Rali da Catalunha: decisivo para o WRC

RIO DE JANEIRO – Sébastien Ogier ou Jari-Matti Latvala? Um dos dois pilotos da Volkswagen será o campeão do Mundial de Rali (WRC). Ao francês, basta somar um ponto a mais que o rival e companheiro de equipe, independentemente da posição ao fim da disputa do Rali da Catalunha, que acontece neste fim de semana. O nórdico necessita não só chegar à frente de Ogier. Latvala precisa ganhar e o atual campeão fracassar como aconteceu na disputa de sua prova caseira, a 11ª do campeonato.

Para o 12º e penúltimo evento do ano, os organizadores do evento receberam um total de 74 inscrições, sendo 16 da chamada “Prioridade 1” e 20 da “Prioridade 3”, compondo os 36 veículos que somam pontos para o WRC e as subclasses WRC2 e WRC3. Os restantes não são competidores oficiais do Mundial.

Entre as 16 duplas da classe principal, as novidades são a volta de Hayden Paddon/John Kennard a bordo do terceiro Hyundai i20 WRC, enquanto Dani Sordo, especialista em asfalto, vai para seu segundo evento seguido do ano, em dupla com Marc Martí.

A Citroën terá um terceiro DS3 oficial para Khalid Al-Qassimi/Chris Patterson e a M-Sport oferece a chance de alinhar dois Ford Fiesta RS WRC para a dupla ucraniana formada por Yuriy Protasov/Pavlo Cherepin e também para Ken Block/Alex Gelsomino. Será a primeira aparição do estadunidense em toda a temporada do WRC.

Na WRC2, destaque para a presença de Nasser Al-Attiyah em dupla com Giovanni Bernacchini em um Ford Fiesta RRC. O líder do campeonato Lorenzo Bertelli não comparece a esta etapa. Al-Attiyah e o finlandês Jari Ketomäa têm chance de assumir a ponta da tabela com a ausência do piloto do carro #37.

O Rali da Catalunha será dividido num total de 17 estágios, com 372,96 km de percurso no total, antevendo trechos cronometrados longos e de grande dificuldade. O trecho de Escaladei, que será o SS9 e também o SS11, tem nada menos que 50 km – provavelmente o maior de todo o WRC em qualquer evento do campeonato.

Como grande atração, o evento terá cinco especiais em que os fãs da modalidade também terão a oportunidade imperdível de conferir 22 clássicos do Rali em ação. Seis carros do lendário Grupo B estarão presentes, como um Renault 5 Turbo que foi de Jean Ragnotti, um Lancia Stratos, o Peugeot 205 T16 guiado por Bruno Saby e até um Ford RS200 outrora conduzido por Carlos Sainz.

A lista de inscritos do Rali da Catalunha está aqui

Comentários

  • Alô Rodrigo !,
    por favor se der disponibiliza aqui pra gente pelo menos os highlights de Catalunha pra gente, eu particularmente adoro o WRC, provas de estrada são tudo de bom! e não tem transmissão que eu saiba em lugar nenhum!
    qualquer forma , obrigado!