Addio Mattiacci, arriva Arrivabene

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À direita na imagem, em conversa animada com Bernie Ecclestone e o presidente do Grupo Fiat Sergio Marchionne: Maurizio Arrivabene é o novo Team Principal da Scuderia Ferrari na Fórmula 1

RIO DE JANEIRO – Menos de 24 horas se passaram desde o fim do Mundial de Fórmula 1 em 2014 e a Ferrari anunciou uma reformulação no staff da equipe para o próximo campeonato. Marco Mattiacci, que entrou na vaga deixada aberta com a saída de Stefano Domenicali, passou feito um cometa em Maranello. Míseros sete meses no cargo e o dirigente deixa de ser o Team Principal da mais tradicional escuderia do automobilismo mundial.

A justificativa para a saída de Mattiacci foi a má condução do time e também das relações com o espanhol Fernando Alonso, que após cinco anos deixa a equipe e volta para a McLaren, anúncio que será oficializado em 1º de dezembro. O presidente do grupo Fiat e da Ferrari, Sergio Marchionne, confirmou que o novo homem forte da Ferrari no seu Riparto Corse é Maurizio Arrivabene.

“Nós decidimos indicar Maurizio Arrivabene porque, neste momento histórico para a Scuderia e para a F1, nós precisávamos de uma pessoa com entendimento não só da Ferrari, mas também dos mecanismos de governança e exigências do esporte”, explicou Marchionne. “Maurizio tem uma riqueza única de conhecimento: é próximo da escuderia há anos e, como membro da Comissão da F1, também é ciente dos desafios que estamos enfrentando”, seguiu.

Em suma, Mattiacci não tinha a mínima experiência para seguir no cargo. Sem jogo de cintura e sem força nenhuma junto aos homens que têm força na Fórmula 1, ele foi mais uma escolha equivocada de uma equipe que se perdeu completamente num ano sem vitórias dos carros vermelhos. Arrivabene conhece os meandros do esporte, fez parte por mais de 25 anos da Phillip Morris – que através da Marlboro patrocinou a Ferrari por décadas – e tem muito bom trânsito com Bernie Ecclestone.

Pode ser o homem certo para reconstruir o “casino” que se tornou a Ferrari. E os italianos, que não se conformaram com a pífia temporada da equipe neste ano, com o 4º lugar no Mundial de Construtores, querem crer nisso – não sem ficar com os dois pés atrás diante dessa escolha.

Comentários

  • A meu ver, esta foi mais uma decisão equivocada da Ferrari. Por mais que Mattiacci não fosse, em tese, a pessoa mais indicada para o comando da equipe, não daria para esperar grandes resultados no curto prazo, com a casa bagunçada e um carro que já nasceu errado. O trabalho de reconstrução de imagem e retorno aos tempos de glória é, no mínimo, de médio prazo. Não é pegando alguém e chutando meses depois que se tem garantia de algo. Maurizio Arrivabene pode se dar bem lá ou não. O resultado do trabalho dele, por enquanto, ainda é uma incógnita.

  • Arriva bene proprio nel mezzo a una grade crise técnica, a pergunta que fica é : ¬ Será que tem conhecimento suficiente para saber se um projeto completo de um carro de competição é bom; para poder dar o sim ?
    Pois acredito que a decisão será dele , e sem conhecimento pode não ver erros no projeto inicial. Pois grandes projetistas,com carta branca já erraram feio em alguns anos ,até mesmo dentro da própria equipe de Maranello.
    Vamos aguardar a próxima temporada para ver se houve erro ou acerto, na minha opinião pessoal o erro esta desde a contratação de Vettel que este ano ,salvo ledo engano não provou ser um piloto tão “espetacular” assim ,Alonso faria mais com o carro dele neste ano e teria ganhado algumas corridas e incomodado bem a dupla da Mercedes se tivesse uma Williams ; Obs: Não sou torcedor e nem morro de simpatia pelo Dick Espanhol , mas suas habilidades e determinação pelo melhor resultado possivel , tem de ser respeitada , e ele não tem culpa de alguns de seus antigos companheiros de equipe serem fracos ou pouco determinados como rivais internos.