Discos eternos – Feelings (1975)

Morris Albert - Feelings FRONT

RIO DE JANEIRO – Houve uma época dentro da música brasileira que, para se fazer sucesso e aparecer preferencialmente em trilhas de novelas, era preciso cantar em inglês. Foi o fenômeno chamado Made in Brazil, em que Jessé virou Tony Stevens, Hélio Costa Manso tornou-se Steve Maclean, Dudu França era Dave D. Robinson e até Fábio Júnior entrou na onda para se converter em Mark Davis. Um dos únicos que não precisou mudar de nome para fazer sucesso foi Chrystian, aquele mesmo que faria dupla sertaneja com Ralf e seria marido da Gretchen. Mas isso é outra história.

Rock em português? Nem pensar! Os únicos que tinham coragem eram Raul Seixas, Rita Lee, Mutantes, O Terço, A Bolha, Moto Perpétuo, Vímana e outros daqueles tempos. Para a rapaziada do Sunday, do Lee Jackson, dos Pholhas e do Light Reflections, o negócio era cantar em inglês – mesmo que algumas letras saíssem de apostilas do idioma.

Dentro desse universo do Made in Brazil, ninguém fez mais sucesso, ninguém foi mais falado e discutido quanto Maurício Alberto Kaisermann. Ou melhor: Morris Albert.

Nascido em São Paulo no ano de 1951, Maurício (ou Morris, como queiram) começou sua carreira artística como cantor e violonista em diversos conjuntos, até chegar o ano de 1974, que marcou uma guinada em sua vida. Na ocasião, com 23 anos, ele gravou a música “Feelings”, que entrou na trilha sonora internacional da novela Corrida do Ouro, da Rede Globo.

Foi um estouro. O compacto distribuído pela gravadora Beverly no Brasil vendeu como água e o selo tinha um acordo de distribuição internacional com a United Artists, que achou a canção fraca comercialmente. “Feelings” passou às mãos da RCA-Victor e a carreira de Morris Albert decolou a partir do lançamento de seu primeiro disco pela gravadora, em 1975.

Como efeito, a música chegou ao 45º lugar do Hot 100 da Billboard, a prestigiosa parada de sucessos dos EUA, sendo que durante semanas, “Feelings” figurou em sexto lugar. A música também foi sucesso na Europa e na América Latina, sendo conhecida no México e demais países do continente pelo título de “Sentimientos”. Também rendeu a Morris um disco de ouro.

A consagração veio com as indicações ao Grammy no ano de 1976, nas categorias “Música do Ano”, “Melhor Artista Pop” e “Revelação”. E Morris Albert provou que não se resumia apenas a “Feelings”. Gravou uma belíssima balada, “Leave Me”, semelhante ao seu primeiro grande sucesso, em 1975. Lançou as lindíssimas “Conversation” em 1977 e “She’s My Girl” em 1978. E teve gravada, ainda, a sua “Gonna Love You More” por ninguém menos que George Benson, em 1979.

A história de “Feelings”, entretanto, foi sombreada por um fato que maculou a carreira de Morris Albert. Em 1977, o compositor francês Loulou Gasté, nascido em 1908, acusou Morris de plágio. Sua canção “Pour Toi”, de 1957, foi a ‘inspiração’ para “Feelings”. E não há como dizer o contrário, tanto que o brasileiro perdeu na justiça o processo após onze anos, sendo obrigado a pagar 7/8 dos royalties de sua canção – um prejuízo de mais de US$ 3 milhões. O oitavo restante fica para Morris Albert por “contribuição” às letras. Gasté morreu em 1995 e Morris, hoje com 63 anos, chegou a morar muito tempo na Itália mas depois voltou para São Paulo e desde 2011 está no Canadá, onde dirige um estúdio de gravação.

Ficha técnica de Feelings
Selo: BMG/RCA-Victor
Gravado em 1974
Tempo: 36’38”

Músicas:

1. Woman
2. Sweet Loving Man
3. Gipsy
4. Come To My Life
5. This World Today Is A Mess
6. Falling Tears
7. Feelings
8. Ways Of Fire/Boombamakaoo
9. Where Is The Love Of The World
10. Christine
11. Gotta Go Home
12. Gonna Love You More

Comentários

    • Morris detém os direitos autorais em todo o mundo, com exceção desta ação nos USA, em que mesmo julgado a revelia por ele não acreditar que pudessem vencer a ação, ainda detém 50% dos direitos atribuídos pelo Juiz. Artistas Brasileiros lamentaram, mas você por desconhecimento faz sua crítica, lamento.

    • Dá mesmo para perceber seu desconhecimento, conforme respondi acima. No mundo inteiro os direitos autorais de Feelings são de Morris Albert, com exceção de perda de 50% nesta ação nos USA e apenas lá.

  • O último CD de Morris Albert, FEELINGS live and FOREVER, foi produzido no Brasil, ocasião em que ele esteve em Curitiba de modo anônimo por cerca de um mês, afirmando que era uma produção de seus atuais sentimentos. O maior interesse foi em marcar estes já agora mais de 40 anos. Morris está bem sereno, feliz e ama o Brasil, claro, especialmente a cidade do Rio de Janeiro onde nasceu em 07 de set de 1951. Logo após o sucesso incrível da Fellings, 1974, ele se mudou para os USA, viveu uns tempos no Canadá para se descansar um pouco da rotina que era muito forte, afinal ganhou 4 gramys americanos, ficou na parada de sucesso em primeiro lugar em 50 países no ‘mesmo dia’, batendo o recorde dos Beatles, vendeu mais de 180 milhões neste período. Finalmente foi viver em Milão na Itália, numa forte parceria com a TV Italiana até hoje, tem sua casa de verão no Lago Liseu em Bérgamo e recentemente foi segundo colocado no Festival de San Remo com a Música Cuore, em dupla com a cantora Mietta. Infelizmente perdeu, por não acreditar na ação e não acompanhar, 50% de seus direitos autorais, apenas nos USA em uma ação de plágio por dois franceses, que alegaram ter na música tons musicais da década de 50. Ora, de fato tem tons musicais assemelhados. Muitos fãs pelo mundo todo curtiram, namoraram e se casaram ao som de Feelings, por certo uma música eternizada. Morris está ótimo e ativo. [email protected] .

  • gosto muito das musicas de morris albert. eu ouvia shes my girl’ e feelings em 1976 quando fazia um curso de cadernação no salesiano aqui em recife que epóca boa que não volta jamais.