Mottin Racing é campeã das 12h de Tarumã
RIO DE JANEIRO – Robustez e resistência. Essas foram as chaves da vitória da Mottin Racing na 34ª edição das 12h de Tarumã, realizadas no último fim de semana no tradicional circuito gaúcho localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre. Com 31 carros participando da disputa, o protótipo MCR #46 guiado por Carlos Kray/João Sant’Anna/Vitor Genz/Christian Castro completou um total de 552 voltas e foi o “Fita Azul” da competição mais importante hoje da Endurance no país.
Pole position, o MRX da JLM Racing guiado por Juliano Moro/Gustavo “Batavo” Martins/Vicente Orige/Cristina Rosito pegou a ponta após a quebra prematura do MR18 dos irmãos Roso e de Cacau Ricci, permanecendo no comando da disputa até a 3ª hora. Com um terço de disputa, chegaram a perder uma volta e a liderança passou às mãos dos pilotos Nilson e José Cintra Ribeiro, do Mato Grosso do Sul, com um MRX de motor Ford Duratec aspirado. O #28 ainda recuperou a volta perdida, mas antes da metade da prova o #46 já despontava em primeiro lugar. Depois, o protótipo mais rápido do Rio Grande perdeu quatro voltas quando a corrida chegou à 6ª hora e depois ficou mais e mais para trás. O quarteto acabou em 6º, a 60 voltas dos vencedores.
Outro carro que não pôde brigar pela vitória foi o MC Tubarão, agora na geração X e dotado de um potente motor Corvette LS 7 litros. O carro #5 guiado por Oswaldo Scheer/Eduardo Scheer/Guilherme Scheer/Geciel Andrade atrasou-se bastante entre a sexta e a sétima hora da corrida, perdendo no total 14 voltas. O quarteto chegou a ficar 25 voltas atrás dos líderes e no final, com as posições mais ou menos definidas e a visibilidade melhor por conta da luz natural, o #5 ainda recuperou três giros e terminou em 2º, 22 voltas atrás. Com os problemas do #65 que o impediram de discutir a vitória contra a Mottin Racing, o terceiro lugar foi para o valente Maserati Trofeo #18 de Fernando Poeta/Guilherme Daudt/Humberto Giacomello/Adriano Silveira/André Senger, que fechou a disputa a 40 voltas dos campeões e triunfou na divisão IV.
Para dois pilotos, a conquista das 12h de Tarumã foi verdadeiramente especial: Carlos Kray e João Sant’Anna juntam-se a Vítor Hugo Ribeiro de Castro como os maiores vencedores da prova, com cinco triunfos cada um. E Christian Castro, ao vencer a prova pela quarta vez na carreira, igualou-se ao pai, o saudoso Luiz Alberto de Castro, o “Castrinho”, prematuramente falecido num acidente motociclístico, há alguns anos.
O resultado final:
1º #46 Vitor Genz/Carlos Kray/João Sant’Anna/Christian Castro
Protótipo MCR – categoria I
552 voltas em 12h00min47seg132
2º #5 Oswaldo Scheer/Eduardo Scheer/Guilherme Scheer/Geciel Andrade
Protótipo MC Tubarão X Corvette – categoria I
530 voltas
3º #18 Fernando Poeta/Guilherme Daudt/Humberto Giacomello/Adriano Silveira/André Senger
Maserati Trofeo – categoria IV
512 voltas
4º #65 José Cintra Ribeiro/Nilson Ribeiro
Protótipo MRX Ford Duratec – categoria II
508 voltas
5º #177 Rodrigo Bacher/Júlio Martin/Rodrigo Lemke
Volvo C30 – categoria VI
506 voltas
6º #28 Juliano Moro/Gustavo “Batavo” Martins/Vicente Orige/Cristina Rosito
Protótipo MRX Audi Turbo – categoria I
492 voltas
7º #7 Fernando Stédile/Edemar Stédile/Luiz Carlos Crestani
Protótipo Spyder VW – categoria II
484 voltas
8º #77 Daniel Elias/Rommel Toscan/Luiz Senna Jr.
VW Gol – categoria VII
483 voltas
9º #2 Igor Eberle/Sandro Loff/Carlos Rabello/Fernando Mello
Protótipo Spyder VW – categoria III
463 voltas
10º #22 Ike Halmenschlager/Reinaldo Halmenschlager/Alex Silva/Alex Schons
VW Gol – categoria VI
456 voltas
Acho que agora o Tubarão vai ser o papa tudo, there is no more than cubes inches. Vitor Genz creio ser o melhor piloto gaùcho a correr fora do protegido e bairrista feudo sulista.
O Vitor Genz é excelente. Quem já o viu guiar sabe.
Concordo Rodrigo, desde os tempos da extinta Morris Mini tupiniquim, onde usando o sempre #46 do Valentino Rossi apareceu como grande piloto e campeão, quando estiver em time mediano da Stock Car vai mostrar q que veio.
Maserati Trofeo em terceiro, quase uma década após o fim do certame oficial da marca no país.
E isso é ruim? A categoria acabou, mas os carros continuam na ativa, juntamente com os Linea Trofeo no endurance gaúcho, Copa Clio (no paulista de Marcas) e Super Clio (atual Sprint Race).
Muito melhor do que virar sucata feito os Mini Challenge ou ser vendido a preço de banana como os Ford GT da GT Brasil
Não disse que era ruim, apenas uma surpresa boa
Saudações Rodrigo !!!
Tive grata supresa hoje ao conferir o blog Sexta Marcha de seu xará Rodrigo Gini: o Autódromo Internacional de Curvelo, rebatizado de Circuito dos Cristais, está mesmo a caminho.
Ao que parece teremos provas de Endurance, e de motovelocidade, em terras mineiras.
http://www.dzai.com.br/gini/blog/sextamarcha?tv_pos_id=166272
http://www.circuitodoscristais.com.br/
Taí um local que merece ser visitado.
Saudações.
Não sei se vcs vão concordar comigo mas esse protótipo lembra um pouco o Panoz Lmp q competia na antiga American Le Mans há mais de 10 anos atrás.