Duro golpe

749
Menos de 48 horas após o título conquistado por Kuno Wittmer na GTLM, a Chrysler anuncia o fim do programa de motorsport no Tudor United SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – Mesmo após a conquista do título de Kuno Wittmer na classe GTLM do Tudor United SportsCar Championship, o grupo Chrysler anunciou formalmente que a marca Dodge e o SRT Viper estão fora da competição com efeito imediato para a próxima temporada.

A Víbora voltou às competições após longa ausência, com a SRT Motorsports trazendo de volta o lendário modelo estadunidense no meio do campeonato de 2012 da American Le Mans Series. No ano passado, os SRT Viper GTS-R já eram fortes o suficiente para incomodar a concorrência e neste primeiro ano da nova competição surgida da fusão entre ALMS e Rolex Sports Car Series (Grand-Am), a equipe não só conquistou o título derrotando times consagrados e oficiais como Porsche e Corvette, além da BMW Team RLL, do Team Falken e da Risi Competizione, como logicamente contribuiu para a conquista de Wittmer. Faltou só ganhar entre os fabricantes – foi derrotada na última corrida pela Porsche.

De acordo com o comunicado oficial, a marca de Detroit irá redirecionar o seu foco nos esforços na linha de produtos da Dodge.

“Estamos muito orgulhosos dos feitos de nossa equipe nos últimos anos. Orgulhosos dos nossos pilotos e do que eles alcançaram nas temporadas a partir de 2012. Agradecemos a todos eles o árduo empenho e esforço a bordo dos carros da SRT Motorsports”, declarou Ralph Gilles, vice-presidente sênior de produtos da Chrysler Group.

“Contudo, nossa empresa tomou a decisão de descontinuar o programa de corridas da SRT Motorsports com o Dodge Viper GTS-R. Foi uma honra fazer parte da temporada inaugural da Tudor United SportsCar Championship e desejamos a eles todo sucesso no futuro”, finalizou o dirigente.

Scott Atherton, presidente da IMSA, lamentou profundamente a decisão em comunicado, mas deixou um recado. “As portas estão abertas se quiserem voltar à competição futuramente”.

Segundo o site Sportscar365, um dos melhores em notícias de Endurance de todo o planeta, um porta-voz do grupo Chrysler garantiu que eles pretendem observar um programa de base de clientes – mas nada será anunciado nos próximos dias.

É um duro golpe para uma das mais competitivas classes da série estadunidense e há que se lembrar que havia também um SRT Viper na subdivisão GTD, para Ben Keating e Jeroen Bleekemolen.

Comentários