Algo a dizer a respeito?

taruma-chicane-2014

 

RIO DE JANEIRO – Chicane na curva 3 do Autódromo de Tarumã. Será usada no fim de semana que tem Stock Car no Rio Grande do Sul. Dizem que foi construída a pedido dos pilotos. Ok… se é por segurança – e com certeza é – a gente tenta entender, mas não muito. Todos nós sabemos que o circuito fica numa área onde é difícil fazer reformas e também sabemos que se a questão é segurança, os pilotos da Stock Car deveriam lutar para ter carros mais seguros e mais bem construídos.

Eu acho um crime, uma sacanagem com o circuito mais veloz e mais desafiante do Brasil. Os gaúchos, claro, acham a construção da chicane um exagero. A FGA, a federação local, não vai condicionar o uso da chicane às provas do Regional e, com certeza, nas 12 Horas de Tarumã será usado o traçado tradicional. Mas a CBA, podem apostar, vai exigir o uso da nova variante para as provas nacionais.

Parabéns aos envolvidos.

Comentários

  • Santo Cristo! Por quanto tempo iremos ver a CBA destruir o automobilismo nacional?
    o que esta acontecendo? Jacarepaguá já foi pro vinagre, Curitiba até onde sei esta indo, Brasilia se não fosse pelo movimento de alguns o traçado misto morreria para sempre, querem exigir “carta de piloto” para track days.
    Tenho vergonha do automobilismo nacional, vergonha por já termos sido referencia no quesito jovens pilotos, por já termos tido um absurdo numero de categorias em território tupiniquim.
    Mas CBA, você com toda a sua má vontade, e sua mentalidade confusa pra não dizer ridícula, não conseguiu atrapalhar a Stock que na minha opinião fez o melhor campeonato da categoria em anos, digo é o melhor que já vi, mesmo diante do desprezo da Globo quanto as transmissões, as corridas foram ( estão sendo) épicas.

  • Se os pilotos pediram e vc concorda que é difícil mudar a área de escape, não entendo sua reclamação. “lutar por carros mais seguros e mais bem construídos”. Vc tem embasamento técnico pra afirmar que eles precisam melhorar? ou tem a informação, com provas, sobre isso. Caso não tenha. acho que não deveria fazer certas insinuações. Nesse caso vcs podem estribuchar a vontade, mas se os pilotos pediram, acho que foi feito o correto. Pode até não ter sido feito da melhor maneira, mas se os principais interessados pediram, não tem como não atender. E outra coisa, do ponto de vista de pilotagem, esse era o ponto menos empolgante da pista. O bom de tarumã são curva 1, 2, e nove. essa parte aí não fedia nem cheirava.

    • Você pelo visto não deve assistir às provas da Stock pra saber que os carros de fato não são tão seguros assim. Ou assiste? E os gaúchos não vão gostar quando você afirma que os pontos bons de Tarumã, segundo o gato-mestre-mor, são as curvas 1, 2 e 9 e que a 3 não fedia e nem cheirava. Com certeza né… o trecho é todo pé embaixo até a freada do Laço e aí eu leio uma asneira dessas de que esse trecho “não fede nem cheira”. Sabichão você…

      • perto da 1 , 2 e 9 não tem muita graça mesmo, é praticamente uma reta. tem a freada forte, ok, mas freada forte tb tem no tala. E outra coisa, se vc tá se baseando nos acidentes fatais da stock, deveria falar , por exemplo, da mudança feita no banco, que agora é igual ao da NASCAR, (conhece a categoria? conhece né, essa é boa, não pode criticar…). Vc com certeza “esqueceu” de comentar que o carro “não é seguro”, mas foram feitas melhorias. Esquecimentos acontecem…..

      • Só o banco não basta. E a estrutura? Os carros se desfazem que nem papel numa simples batida a 130 km/h!

  • A vida toda sempre elogiaram Tarumã por ser desafiador e veloz e agora dão essa “matada” antes da reta que vai refletir depois lá na 1 e 2 , enquanto se assiste a V8 australiana correndo em todo tipo de pista e com carros que aguentam até o fim as corridas .

    • É meu caro Sergio,eu estou começando a achar que o publico esta perdendo o gosto por automobilismo,justamente por isso,além de estar sendo um automobilismo robótico onde todos freiam do mesmo jeito e no mesmo ponto e de igual maneira contornam as curvas(que não sejam difíceis nem desafiadoras*Mamãe mandou correr devagar que é para neném não se machucar*).Porque o que sei era na pré história automobilesca justamente o risco,a coragem de enfrentar a morte que atraia o publico a assistir corridas e ter preferencia por este ou aquele piloto,Os pilotos do século XXI estão bem frutescos mesmo. A e atenção se alguns dos leitores estiverem a fim de conhecer o monte Aconcágua ou qualquer outra montanha perigosa,vá antes que algum “piloto” da ESTORQUE tenha ido,pois se algum for,tenho certeza que antes mandará uma equipe de terraplanagem para “diminuir os riscos”. E tome cuidado jornalista que falar mau dos carrinhos da ESTORQUE não ganhará nenhum presente da cobiçada Linha Branca no natal.

  • Na verdade, quem já andou em Tarumã vai saber. Toda a sequência de alta, descendo a Curva 1, equilibrando na dois pé cravado, para sair em direção a três com muita ação, é espetacular. Chegar no laço a 200 km/h, frear forte e equilbrar a traseira, para daí começar o segundo setor e acelerar de novo. O ritmo, a evolução da volta, é muito especial em Tarumã. Essa chicane quebra ao meio o primeiro setor, com dois cotovelos e deixa a Curva do Laço sem qualquer atrativo.
    Concordo com o Rodrigo que os pilotos da Stock deveriam lutar por carros tecnicamente melhores e mais seguros.

  • Menos Gustavo bem menos…

    Os pilotos da Estoque que pediram????
    Porque não deram a seguinte resposta!

    – Se não querem correr riscos vão jogar tênis.

    Pilotada chorona!!!! Categoria Lixo, Carros feios, e pilotos com excesso de preciosismo.

  • A verdade que esta stock car ( que de stock não tem nada), está cada vez mais chata e com pilotos cada vez mais frescos.

    Bons tempos de Paulão, Ingo, Chico Serra e outros botas.

  • Essa “stock” é muito fraca, pilotos com medinho de desafios, corridas com excesso de safety-car… Corridas com 20 minutos de duração! Isso não existe, isso não é automobilismo. Isso tudo é para agradar a RG, para encaixar na grade!!! E sem dúvidas, os carros são de brinquedo!