WRC – Rali da França, dia #2: Latvala domina e Kubica surpreende

512020141004160443
Latvala não pode pensar em repetir o que lhe ocorreu no Rali da Alemanha; caso mantenha o foco, o finlandês vencerá sem problemas o Rali da França

RIO DE JANEIRO – O finlandês Jari-Matti Latvala segue seu domínio neste Rali da França. O finlandês da Volkswagen conserva a liderança geral da prova a bordo do Polo #2 após um sábado de especiais curtas, com quilometragem oscilando entre 18 e 22 km. Ele foi absoluto em meio às vinícolas da Alsácia e nas estradas das Montanhas Vosges, ampliando sua liderança para o norueguês Andreas Mikkelsen.

Restando cinco estágios para o término do evento, o nórdico tem 28 segundos de avanço para o piloto júnior da equipe alemã. É uma vantagem significativa, mas Latvala não pode se descuidar em instante nenhum. Basta que ele relembre o que lhe ocorreu no Rali da Alemanha, quando um acidente lhe tirou uma vitória que parecia líquida e certa. Jari-Matti há de pensar que aqueles pontos – mais do que nunca – fazem falta agora que ele poderia estar mano a mano na batalha pelo título com Sébastien Ogier.

Aliás, o francês, que ocupa o 18º lugar geral com desvantagem de 8’52″5 em relação ao líder, tem como objetivo marcar o máximo possível de pontos no Power Stage de amanhã. Ciente que não marcará pontos de forma alguma no campeonato, o atual campeão tem que marcar pontos para que a diferença descontada por Latvala não seja tão significativa a ponto de acender a luz de alerta na parceria do carro #1 com o navegador Julien Ingrassia.

511920141004110404
Excelente sábado de Robert Kubica, que briga agora para alcançar a 4ª posição geral; polonês tem nove décimos de desvantagem para Dani Sordo

Outro destaque do Rali da França é o polonês Robert Kubica, que surpreendeu positivamente nas especiais deste sábado. Com o Ford Fiesta #10, o ex-piloto de Fórmula 1 pisou forte nas trilhas e descontou a diferença que o separava do 4º colocado geral Dani Sordo, um especialista em Rali no asfalto. O polaco esteve dez segundos atrás do adversário antes da SS10, chegou a diminuir a diferença para três décimos mas, ao fim de 14 especiais, está a nove décimos, nos calcanhares do piloto da Hyundai.

Incrivelmente, tanto Sordo quanto Kubica são os melhores pilotos de suas marcas no Rali da França, pois na Ford Mikko Hirvönen ocupa apenas a sexta colocação geral e Elfyn Evans está em oitavo. Entre os outros pilotos do construtor sul-coreano, Bryan Bouffier segue ainda à frente de Thierry Neuville, com o 9º posto.

Entre os competidores particulares, Martin Prokop segue como o mais rápido, mas agora fora do top 10: é o 11º colocado, tendo bem perto o francês Julien Maurin e o holandês Dennis Kuipers. Na WRC2, por enquanto o comando é do francês Quentin Gilbert, seguido pelo português Bernardo Sousa. Alastair Fisher, que vem em 23º na geral, lidera na J-WRC/WRC3.

A classificação do Rali da França após o segundo dia:

1. Latvala-Anttila (VW Polo WRC) em 2.06’40”4
2. Mikkelsen-Floene (VW Polo WRC) a 28”0
3. Meeke-Nagle (Citroen DS3 WRC) a 53”7
4. Sordo-Marti (Hyundai i20 WRC) a 1’41”7
5. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS WRC) a 1’42”6
6. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS WRC) a 1’54”6
7. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 WRC) a 3’04”6
8. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS WRC) a 3’16”8
9. Bouffier-Panseri (Hyundai i20 WRC) a 3’47”0
10. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) a 4’03”7

Comentários

  • Fiquei impressionado de ver o Rubica andando junto do Hirvonen, que sempre foi bastante regular e razoavelmente rápido, já no segundo dia. Vamos ver se fecha a prova. (toc toc toc – rsrsrs)