ACO e FIA anunciam mudanças para o WEC e 24h de Le Mans 2015

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RIO DE JANEIRO – Dentro de um pacote de mudanças que já estavam previstas para o próximo ano, o Automóvel Clube do Oeste (ACO) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fecharam questão na aplicação de novas regras tanto para o WEC quanto para as 24h de Le Mans, que têm tratamento diferenciado por ser uma prova de muito maior valor para o campeonato. As mudanças marcadas com (*) serão submetidas ao Conselho Mundial da FIA, em março.

Entenda as mudanças para o WEC:

Qualificação

O formato de treinos de classificação com dois pilotos para a média das quatro melhores voltas continua para 2015, mas o tempo diminui: a duração volta a ser de 20 minutos contra 25 das duas últimas temporadas. Compulsoriamente, as classes LMP2 e LMGTE-AM terão que ter um dos pilotos na pista para qualificação, com as licenças de graduação prata/bronze (Protótipos) e bronze (Grã-Turismo).

Restrição de pneus

Os sets de pneus serão restritos em 2015 a seis jogos por corrida de 6h, exceto Xangai e Bahrein, com oito sets para ambas as provas na classe LMP1, em que quatro jogos ficarão à disposição nos treinos. Na classe LMP2, são quatro jogos para corrida e três para treinos. Nas classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM, a situação permanece inalterada: seis sets de pneus para corrida e quatro para treinos.

Também há um detalhe: nenhuma marca participante poderá se dar ao luxo de recusar fornecer pneus para uma determinada equipe. Caso haja dois fabricantes numa determinada classe, a razão deverá ser de 50% para cada fornecedor. E com três marcas, 30% para cada.

LMP1 sem desmembramento

A divisão LMP1 volta a ser única em 2015. Pilotos e equipes oficiais e particulares estarão disputando juntas o mesmo campeonato, sem a separação entre LMP1-H e LMP1-L como se viu neste ano. Entretanto, as equipes particulares terão ainda seu campeonato à parte para premiar a melhor escuderia não-oficial.

Inscrição

O valor da inscrição subiu: passou de € 104 mil (R$ 341 mil) para € 128 mil (R$ 420 mil) na temporada completa. Inscrições prova a prova também sofreram reajuste, de € 20 mil (R$ 65 mil) para € 25 mil (R$ 82 mil).

Tempo mínimo e máximo na pista (*)

Pilotos das classes LMP1 e LMGTE-PRO não podem guiar menos de 40 minutos por corrida e não podem ultrapassar mais de 4h30min a bordo de seus carros, nas provas de 6h de duração. Nas classes LMP2 e LMGTE-AM, o tempo mínimo continua o mesmo: 1h15min nos protótipos e 1h45min na divisão Pro-AM de Grã-Turismo, para que um piloto tenha direito a pontos no campeonato.

Restrição no número de motores na LMP1 (*)

Cada carro da classe terá direito a cinco motores por temporada, sendo sete à disposição dos novos construtores (no caso a Nissan). A regra não se aplica para os testes oficiais.

Peso dos pilotos (*)

Um lastro será adicionado a todo carro em que a média do peso dos pilotos não consiga superar a casa de 80 kg. Cada piloto será pesado com macacão, capacete e demais artefatos de segurança.

Novas regras de testes (*)

As equipes da divisão LMP1 deverão sofrer restrições no número de dias de treinos em 2015, para diminuir a discrepância tecnológica entre equipes oficiais e particulares. As restrições serão mais pesadas para as equipes das demais classes: apenas cinco dias de treinos particulares ao longo da temporada para as equipes da divisão LMP2 e dez para as inscritas na LMGTE-PRO e LMGTE-AM.

Limitação de pessoal na LMP1 (*)

Para reduzir os custos operacionais, após as 24h de Le Mans as equipes poderão levar um máximo de 65 pessoas em equipes de dois carros e até 90 em times de três inscritos.

Agora, as regras desportivas das 24h de Le Mans:

Restrição de pneus

Haverá restrição quanto ao uso de pneus nas 24h de Le Mans, de forma absolutamente inédita. As classes LMP1 e LMP2 terão que administrar sete jogos para treinos livres, qualificação e treino de aquecimento, enquanto para as divisões LMGTE será permitido o uso de oito sets de pneus. Os competidores da LMP1 terão à disposição 12 jogos de pneus para a prova (a Nissan terá 14 por ser uma nova marca). Nas demais classes, o uso será restrito a 16 sets.

