Batalha campal em Motegi na finalíssima do Super GT

0_3
James Rossiter (Petronas Team Tom’s) é o líder do campeonato e favorito ao título da GT500 na decisão deste domingo em Motegi

RIO DE JANEIRO – O circuito Twin Ring Motegi, de propriedade da Honda, tem tudo para receber uma das decisões mais espetaculares da história do Super GT japonês. Três duplas e outros dois pilotos têm chances de conquistar o título na classe principal – a GT500, enquanto três duplas vão para a briga na divisão GT300.

photo-065
Com o Nissan #12, João Paulo de Oliveira/Hironobu Yasuda (Calsonic Team Impul) vão para a decisão com sete pontos a menos que o líder Rossiter

Neste momento, a classificação aponta o seguinte: o britânico James Rossiter, com 67 pontos somados, comanda a tabela da GT500 com seu Lexus da equipe Petronas Team Tom’s. Com um outro carro da mesma escuderia, Daisuke Ito e seu parceiro Andrea Caldarelli chegam à decisão com três pontos a menos. Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli, da equipe Nissan oficial, têm 61 pontos e Hironobu Yasuda/João Paulo de Oliveira, da Calsonic Team Impul, estão com 60 e em 4º lugar, com uma vitória na segunda etapa do campeonato em Fuji.

A matemática também aponta que Kazuki Nakajima, quinto na tabela com 59, teria chances de título, não fosse um detalhe: ele é o companheiro de equipe de James Rossiter no #36, mas o piloto da Toyota esteve ausente em dois eventos, tendo sido substituído por Ryo Hirakawa, que somou justamente os oito pontos que o separam do britânico. Sendo assim, Naoki Yamamoto, com 53, é o último entre os que têm chance – dependendo de uma monstruosa combinação de resultados para ser campeão da GT500.

photo-040
A dupla da BMW Z4 formada por Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka (Goodsmile Hatsunemiku Team Ukyo) chega a Motegi com o favoritismo na GT300

Na GT300, a vantagem dos líderes Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka, que guiam uma BMW Z4, é relativamente confortável: eles têm 67 pontos, nove a mais que Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka, com um Mercedes SLS AMG GT3 da Jim Gainer e também que Seiji Ara/Jörg Müller, outra dupla a bordo de uma BMW. Qualquer uma destas duplas têm que marcar pelo menos 10 pontos a mais que os líderes se quiserem alcançar o título da temporada.

A corrida deste domingo será de tiro curto: 250 km de percurso pelo circuito de 4,801 km de extensão, num total de 52 voltas. Um total de 38 carros estão inscritos, sendo 15 na GT500 e 23 na GT300. Para não desfavorecer ninguém na hora da decisão, a GTA aboliu o lastro adicional na última etapa, tal como nos últimos campeonatos do Super GT.

Confira aqui a lista de inscritos da GT500 e aqui a da GT300.

Comentários