Petit Le Mans, treinos livres: Bourdais dita o ritmo

Dagys_-2014_317272
Com o melhor tempo estabelecido à tarde, Bourdais foi o mais rápido da quinta em Road Atlanta, nos primeiros treinos da 17ª Petit Le Mans

RIO DE JANEIRO – Primeiro dia de atividades em Road Atlanta para a 17ª edição da Petit Le Mans, com 51 carros na pista da Geórgia e três sessões livres – sendo a última noturna. E quem ditou o ritmo nos treinos disputados nesta quinta-feira foi a Action Express Racing, graças a Sébastien Bourdais.

Na segunda sessão, o piloto francês do Corvette DP #5 marcou 1’14″610 e estabeleceu o melhor tempo do dia, superando as marcas obtidas por Jordan Taylor no primeiro treino e por Gustavo Yacamán no terceiro. Aliás, a equipe do colombiano, a OAK Racing, resolveu pela troca do motor HPD do novo Ligier JS P2 por precaução. Deu certo porque Brundle foi o 2º colocado no segundo treino e na sessão noturna o sul-americano virou em 1’14″923, poucos milésimos abaixo do #90 da Spirit of Daytona.

Oswaldo Negri teve boa performance nesta quinta-feira com o #60 da Michael Shank Racing. Com marcas ao redor de 1’15″9, o piloto brasileiro foi o sexto mais veloz à tarde e o oitavo na sessão noturna. A equipe dele e de John Pew considera, inclusive, uma mudança técnica para 2015, com a troca do Ford Ecoboost Riley DP por um chassi LMP2. A ver.

A classe Prototype Challenge teve também três pilotos diferentes estabelecendo o tempo de referência nas sessões livres. Colin Braun, já campeão antecipado da categoria, foi o melhor no primeiro treino. Gunnar Jeannette virou a melhor marca no segundo treino e Jack Hawksworth ficou à frente na sessão noturna. O tempo de 1’16″791 estabelecido por Braun no FP1 foi o melhor da subdivisão.

O #09 tripulado por Bruno Junqueira, mais Duncan Ende e David Heinemeier-Hänsson não teve ainda nenhuma possibilidade de brigar pelas primeiras posições. Sem muito ritmo, o bólido da RSR Racing virou sua melhor volta em 1’17″635, na segunda sessão.

Na GTLM, uma novidade de última hora agitou o paddock: a SRT Motorsports alterou a formação de suas duplas, invertendo Kuno Wittmer e Jonathan Bomarito com Marc Gossens e Dominik Farnbacher. Wittmer foi para o #91 com Goossens e, consequentemente, Farnbacher está no #93 com Bomarito. Mas, por enquanto, o melhor tempo é de um Porsche. O carro do Team Falken, conduzido por Bryan Sellers, cravou 1’19″060 no treino noturno, em excelente desempenho. A disputa, como sempre, promete ser acirrada e equilibrada na corrida e também pela pole position.

A Porsche também se destacou na GTD com os melhores tempos nas três sessões livres em Road Atlanta. Leh Keen foi o melhor do primeiro treino, Jan Heylen estabeleceu a melhor marca no segundo e agora à noite deu Mario Farnbacher com o #23 da AJR/Team Seattle. Entretanto, Heylen foi quem acabou o dia com o tempo mais rápido – 1’22″363.

Nesta sexta-feira, os carros voltam à pista para a quarta sessão livre e de tarde, com as categorias divididas em quatro grupos com 15 minutos de tempo para cada um, será definido o grid de largada. A corrida, sábado, larga às 12h15 de Brasília para 394 voltas (Mil Milhas) ou 10 horas de tempo máximo de prova.

Comentários