DE JANEIRO – Começaram nesta madrugada (de Brasília) os treinos livres para a 5ª etapa do Mundial de Endurance (WEC), as 6h de Fuji. E na terra da Toyota, que venceu as duas primeiras provas do ano, a Audi, vencedora em Le Mans e Austin, deu as cartas: o carro #1 de Lucas Di Grassi/Tom Kristensen/Loïc Duval estabeleceu o melhor tempo em 1’27″852, marca estabelecida pelo piloto brasileiro.

Marcel Fässler, a bordo do Audi R18 e-tron quattro #2, confirmou o 1-2 do construtor de Ingolstadt. O helvético fez 1’28″403 em sua melhor volta, 0″038 mais rápido que Neel Jani, com o Porsche 919 Hybrid. O quarto tempo foi do melhor Toyota TS040 Hybrid – 1’28″587, com Sébastien Buemi.

Entre os LMP1 não-oficiais e sem sistemas híbridos, o #13 da Rebellion Racing foi o melhor graças a Fabio Leimer, que marcou 1’31″971, enquanto Mathias Beche virou em 1’32″034. O Lotus P1/01 melhorou bastante em relação ao COTA, mas continua devendo: James Rossiter fez 1’34″284 e foi mais lento que pelo menos dois LMP2 nesta sexta-feira.

Na divisão inferior de protótipos, o carro mais rápido foi o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing. O russo Roman Rusinov foi o autor da melhor volta dos dois treinos livres em 1’34″027, dois décimos mais veloz que o compatriota Kyrill Ladygin a bordo do Oreca 03 R #37 da SMP Racing. A terceira posição foi do #47 da KCMG com Alexandre Imperatori, seguido por Nicolas Minassian no #27 e Alex Brundle no Morgan Judd #35 da OAK Racing.

Paul Dalla Lana (CAN) / Pedro Lamy (PRT) / Christoffer Nygaard (DNK) / drivers of car #98 LMGTE AM Aston Martin Racing (GBR) Aston Martin Vantage V8 Free Practice 2 at Fuji Speedway - Shizuoka Prefecture - Japan
Aston Martin na frente nas classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM; com o #98, Pedro Lamy estabeleceu o melhor tempo de sua divisão

Nas subclasses LMGTE-PRO e LMGTE-AM, os Aston Martin mostraram toda sua superioridade em relação às rivais Porsche e Ferrari. O #97 de Darren Turner/Stefan Mücke foi o melhor na LMGTE-PRO com a marca de 1’39″884, apenas 0″022 abaixo do tempo do português Pedro Lamy a bordo do #98 – o mais rápido da LMGTE-AM. Nicki Thiim foi o segundo melhor desta divisão, seguido por Klaus Bachler (Proton Competition) e Matthieu Vaxivière (Prospeed Competition).

Gianmaria Bruni (AF Corse) foi o segundo mais veloz entre os pilotos da LMGTE-PRO, cabendo o terceiro tempo a Fréderic Makowiecki (Porsche). O Aston Martin #99 do brasileiro Fernando Rees foi o quinto mais veloz de sua divisão no dia, graças ao tempo de 1’41″191 do britânico Alex MacDowall na segunda sessão. Fernando fez 1’41″512 na primeira sessão e 1’42″424 na segunda.

Os 27 carros inscritos voltam à pista de Fuji para uma sessão de treinos livres às 21h30 de Brasília. A qualificação que define o grid será a 1h20 desta madrugada.

Comentários