My favorite things

RIO DE JANEIRO – John Coltrane (1926-1967) nos deixou prematuramente, vítima de um tumor no fígado, aos 40 anos. Entretanto, seu legado para a música – em especial o jazz – foi imenso. O músico nascido na Carolina do Norte foi talvez o maior nome do sax tenor e do gênero em qualquer tempo.

Além de influenciar toda uma geração, Coltrane foi contemporâneo de outro craque – Dave Brubeck – e discípulo de Miles Davis, com quem tocou até 1960 para seguir carreira solo. Suas harmonias serviram de mote para várias músicas de rock – “Light My Fire”, dos Doors, por exemplo, tem influências de John Coltrane, como dito pelo baterista John Densmore. E até a música erudita lhe paga tributo.

John foi, junto a Coleman Hawkins, Sonny Rollins e Lester Young, um dos saxofonistas que mudaram as perspectivas do instrumento, fazendo-o sair dos solos ocasionais para o protagonismo em canções como “A Love Supreme” e “Naima”.

Mas nada melhor do que “My Favorite Things”, a música que melhor representa John Coltrane e está aqui no blog marcando a volta do clip da semana, em apresentação ao vivo com pouco mais de 20 minutos de duração e muitos improvisos do John Coltrane Quartet, na Bélgica, em 1965.

https://www.youtube.com/watch?v=NWYWgda5f0I

Comentários