MENU

21 de outubro de 2014 - 15:39Blancpain GT World Challenge Europe

Götz a caminho do título no Blancpain Sprint Series

timthumb (10)

Maximilian Götz com a mão na taça do Blancpain Sprint Series

RIO DE JANEIRO – O alemão Maximilian Götz está a um passo do título do Blancpain Sprint Series. O bávaro de 28 anos, campeão do ADAC GT Masters em dupla com Sebastian Asch há dois anos, caminha a passos largos para a sua primeira grande conquista internacional. A bordo do Mercedes Benz SLS AMG GT3 da HTP Motorsport, o piloto conquistou no fim de semana sua terceira vitória na temporada, na prova principal disputada domingo no circuito belga de Zolder.

Com o auxílio luxuoso do xará Buhk, campeão do Blancpain Endurance Series ano passado, Götz soma 142 pontos, dezesseis adiante do companheiro de time, suspenso da prova da Eslováquia. Com um total de 33 pontos possíveis por disputar em Baku, na última etapa marcada para a capital do Azerbaijão, os únicos que ainda podem reverter o quadro são Hari Proczyk/Jeroen Bleekemolen. Com 115 pontos, a dupla da Grässer Racing Team conseguiu um terceiro e um segundo lugares na prova belga.

O brasileiro César Ramos e seu parceiro Laurens Vanthoor ganharam também pela terceira vez no ano, mas todas na corrida classificatória, que confere menos pontos a cada triunfo. A dupla da WRT Audi subiu para 5º no campeonato com 57 pontos, para lutar diretamente pelo quarto posto com os companheiros Enzo Ide/René Rast, que têm 65.

A temporada de Sérgio Jimenez/Cacá Bueno terminou no último fim de semana. Em virtude de compromissos já assumidos com a Stock Car, os pilotos da BMW #0 do time chefiado por Antonio Hermann e Washington Bezerra não poderão competir no Azerbaijão. Com um 21º posto na corrida classificatória e o oitavo posto na segunda, fecharam a conta com 55 pontos e estão no momento em 6º no ranking. Nelsinho Piquet e Matheus Stumpf tiveram uma série de problemas e de novo não pontuaram.

Na divisão Pro-Am, a dupla formada por Alessandro Latif/Marc Basseng conquistou por antecipação o título. Eles têm 161 pontos contra 100 dos vice-líderes Sascha Halek/Stefan Landmann, que acabaram por não alinhar na prova de Zolder – mesmo com Landmann tendo a possibilidade (não concretizada) de dividir o Lamborghini da Grässer com o tcheco Tomas Pivoda. Em contrapartida, na divisão Silver Cup ainda pode haver reviravolta: Mateusz Lisovski/Vincent Abril têm 162 pontos e David Fumanelli/Stefano Colombo, com 138, ainda estão no páreo.

A classificação do campeonato é esta:

1. Maximilian Götz – 142 pontos
2. Maximilian Buhk – 126
3. Hari Proczyk/Jeroen Bleekemolen – 115
4. Enzo Ide/René Rast – 68
5. César Ramos/Laurens Vanthoor – 67
6. Sérgio Jimenez/Cacá Bueno – 55
7. Dominik Baumann/Thomas Jäger – 45
8. Stéphane Ortelli – 37
9. Sergey Afanasiev/Stef Dusseldorp – 35
10. Vincent Abril/Mateus Lisovski – 28
11. Grégory Gulivert – 21
12. Niki Mayr-Melnhof/Markus Winkelhock, Nico Verdonck, Tomas Enge/Roman Rusinov e Jaap Van Lagen/Robert Renauer – 16
16. Fabian Hamprecht – 15
17. Matheus Stumpf e Alessandro Latif/Marc Basseng – 14
19. Filip Salaquarda e Fabio Onidi/Giorgio Pantano – 13
21. Alex Zanardi, Peter Kox e Andy Soucek/Jonny Adam – 12
24. Valdeno Brito e Lucas Wolf/Luca Stolz – 10
26. Sascha Halek/Stefan Landmann – 8
27. Andrea Montermini – 7
28. Nicky Catsburg, Stefan Rosina e Alessandro Balzan – 6
31. Nelsinho Piquet e Sten Pentus/Chris Van der Drift – 4
33. Stefano Colombo/David Fumanelli – 3
34. Miguel Toril/Armaan Ebrahim e Stéphane Richelmi – 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *