WRC, Rali da Catalunha – dia #1: Ogier com confortável vantagem

519020141024174933
Na medida: primeiro dia do Rali da Catalunha foi amplamente favorável para Sébastien Ogier

RIO DE JANEIRO – O primeiro dia de provas especiais do Rali da Catalunha, penúltimo da temporada 2014 do WRC, começou na medida para Sébastien Ogier. O francês, atual campeão e líder do Mundial com 217 pontos, não teve a menor dificuldade para abrir quase 40 segundos de vantagem para Jari-Matti Latvala e conseguir uma confortável liderança no evento que pode dar ao piloto da Volkswagen o bicampeonato do WRC.

Ogier assumiu a ponta após o SS4 (Terra Alta 1). Nesse trecho com pouco mais de 35 km de percurso cronometrado, o francês superou o belga Thierry Neuville, que começara muito forte com seu Hyundai i20 e comandava a classificação em seu início. Depois de vencer a SS6 (Pesells 2) o piloto do construtor sul-coreano enfrentou problemas ao bater numa pedra e furar um pneu na SS7 (Terra Alta 2) e despencou da segunda para a nona posição, quase 2’30” atrás de Ogier.

O ritmo de Latvala é que ficou muito abaixo do esperado. O finlandês levou quase onze segundos nas costas em Terra Alta 2 e isso foi decisivo para sua desvantagem ampliar ainda mais em relação ao líder do Rali da Catalunha. O nórdico precisará acelerar muito mais do que no primeiro dia para reverter um quadro inicialmente desesperador.

Dois outros nórdicos brigam intensamente pelo 3º posto: Mads Östberg, com o abandono de Kris Meeke, tem agora a responsabilidade de levar a Citroën no pódio em briga direta com o terceiro VW Polo de Andreas Mikkelsen. Os dois terminam o primeiro dia separados por apenas um décimo de segundo.

Entre os Ford Fiesta, Mikko Hirvonen fechou com o 5º posto as primeiras sete especiais do Rali da Catalunha, com 15″6 de avanço para Robert Kubica. O melhor i20 da Hyundai é o de Dani Sordo, que vem apenas em sétimo. Hayden Paddon está em 14º, mesmo após ganhar a especial de Pesells 1, de forma espetacular. Problemas afastaram o neozelandês da briga pelas posições principais.

Martin Prokop teve um excelente começo para o seu Ford não-oficial, figurando em 8º ao lado do navegador Jan Tomanek. A surpresa ao fim do primeiro dia foi a dupla Nasser Al-Attiyah/Giovanni Bernacchini figurando no Top 10 com o melhor WRC2 do lote.

O resultado ao fim do 1º dia de Rali da Catalunha:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo WRC) em 1.29’04”0
2. Latvala-Anttila (VW Polo WRC) a 36”6
3. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 WRC) a 37”2
4. Mikkelsen-Floene (VW Polo WRC) a 37”3
5. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS WRC) a 41”4
6. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS WRC) a 57″0
7. Sordo-Marti (Hyundai i20 WRC) a 1’24”9
8. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS WRC) a 2’18″2
9. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) a 2’29”5
10. Al-Attiyah-Bernacchini (Ford Fiesta RS RRC WRC2) a 4’50”4

Comentários