Direto do túnel do tempo (226)

PastF1Champs1990
Dos campeões vivos da F-1 até 1990, só Hunt, Stewart, Hulme, Piquet, Fangio, Senna e Brabham posaram para a histórica foto. Os demais não compareceram, Prost inclusive

RIO DE JANEIRO – Dia 4 de novembro, madrugada de sábado para domingo no Brasil, 1990. Naquele ano, a Fórmula 1 chegava à histórica marca de 500 GPs, o que seria comemorado no GP da Austrália, em Adelaide. Especial, o fim de semana recebeu a visita de vários e antigos campeões ainda vivos – entre eles Jack Brabham, Denny Hulme, James Hunt, Jackie Stewart e Juan Manuel Fangio, que posaram para a foto histórica acima com Nelson Piquet e Ayrton Senna. Faltaram aí o então tricampeão mundial Alain Prost, além de Niki Lauda, John Surtees, Phil Hill, Mario Andretti, Alan Jones, Keke Rosberg e Emerson Fittipaldi, ausentes na ocasião.

E foi mesmo uma corrida histórica, não só pela marca “redonda” como também pela vitória espetacular de Nelson Piquet, uma das maiores de sua carreira. Mesmo com um equipamento inferior – a Benetton B190 não chegava aos pés de McLaren, Ferrari e Williams, o tricampeão (então com 38 anos) deu um show no circuito urbano. Agressivo desde o início, passou Berger, despachou Prost e ganhou a liderança quando Ayrton Senna bateu.

O pega final entre Piquet e o velho rival Nigel Mansell foi histórico e todo mundo lembra como o brasileiro conseguiu dar um baile no piloto da Ferrari para ganhar a corrida. Com a vitória, a segunda seguida em 1990, Piquet não só terminou o ano dando uma tremenda volta por cima, já que ganhava US$ 100 mil por ponto marcado, mais prêmios (e fechou o ano com US$ 8 milhões no bolso), como foi o 3º colocado do Mundial de Pilotos, atrás somente de Senna e Prost. Coisa de gênio.

1380423_665075770272236_7175707231322893944_n

Há 24 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Não me canso de repetir que 90 foi a melhor temporada de Piquet. O Benetton B190 tinha um chassi muito bom, desenhado por Rory Byrne. Simples de acerto, fez ótimas corridas também nas mão de Nanini, que infelizmente teve sua carreira interrompida naquele ano.

  • Em 1990 eu era um moleque no “auge dos 14 anos”. Foi a primeira temporada da F1 que eu acompanhei inteira, sem perder uma única corrida. Lembro que antes do GP do Japão, ao analisar a tabela do campeonato o Piquet estava a 18 pontos do Berger. Tive uma “visão”: se o Piquet ganhar as 2 últimas corridas e o Berger não pontuar, ele ficaria em terceiro no campeonato, um devaneio, uma vez que o Piquet não vencia desde 87. Piquet com sua linda B190 ganhou as derradeiras etapas e ficou em terceiro, sem esquecer que em Suzuka, tivemos a última “dobradinha” brasileira onde Piquet festejou com o grande Moreno. Isso se minha memória não estiver me traíndo! ABRAÇO!!!!

  • Que coisa! A foto é de 24 anos atrás de dos sete só dois estão vivos: Nelson Piquet e Jackie Stewart. Dos campeões ausentes da época, só Phil Hill já recebeu a quadriculada.

  • Ná época gravei a corrida na minha opnião foi uma das melhores da temporada. Piquet renascia das cinzas depois de duas temporadas frustantes (sem vitórias) na Lotus já em declíníno técnico.