6h do Bahrein, qualificação: Porsche na pole, com folga

JR5_4708_691-WEC
Dessa vez, sozinhos: Romain Dumas e Neel Jani marcaram a pole para as 6h do Bahrein

RIO DE JANEIRO – Pela terceira vez em sete corridas – segunda consecutiva – a Porsche conquista a pole position no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O carro #14 partilhado por Romain Dumas e Neel Jani faturou a posição de honra no treino classificatório para as 6h do Bahrein, penúltima etapa da temporada. Com a média de 1’43″145 nas quatro voltas mais rápidas do protótipo 919 Hybrid, a dupla – que tem ainda Marc Lieb como parceiro – bateu os líderes do campeonato Anthony Davidson e Sébastien Buemi por 0″265. À dupla do #8 da Toyota resta terminar a corrida deste sábado, que o título de 2014 está no papo.

A Porsche ainda comemorou a 3ª posição no grid, graças ao bom trabalho de Timo Bernhard e Brendon Hartley, que qualificaram o #20 com uma média 1″046 acima da pole position. Alex Wurz e Mike Conway ficaram com o quarto tempo, à frente do Audi R18 e-tron quattro #2. O #1 do brasileiro Lucas Di Grassi, que dividiria a pilotagem com Loïc Duval durante o treino classificatório, não participou do treino e ficou sem tempo. Com o chassi danificado em decorrência de um contato mais agressivo numa das zebras do circuito de Sakhir, a equipe germânica obteve a autorização da FIA para largar amanhã do fim do pelotão de protótipos LMP1/LMP2.

Entre os LMP1 não-oficiais, o de sempre: Rebellion em dobradinha – o tempo do #12 guiado por Nicolas Prost e Nick Heidfeld foi de 1’46″186, contra 1’46″454 do #13 de Fabio Leimer e Dominik Kraihamer. O Lotus AER, para nenhuma surpresa, foi bem mais lento – quatro segundos pior que os bólidos helvéticos e oito segundos pior, na média, que a pole position. E atrás, inclusive, dos melhores LMP2.

2014-6-Heures-de-Bahrein-Adrenal-Media-rw7-7949_hd
Insuperável: o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing garantiu outra pole em 2014

A pole desta divisão, por sinal, foi do Ligier JS P2 Nissan. Olivier Pla e Roman Rusinov chegaram à média de 1’50″236, superando por 0″703 o carro #27 da SMP Racing tripulado no treino oficial por Nicolas Minassian e Maurizio Mediani. A terceira marca foi do #37 da SMP Racing, cabendo ao Oreca 03R da KCMG Racing, reconstruído após o acidente sofrido na primeira volta das 6h de Xangai, o quarto posto. O Morgan Judd #35 da OAK Racing, em sua última aparição no WEC este ano, fechou a raia entre os protótipos que marcaram tempo.

Kristian Poulsen (DNK) / David Heinemeier Hansson (DNK) / Nicki Thiim (DNK) / Car #95 LMGTE AM Aston Martin Racing (GBR) Aston Martin Vantage V8 - 6 Hours of Bahrain at Bahrain International Circuit (BIC) - Sakhir - Kingdom of Bahrain
Nicki Thiim e Kristian Poulsen cravaram a pole na LMGTE-AM com o Aston Martin #95

Nas divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM, Aston Martin na cabeça: o #97 de Darren Turner e Stefan Mucke conquistou a segunda pole do ano, com a média das quatro melhores voltas da dupla em 1’58″137, 0″270 melhor que Gianmaria Bruni e Toni Vilander, da AF Corse. A outra Ferrari do time italiano, com Davide Rigon e James Calado, alcançou o terceiro melhor tempo. Os seis carros inscritos na divisão PRO ficaram dentro do mesmo segundo na média dos tempos, com o #99 do brasileiro Fernando Rees superando os dois Porsche 991 RSR para alcançar o quarto lugar.

Os carros do construtor britânico fizeram 1-2 na LMGTE-AM. A pole foi do #95, guiado por Nicki Thiim e Kristian Poulsen, batendo o #98 de Pedro Lamy e Christoffer Nygaard por 0″132. A boa surpresa da classe foi o 3º tempo da Ferrari #61 da AF Corse, agora na cor laranja. O carro de Jeff Segal e Alessandro Pier Guidi ficou em 3º, à frente do #90 da 8Star Motorsports. Entre os Porsche 991 RSR, o melhor foi o da Prospeed, com o quinto posto. O #81 da AF Corse teve problemas de motor durante o treino e não pôde completar a média de quatro voltas no Bahrein.

Os tempos do treino oficial estão aqui.

Comentários