ESM fecha tripulação com Heinemeier-Hänsson e Fogarty para o WEC 2015

RIO DE JANEIRO – Em sua estreia a tempo inteiro no FIA WEC, a Extreme Speed Motorsports já confirmou inclusive os pilotos que faltavam para compor as trincas do seu protótipo HPD ARX-04b LMP2 que competirá no próximo ano. Além dos titulares Ryan Dalziel, Scott Sharp, Ed Brown e Johannes Van Overbeek, foram contratados dois novos nomes. Um já é figurinha carimbada do Mundial de Endurance, com dois títulos – inclusive. O outro, após um ano atribulado, fará sua estreia na competição.

david-hein-573999
David Heinemeier-Hänsson tentará seu 3º título no WEC correndo agora pela Extreme Speed Motorsports

O dinamarquês David Heinemeier-Hänsson, de 35 anos, foi o campeão do FIA Endurance Trophy da classe LMGTE-AM, guiando o Aston Martin Vantage #95 em dupla com Kristian Poulsen. A readaptação aos protótipos LMP2 não será problema, pois o nórdico radicado nos EUA já competiu com o Morgan da Conquest na finada American Le Mans Series e defendeu também a OAK Racing em 2013, ano em que também levou o título mundial de pilotos na LMP2, junto a Martin Plowman e Ricardo Gonzalez. Agora com a graduação prata, o piloto se junta a Ryan Dalziel e Scott Sharp na formação do primeiro bólido.

Fogarty, quatro anos mais velho e bem mais experiente que Heinemeier-Hänsson, vai dar o toque de velocidade que faltava ao carro que terá ainda Johannes Van Overbeek e Ed Brown. Aliás, JVO e Jon foram parceiros há muito tempo atrás, defendendo a Flying Lizard Motorsports com um Porsche LMGT2. Para o veterano californiano, que neste ano começou pela Gainsco-Bob Stallings em Daytona, mas que após o aparatoso acidente do “Red Dragon” teve que se manter ativo no segundo carro da Action Express, será uma mudança e tanto.

Jon-Fogarty-wins-pole
O experiente Jon Fogarty tem como meta para o início dos trabalhos a adaptação ao motor HPD turbo do protótipo do time estadunidense

“Para mim, a maior mudança e o maior desafio será me acostumar com o motor turbo do HPD e seu pouco barulho. Afinal, me acostumei a andar em carros com motores naturalmente aspirados, de larga cilindrada e todos V8. Mas para minha sorte andei durante muito tempo em bólidos com muita pressão aerodinâmica e isso não será problema”, enfatizou.

Os novos contratados também vão integrar a ESM nas provas do Tudor United SportsCar Championship, de longa duração. Heinemeier-Hänsson e Fogarty estreiam nas 24h de Daytona, em Janeiro. Os carros da equipe no WEC e no TUSC ainda não têm sua numeração definida para 2015.

Comentários

  • Eu acho que está muito desproporcional os trios da ESM Racing. Principalmente o trio Dalziel-Brabham-DHH que é muito forte enquanto JvO-Brown-Fogarty para poder ter um desempenho digno de vencer terão que comer muito feijão com arroz e depender de forças divinas. O certo seria passar o JvO pra correr com o Dalziel e DHH. E o Brabham com o Fogarty e o Brown.

  • Serão trios fortes, principalmente o primeiro, vide as boas corridas no COTA e m Shanghai. Não deixam ser menosprezados para vitórias e até mesmo a disputa do título da classe LMP2.