Quem é quem, 6h de São Paulo – equipes LMGTE-PRO

Q

RIO DE JANEIRO – Dando sequência à apresentação das equipes que vêm ao Brasil para a disputa das 6h de São Paulo, é hora da resenha dos times da LMGTE-PRO. São as equipes que representam oficialmente os fabricantes no Mundial de Construtores de GT no FIA WEC. Os carros são do ano, ou seja, construídos em 2014 e identificados com numeração em fundo verde.

A exemplo da LMGTE-AM, o regulamento técnico é regido por um Balance of Performance (BoP) que altera capacidade do tanque de combustível, altura da asa traseira e diâmetro da entrada de ar dos motores conforme a necessidade, para tentar proporcionar um equilíbrio maior entre os carros inscritos. A divisão LMGTE-PRO é sempre disputada e competitiva, com pegas emocionantes. Mas o título já está definido: Gianmaria Bruni e Toni Vilander ganharam com a Ferrari F458 Italia GTE da AF Corse levaram o primeiro lugar por antecipação, na etapa do Bahrein.

Eis as equipes da LMGTE-PRO:

13
A Ferrari #51 dos campeões antecipados, Gianmaria Bruni e Toni Vilander

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Battistino Pregliasco
Diretor técnico: Luigi Urbinelli
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

15
Bom campeonato até aqui para a dupla James Calado/Davide Rigon

Representante oficial da Ferrari, a AF Corse não podia ter tido um ano melhor em 2014 no Mundial de Endurance. Impingiu às rivais mais um triunfo nas 24h de Le Mans, o que foi decisivo para a classificação do campeonato e, de quebra, deu à dupla Bruni/Vilander, que venceu quatro corridas nas sete etapas disputadas, o título com antecedência, apesar do susto sofrido em Xangai, quando a conquista poderia ter sido definida. O outro carro da equipe, com Davide Rigon/James Calado, fez quatro pódios na classe, com o 2º posto em Fuji como melhor resultado do ano até aqui.

Os pilotos:

ALP_8418

GIANMARIA BRUNI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 30/05/1981 (33 anos)
Cidade natal: Roma
Provas disputadas no WEC: 22
Campeão antecipado do FIA World Endurance Cup GT (156 pontos)

1425485

TONI VILANDER (FINLÂNDIA)
Data de nascimento: 25/07/1980 (34 anos)
Cidade natal: Kankaanpää
Provas disputadas no WEC: 18
Campeão antecipado do FIA World Endurance Cup GT (156 pontos)

james-calado6 (1)

JAMES CALADO (GRÃ-BRETANHA)
Data de nascimento: 13/06/1989 (25 anos)
Cidade natal: Cropthorne
Provas disputadas no WEC: 6
6º colocado no FIA World Endurance Cup GT (79 pontos)

GP ITALIA F1/2012

DAVIDE RIGON (ITÁLIA)
Data de nascimento: 26/08/1986 (28 anos)
Cidade natal: Thiene
Provas disputadas no WEC: 11
6º colocado no FIA World Endurance Cup GT (79 pontos)

16
O carro #91 teve vários pilotos a bordo, mas só Jörg Bergmeister guiou nele em toda a temporada do WEC

PORSCHE AG TEAM MANTHEY
Sede: Neuspath, Alemanha
Chefe de equipe: Harmut Kristen
Diretor técnico: Olaf Manthey
Carro: Porsche 911 (991) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pneus: Michelin

17
Fréderic Makowiecki bem que tentou o título da LMGTE-PRO com o #92, mas não deu

O time oficial da Porsche continua capitaneado por Harmut Kristen e Olaf Manthey em sua segunda temporada no WEC. Após uma boa estreia, com direito à vitória nas 24h de Le Mans, o construtor alemão faturou duas provas neste ano, em Silverstone e Xangai, quase proporcionando o título ao francês Fréderic Makowiecki. Mas a superioridade da dupla Bruni/Vilander não deixou dúvidas sobre a superioridade do cavalinho empinado de Maranello sobre os carros de Weissach.

Os pilotos:

M13_2263

JÖRG BERGMEISTER (ALEMANHA)
Data de nascimento: 13/02/1976 (38 anos)
Cidade natal: Leverkusen
Provas disputadas no WEC: 15
4º colocado no FIA World Endurance Cup GT (91 pontos)

6938343303928507

 

RICHARD LIETZ (ÁUSTRIA)
Data de nascimento: 17/12/1983
Cidade natal: Waldhofen an der Ybbs
Provas disputadas no WEC: 13
3º colocado no FIA World Endurance Cup GT (103 pontos)

RRR_0876_Patrick_Pilet

PATRICK PILET (FRANÇA)
Data de nascimento: 08/10/1981 (33 anos)
Cidade natal: Auch
Provas disputadas no WEC: 15
5º colocado no FIA World Endurance Cup GT (90,5 pontos)

image (1)

FRÉDERIC MAKOWIECKI (FRANÇA)
Data de nascimento: 22/11/1980 (33 anos)
Cidade natal: Arras
Provas disputadas no WEC: 14
2º colocado no FIA World Endurance Cup GT (116,5 pontos)

14 (1)
A Aston Martin Racing teve um ano abaixo da expectativa em 2014

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Diretor técnico: Dan Sayers
Chefe de equipe: John Gaw
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

24
O melhor resultado da trinca do #99 foi um pódio nas 6h de Fuji com um 3º lugar na classe

A Aston Martin Racing teve o melhor carro na LMGTE-AM, mas não foi páreo para Porsche e Ferrari na LMGTE-PRO. Talvez reflexo da perda do título ano passado, quando os britânicos começaram o ano do centenário com tudo e foram atropelados na reta final da temporada. Até agora, um único triunfo para a dupla Darren Turner/Stefan Mücke nas 6h do COTA, além de mais dois pódios. A trinca do #99, mesmo com a ausência em Le Mans, teve um ano razoável, com um pódio em Fuji e o quarto posto em Xangai como melhores resultados em 2014.

Os pilotos:

Darren-Turner1

DARREN TURNER (GRÃ-BRETANHA)
Data de nascimento: 13/04/1974 (40 anos)
Cidade natal: Camberley
Provas disputadas no WEC: 23
7º colocado no FIA World Endurance Cup GT (76 pontos)

46_sm_bs2011_03

STEFAN MÜCKE (ALEMANHA)
Data de nascimento: 22/11/1981 (32 anos)
Cidade natal: Berlim
Provas disputadas no WEC: 23
7º colocado no FIA World Endurance Cup GT (76 pontos)

1280x720-GTu

FERNANDO REES (BRASIL)
Data de nascimento: 04/01/1985 (29 anos)
Cidade natal: São Paulo
Provas disputadas no WEC: 17
13º colocado no FIA World Endurance Cup GT (45,5 pontos)

Alex-MacDowall

ALEX MACDOWALL (GRÃ-BRETANHA)
Data de nascimento: 22/01/1991 (23 anos)
Cidade natal: Carlisle
Provas disputadas no WEC: 6
13º colocado no FIA World Endurance Cup GT (45,5 pontos)

Darryl-Oyoung

DARRYL O’YOUNG (HONG KONG)
Data de nascimento: 26/03/1980 (34 anos)
Cidade natal: Vancouver (Canadá)
Provas disputadas no WEC: 5
14º colocado no FIA World Endurance Cup GT (45 pontos)

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames