Quase 40 carros na primeira prévia do encerramento do Endurance RS

10710566_707183842698531_1635134118249545662_n
Previsão de casa cheia para a última etapa do Gaúcho de Endurance em Tarumã

RIO DE JANEIRO – Saiu a primeira prévia de inscritos para a última etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance. Marcada para o próximo dia 25 de outubro, em Tarumã, a corrida – com duas horas de duração – apontará os campeões nas sete categorias em disputa no certame.

Na classe I, a equipe MC Tubarão vai levar o título entre os pilotos, independentemente da tripulação que chegar à frente na prova final. Tiel de Andrade lidera o campeonato com 525 pontos, oitenta e cinco à frente de Oswaldo Scheer Fº. Eduardo Scheer, por não ter disputado a abertura da temporada, não tem mais chance de título: está em 3º lugar, com 360 pontos.

Para a próxima temporada, está prevista a estreia de um novo protótipo da equipe sediada em Campo Bom. Está surgindo o MC Tubarão X com motor Corvette V8 LS7 “Big Block”, praticamente o mesmo usado nos antigos Chevrolet Corvette C6-R LMGT1. Sete litros de capacidade cúbica e uma cavalaria que não vai ficar em nada a dever a qualquer protótipo internacional. Cabe lembrar que a equipe tira em dinamômetro mais de 400 cavalos de um propulsor Ford Duratec 2 litros 16V Turbo. Imaginem o quanto conseguirão do Trovão…

Com quatro vitórias em cinco provas, Henrique Assunção é o favorito ao título na classe II. O paulista lidera com 500 pontos, contra 455 do vice-líder Cali Crestani. Rafael e Guaraci Costa dividem o 3º lugar no campeonato com 375 pontos. Esta classe terá o reforço do MRX Ford Duratec dos irmãos Ribeiro, do Mato Grosso do Sul.

Na classe III, para os protótipos com motor 8 válvulas e capacidade cúbica até 2 litros, o veterano Jefferson Leandrini comanda a classificação com 445 pontos. Sandro Loff/Igor Eberle estão em segundo com 350 e a terceira posição é da trinca Hardy Kohl/Eduardo Sattinho/Sidnei Toigo, com 290. A previsão é que uma dezena de bólidos participem da prova derradeira do certame em Tarumã.

Com a vitória na etapa anterior, dividindo o #46 com Andersom Toso/Vitor Genz, o experiente gaúcho Vicente Daudt lidera na classe IV, para modelos Grã-Turismo e de Turismo com maior potência e cilindrada. Ele tem 525 pontos, contra 505 de Guilherme Daudt/Fernando Poeta e 500 de Toso/Genz. Tanto o carro #18 quanto o #46 estão garantidos na prova final. Difícil dizer em qual deles Vicente vai andar – já que guiou tanto o Maserati Trofeo quanto o Fusion com motor de Stock Car V8.

Mesmo sendo um feudo dos Linea, a classe V tem a liderança do simpático e veloz Gol Geração VIII do gaúcho Aldoir Sette, que tem 505 pontos, oitenta à frente de Celso e Cleber Schuler. Julio Martini/Kauê Souza estão em 3º lugar com 385. Sette também aparece na liderança da categoria VI, da qual é o virtual campeão, já que tem 200 pontos de diferença para os vice-líderes Rodrigo Lemke/Rodrigo Bacher/Cícero Paiva, que após a corrida disputada em Rivera resolveram pôr fim à participação do Volvo C30 no campeonato.

Por fim, na classe VII, Daniel Elias e Márcio Martins disputam o título: ambos os pilotos estão separados por somente 50 pontos na classificação.

A lista provisória de inscritos para a etapa final do Gaúcho de Endurance é esta:

Classe I

#4 Protótipo MR18 Audi Turbo – Felipe Roso/Vinícius Roso/Cláudio Ricci
#5 Protótipo MC Tubarão Ford Duratec Turbo – Tiel de Andrade
#26 Protótipo MRX Opel Turbo – Oswaldo Scheer Fº/Eduardo Scheer
#27 Protótipo MRX Nissan – Rodrigo Machado/Cacó Pereira
#28 Protótipo MRX Audi Turbo – Juliano Moro
#91 Protótipo MR18 Audi Turbo – Jorge Machado/Maninho Cardoso/Rui Machado
#99 Protótipo MCR VW Turbo – Alexandre Hoerlle/Paulo Hoerlle/Régis Boessio

Classe II

#31 Protótipo Tornado Hayabusa – Cali Crestani
#37 Protótipo Scorpius Ford Duratec – Stuart Turvey
#65 Protótipo MRX Ford Duratec – Nilson Ribeiro/José Cintra Ribeiro
#71 Protótipo MRX Ford Duratec – Emilio Padron Yanez
#75 Protótipo Spyder Cosworth – Henrique Assunção
#98 Protótipo Tornado Hayabusa – Rafael Costa/Guaraci Costa/Cadu Maciel

Classe III

#2 Protótipo Spyder VW – Sandro Loff/Igor Eberle
#36 Protótipo MCR VW – Carlos Rabelo Neto
#72 Protótipo Spyder VW – Carlos Ortolani/Joon Park/Carlos Antunes
#96 Protótipo MCR VW – Hardy Kohl/Eduardo Sattinho/Sid Toigo
#128 Protótipo Spyder VW – Miguel Mallaco
#144 Protótipo Spyder VW – Jefferson Leandrini
#170 Protótipo Spyder VW – Gabriel Robe/Irineu Camargo
#199 Protótipo Spyder VW – Gabriel Matzenbacher

Classe IV

#6 Maserati Trofeo – Luis Fernando Bassani/Luis Augusto Bassani
#9 Maserati Trofeo – Ivo Siviero/Daniel Scarton/Telmo Tecchio
#17 Chevrolet Montana – Humberto Giacomello/Magno Adam/André Senger
#18 Maserati Trofeo – Guilherme Daudt/Fernando Poeta
#46 Fusion Stock V8 – Andersom Toso/Vitor Genz/Vicente Daudt
#107 Ginetta G50 V6 – Adolpho Rossi/Aline Cipriani/Elias Azevedo

Classe V

#1 Fiat Linea – Celso Schuler/Cleber Schuler
#15 Fiat Linea – Rodrigo Barbosa/Marcelo Dornelles/Délcio Dornelles
#31 Fiat Linea – Adriano Salton/Juliano Salton
#44 Fiat Linea – Severino Oppelt/João Batista Rodrigues/Adriano da Silveira
#69 Fiat Linea – Júlio Martini/Franco Pasquale

Classe VI

#7 VW Gol Geração VIII – Aldoir Sette
#8 VW Passat “Canhão” – Niltão Amaral/Cleiton Krause
#41 VW Gol – Alexandre Romanzini/Bruno Romanzini/Everton Poletto
#50 Ford Focus – Guilherme Scheer/Eduardo Scheer
#51 Ford Escort – Telmo Junior/Vinetou Zambon
#88 VW Gol – Juarez Terres/Ricardo Terres
#111 VW Golf – Gustavo Dal Bosco
#531 Chevrolet Celta – Paulo Roberto Silva

Classe VII

#21 Chevrolet Corsa – Jean Elias/Luiz Prado
#53 VW Gol – Marcio Martins
#63 Ford Fiesta – Giancarlo Scomazzon/Erico Postal/Edison Postal
#77 VW Gol – Daniel Elias/Luiz Sena/Rommel Toscan

Comentários