Virada: Guintoli é o novo campeão mundial de Superbike

2_big
A festa de Sylvain Guintoli (centro) e da equipe Aprília: virada histórica do francês na decisão do WSBK, na despedida da marca italiana da competição

RIO DE JANEIRO – Virada sensacional em Losail na decisão do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK): o francês Sylvain Guintoli, da Aprília, venceu as duas baterias da finalíssima e destronou o britânico Tom Sykes do posto de #1 da categoria. Com a pontuação máxima no fim de semana, o piloto da moto #50 chegou a 416 pontos, seis à frente do representante da Kawasaki.

Com 23 pilotos no grid, a primeira bateria teve Sykes liderando a primeira volta, mas o francês Loris Baz, companheiro de equipe do então campeão do mundo, pegou a ponta logo depois e por lá ficou por 11 voltas. Na 13ª passagem, Guintoli – que começara em quarto e depois superou primeiro Jonathan Rea e depois o próprio Tom Sykes – superou Baz para vencer e dar um passo importante para a virada. A vantagem de Sykes caíra de nove para três pontos.

E para Guintoli chegar ao título, o resultado da prova #2 tinha que ser exatamente o mesmo, ou com o britânico terminando de 4º para baixo, desde que o piloto da Aprília fosse no mínimo 2º colocado. Dessa vez, a tarefa do francês foi menos difícil: Sykes liderou a primeira volta e Jonathan Rea, com sua Honda, foi quem pegou a liderança pouco depois. Guintoli arrancou para ser o primeiro na 5ª passagem e de lá não saiu mais até a quadriculada da vitória e do título. Sykes chegou em terceiro, o resultado que bastava para o rival. Rea fechou o ano com um ótimo 2º lugar, resultado suficiente para tirar de Marco Melandri – de volta à MotoGP em 2015 – o 3º posto na classificação final do WSBK.

hi_r11_magny-cours_rea_gb41371_big
Na dança das cadeiras para 2015, Jonathan Rea arrumou uma ótima vaga: vai ser piloto da Kawasaki ao lado do campeão de 2013 e vice deste ano, Tom Sykes

Lá mesmo em Losail, começou a dança das cadeiras para a próxima temporada: o novo campeão Guintoli vai integrar a equipe PATA Honda World Superbike, guiando a CBR 1000 RR do construtor japonês ao lado do holandês Michael Van den Mark, recém-coroado campeão da classe Supersport. Tom Sykes ganha justamente a companhia de Jonathan Rea na equipe oficial da Kawasaki, já que Loris Baz também vai para a MotoGP. Randy de Puniet, veterano da principal categoria da Motovelocidade, ocupará a vaga de Eugene Laverty na Voltcom Crescent Suzuki, ao lado de Alex Lowes. Nas equipes Ducati, Matteo Baiocco e Nicolás Terol guiarão para a Althea Racing e o time oficial da marca de Borgo Panigale terá a bordo em 2015 o britânico Chaz Davies e o italiano Davide Giugiano.

Comentários