Slow Zones

Após a estreia bem sucedida em 2014, as chamadas “Slow Zones” serão novamente introduzidas nas 24h de Le Mans. O limite de velocidade é que sobe um pouco, passando dos 60 km/h deste ano para 80 km/h. Será penalizado com um stop & go e mais 5 segundos por quilômetro horário o carro que infringir a velocidade permitida nas “Slow Zones”.

70 carros no Test Day

Serão permitidos 70 carros no Test Day das 24h de Le Mans, a ser realizado duas semanas antes da prova. Carros da recém-criada classe LMP3 poderão tomar parte dos treinos. As inscrições adicionais para o Test Day serão abertas em 18 de fevereiro e encerradas em 1º de abril.

Também ainda com relação ao Test Day, pilotos com graduação Platina ausentes das 24h de Le Mans poderão ser isentos de participar do teste, desde que tenham um compromisso no mesmo dia do treino. Caso o piloto perca o teste, será obrigado a cumprir um mínimo de 5 voltas na pista durante o primeiro treino livre de quarta-feira.

Simulador para os pilotos de graduação Bronze

O ACO introduz uma novidade para 2015: os pilotos de graduação Bronze que nunca disputaram as 24h de Le Mans têm que cumprir uma sessão no simulador do ACO antes de 28 de maio, para poder receber a autorização de participação no evento. O curso de formação de um dia também é obrigatório para qualquer piloto que não tenha competido em Sarthe a partir de 2010.

66 carros em 5 de fevereiro

Serão anunciados, no mesmo dia em que se revelam os inscritos do FIA WEC e do ELMS, os 56 carros titulares ao lado de 10 suplentes, distribuídos à razão de cinco LMP1/LMP2 para cinco LMGTE-PRO/LMGTE-AM, nas 24h de Le Mans de 2015. Não será desta vez que veremos um grid superior ao que temos tido ultimamente.

Premiação

Serão distribuídos US$ 50 mil de prêmios para os vencedores, cabendo US$ 30 mil ao segundo colocado, US$ 25 mil para o terceiro, US$ 20 mil para o quarto e US$ 15 mil para o quinto. A taxa de inscrição por carro é de € 52 mil (R$ 170 mil).

Entradas automáticas para 2016

Serão distribuídas da seguinte forma: quatro entradas para os vencedores da edição 2015 das 24h de Le Mans; três convites para os campeões das séries Asian e European Le Mans Series; e dois convites emitidos através da IMSA para os melhores colocados nas Copas Truman e Akin, que serão outorgadas às classes Prototype e GTLM no próximo ano.

Comentários

  • Essa ideia de proibir os fornecedores de pneus a se negarem a fornecer compostos para qualquer equipe, creio eu, tem ligação com a recusa da Michelin em suprir a hoje extinta Muscle Milk Racing, que deixou de participar de Le Mans neste ano justamente por isso.

  • Eu não gosto de muitas regras e normas , me lembram regimes ditatoriais que tenho verdadeira ojeriza . E no automobilismo a maioria das vezes tem sido para punir a melhor equipe/projeto e beneficiar a alguns amiguinho$ rico$ ma$ pouco criativos .
    A cada temporada com as mudanças de regras a todo inicio de uma nova eu mais e mais estou perdendo a vontade de continuar acompanhando o automobilismo ainda mais agora que os LM P 1 não passam de monopostos carenados e muito a cara um do outro só sendo possível identifica-los a distancia ,pela pintura da carroceria. Que saudades do tempo que ao longe e pelo ronco se sabia se era um 917 ,uma 512 ,uma P 33/3 um GT 40 , uma Lola T 70 ,Matras ou Renaults ,como eu era muito novo não lembro se os regulamentos tinham tantas “frescuras”,mas as corridas eram muito boas em sua grande maioria. Muitas restrições , muitos circuitos Tiltilka de galinha ,onde o errar sai muito barato(Ainda bem para o Hamilton , se não teria perdido um dos campeonatos mais ganhos de toda a história da F1, no caso dele não foi num circuito Tiltilka ,más no” Harrrrg “,atual Interlagos que virou também um quase Titilka track.).
    Bem : para os que gostam ,que vibrem e torçam bastante para os seus escolhidos
    e que sempre vença o melhor e não o de mais sorte.

    UM 2 0 1 5 EXCELENTE , PROVEITOSO E COM MUITA SAÚDE A TODOS.