MENU

10 de novembro de 2014 - 16:58Motovelocidade

MotoGP: 2015 já começou!

99lorenzo__gp_1611_original

Com quatro Yamaha YZR-M1 nas quatro primeiras posições, Jorge Lorenzo foi o mais rápido no primeiro dia de treinos coletivos da MotoGP em Valência

RIO DE JANEIRO - Foi dada a largada para a temporada 2015 do Mundial de Motovelocidade, na MotoGP. Menos de 24 horas depois da festa de encerramento do campeonato deste ano, os pilotos tiveram uma segunda-feira agitada com os primeiros testes visando o campeonato do próximo ano. E quem saiu-se bem foi a Yamaha, com quatro de suas YZR M-1 nas quatro primeiras posições na folha de tempos.

29iannone__gp_0923_original

Andrea Iannone a bordo da Desmosedici como piloto oficial de fábrica da Ducati

A melhor marca foi do espanhol Jorge Lorenzo, que rodou em 1’30″975, um décimo abaixo do compatriota Pol Espargaró, da equipe francesa Tech 3. Bradley Smith foi o terceiro colocado e o vice-campeão Valentino Rossi ficou com a quarta posição. Andrea Iannone fez sua estreia como piloto oficial da equipe de fábrica da Ducati, cravando o quinto tempo, deixando para trás Dani Pedrosa (com a melhor Honda) e Andrea Dovizioso.

Também em nova moto, o britânico Cal Crutchlow, agora na equipe LCR Honda, ficou em 8º, seguido por Michele Pirro, piloto de testes da Ducati e pelo colombiano Yonny Hernández, de contrato renovado com a Pramac.

45redding__gp_0874_original

A bordo de sua nova moto, a Honda RC213V, Scott Redding fez o 15º tempo no primeiro treino da nova equipe da MotoGP: a Marc VDS Racing

Foi uma segunda-feira também de novidades: Danilo Petrucci, o novo companheiro do sul-americano no time satélite da Ducati, conheceu sua moto e fez o 13º tempo do dia. Scott Redding teve à disposição a RC213V entregue ao time belga Marc VDS Racing e ficou em décimo-quinto. O australiano Jack Miller estreou com a sua Honda inscrita na classe Open, completando no total 61 voltas.

25viÑales__gp_0745_original

Da Moto2 para a MotoGP: Maverick Viñales em ação a bordo da sua Suzuki GSX-RR

A Suzuki apresentou seus novos contratados: Aleix Espargaró e Maverick Viñales andaram pela primeira vez na nova máquina, a GSX-RR, e ficaram no meio da folha de tempos: Viñales foi o 17º e Espargaró ficou em décimo-quarto, a pouco mais de um segundo e três décimos do melhor tempo do dia. Outra dupla que conheceu suas motos neste primeiro dia de testes foi a da NGM Forward Racing: o francês Loris Baz e o alemão Stefan Bradl usaram a segunda-feira como adaptação à nova moto, especialmente para conhecer melhor o comportamento do chassis bem como os ajustes de suspensão.

33melandri_01_melandri_aprilia_motogp_original

Marco Melandri fez algumas voltas em seu regresso à MotoGP com a nova Aprília do Mundial 2015

Também de volta à MotoGP, a Aprília entrou no Circuito Ricardo Tormo para os primeiros ensaios dinâmicos com o experiente alemão Alex Hoffmann como test driver. Marco Melandri, regressando assim como a marca de Noale, fez uma rápida aparição na pista ao fim do dia. Álvaro Bautista também é aguardado para os treinos com a nova máquina da equipe de Fausto Gresini.

