Whincup e Dumbrell ganham Pirtek Endurance Cup

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Mais um troféu para Jamie Whincup: o pentacampeão da International V8 Supercars venceu neste fim de semana junto com Paul Dumbrell a Pirtek Endurance Cup, com provas longas em Sandown, Bathurst e Surfers Paradise

RIO DE JANEIRO – Apesar do malogro nos 1000 km de Bathurst, quando a vitória escapou na última volta após largarem entre os últimos, Jamie Whincup e seu parceiro em provas longas do International V8 Supercars, o experiente Paul Dumbrell, ganharam no último fim de semana a Pirtek Endurance Cup – campeonato paralelo que englobou as três provas em que os pilotos titulares do certame competiram em dupla – Sandown Park, Bathurst e Surfers Paradise.

No caso desta última, a Castrol Edge Gold Coast 600, a prova disputada no belíssimo circuito urbano montado à beira do mar acontece em duas baterias com 300 km cada uma, perfazendo um total de 600 km. A primeira bateria foi ganha por Shane Van Gisbergen, correndo ao lado do próprio chefe de equipe na Tekno Autosport, Jonathon Webb. Whincup/Dumbrell chegaram em 2º, seguidos por Tim Slade/Tony d’Alberto. Três Holden nas três primeiras posições, com o melhor Ford em quarto, cortesia de Mark Winterbottom/Steve Owen. Os campeões dos 1000 km de Bathurst, Chaz Mostert/Paul Morris, chegaram em 6º lugar.

Na prova #2, Whincup/Dumbrell tiveram como principais opositores a dupla formada por Scott McLaughlin/Alexandre Prémat, no Volvo #34 da Polestar GRM e o Nissan #36 da equipe Norton Hornets, guiado por Michael Caruso/Dean Fiore. Slade/d’Alberto chegaram em quarto, com Van Gisbergen/Webb em quinto e David Reynolds/Dean Canto em sexto. Um modesto 18º lugar enterrou as pretensões da dupla Mostert/Morris, que acabou com o vice na Pirtek Endurance Cup.

As duas provas contaram pontos, logicamente, para o campeonato da International V8 Supercars e, com mais uma vitória no bolso, a 11ª em corridas disputadas ao longo do ano, Jamie Whincup caminha a passos largos para mais um título – que pode ser o sexto da carreira, para deixá-lo como o maior campeão da história do certame. O piloto da Red Bull Triple Eight Engineering soma agora 2835 pontos, contra 2433 do vice-líder Mark Winterbottom e 2357 do novo 3º colocado, Shane Van Gisbergen. Craig Lowndes caiu para quarto no campeonato. Fabian Coulthard é o quinto e Chaz Mostert, o sexto.

As corridas finais estão marcadas para Phillip Island em 15/16 de novembro e para o Homebush Street Circuit em Sydney, nos dias 6/7 de dezembro. Aliás, esta última corrida pode marcar o retorno de Marcos Ambrose ao campeonato, mais cedo do que se imaginava. O “Demônio da Tasmânia” vai terminar sua participação na Nascar na etapa marcada para o mesmo dia da corrida de Phillip Island e deve estrear pela sua nova equipe, a Dick Johnson Racing, em Sydney. A DJR terá a Penske como parceira na temporada 2015.

Comentários

  • Vi tanto Bathurst quanto Coast 600 neste fim de semana numa maratona de 10 horas direto (torrent salvador!) e não conseguia descolar da tela. Whincup realmente mostrou o que sabe fazer – o que foi aquela largada em Bathurst rapaz – mas depois dessas duas provas virei fã do garoto Scott McLaughlin, o cara é rápido demais! liderou praticamente metade da prova de Bathurst e se não fosse o Van Gisbergen forçando aquela ultrapassagem e mandando o rapaz pro muro, duvido que ele não teria vencido – a cara dele ao ver o carro quebrado no box era de dar dó! Mas Van Gisbergen sofreu o carma instantâneo quando liderava e quebrou no boxes no fim com a corrida nas mãos e ainda aprontou novamente com o mesmo McLaughlin na Coast 600 e sofreu carma instantâneo novamente XD. Na Coast 600 ele chegou em segundo apesar de terem liderado o inicio da prova (alias de ambas as provas – pecaram na estratégia na primeira) e sendo muito consistente, ele tem mostrado uma grande evolução, se a Volvo continuar nesse ritmo ano que vem não duvido que brigaram pelo título!