12marquez,93marquez__gp_1717_original

Álex e Marc Márquez em fotos promocionais com as Honda RC213V, comemorando o título histórico de dois irmãos pela primeira vez em 66 temporadas do Mundial de Motovelocidade

Outra atração do dia foram as fotos promocionais da Honda com os irmãos Márquez, os primeiros em 66 temporadas do Mundial de Motovelocidade a vencer um título mundial juntos. Enquanto Marc levou o bicampeonato da MotoGP, Álex sagrou-se campeão na Moto3. No ano que vem, ele sobe para a Moto2 como piloto da equipe Marc VDS ao lado do compatriota Tito Rabat, único confirmado com o dorsal #1 na temporada 2015.

15deangelis-motogp__gp_0712_original

De Angelis: o 25º e último piloto confirmado para 2015 na MotoGP

Aliás, o plantel da MotoGP está completo: o samarinês Alex De Angelis foi confirmado como o único piloto da equipe Octo Ioda Racing Team. A moto, contudo, ainda está por definir.

8 comentários

  1. Renan Farias disse:

    Rodrigo esse Alex de Angelis tem algum parentesco com o saudoso e grande piloto Elio de Angelis?

  2. Wallace Michel disse:

    A MotoGP, ao contrário da F1, está sabendo lidar melhor com as mudanças impostas pela falta de grana. O público não diminuiu e agora volta a ter um grid grande. Para ficar o ideal só falta as equipes satélites serem mais fortes e termos a volta do Brasil ao calendário.

  3. Fernando Lima disse:

    Não sou um entendido da categoria, por isso, os posts sobre MotoGP, à exemplo do WRC me limito apenas e ler na maioria das vezes. Mas queria dizer que os eventos da MotoGP são um exemplo de como os eventos de automobilismo no geral deveriam ser: Muita festa, bom publico, e categorias de acesso que realmente revelam e agregam valores que futuramente ascendem à principal. Dai tem uma categoria aqui no Brasil que se diz a maior e que tem um campeonatinho de suporte com carros horríveis que usam o mesmo chassis/motor desde uma década atrás e que “morre” há cada 2 anos, em média, volta como pick-up, depois volta a ser carro…faz algum sentido o sucesso de uma e o fracasso da outra??

  4. O MUNDIAL DE MOTO VELOCIDADE É O EVENTO MAIS RESPEITADO NO MUNDO NA CATEGORIA. NELE A HONDA EXERCE POSIÇÃO DE DESTAQUE POR SER A PRINCIPAL EQUIPE NA COMPETIÇÃO, PARABENIZO EM ESPECIAL OS BRASILEIROS IRMÃOS QUE CONQUISTARAM PELA PRIMEIRA VEZ EM 66 ANOS, O MUNDIAL DE MOTO VELOCIDADE NAS HONDAS RC213V. SERIA BOM SE O ESPORTE FOSSE TRANSFORMADO NUMA CATEGORIA OLIMPICA. O ANO DE 2015 VAI HAVER OS VI JOGOS MUNDIAIS MILITARES DO CISM, A MAIOR COMPETIÇÃO ENTRE MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS NO MUNDO, EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA ESTARÃO ENVOLVIDOS, O BRASIL É O ATUAL CAMPEÃO, ASSIM TERÍAMOS A MODALIDADE LÁ… BOA SORTE AOS NOSSOS MILITARES! ASPIRANTE-A-OFICIAL R/2 BRASIL 24º BIL CMN EB.

  5. Wilson santos disse:

    Quero saber na íntegra, se realmente vai acontecer o evento mais esperado dos últimos anos, quer é a moto GP do BRASIL, em goiana, aguardo resposta.

    • Rodrigo Mattar disse:

      Wilson, será que você não sabe que o GP do Brasil não foi sequer cogitado no calendário de 2015? E em 2014 foi igualmente cancelado? Em que planeta você vive?

  6. O mundial de moto GP do BRASIL é um momento especial para quem gosta de motos de velocidade, Gostaria de esta lá para ver de perto, é um universo fascinante, força a todos os pilotos, mais só vou esta lá mesmo nos jogos Olímpicos em 2016, forte abraço… !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>