Os 50 melhores pilotos de 2014 – parte II

RIO DE JANEIRO – O blog segue com a lista dos 50 melhores pilotos de 2014, na opinião dos especialistas consultados pela Autosport. Já mostramos dez, a partir do 50º. Agora, seguindo a decrescente, começamos do quadragésimo a segunda parte do rol.

#40 ROMAIN GROSJEAN (França)

Motor Racing - Formula One World Championship - United States Grand Prix - Race Day - Austin, USA

Pode parecer contrasenso um piloto que marcou pontos em apenas duas corridas e que se classificou igual número de vezes no Q3 na temporada 2014 de Fórmula 1 figurar na lista dos 50 melhores do ano. Mas é com equipamento ruim que o piloto normalmente se sobressai. E o franco-suíço Romain Grosjean, que fez menos patacoadas que em 2013, mostrou qualidades e tirou de um carro mal projetado o que podia – e o que também não podia.

#39 TOM BLOMQVIST (Suécia)

Blomqvistaction

Desacreditado pela Red Bull, o sueco Tom Blomqvist, filho da lenda do Rali Stig Blomqvist, renasceu sua carreira na Fórmula 3 europeia. Fez uma excelente temporada e atrapalhou bastante o ano dos grandes protagonistas – Max Verstappen e Esteban Ocon. A bordo do carro da Carlin e caindo nas graças de um empresário da Indonésia, Tom brilhou: com seis poles, seis vitórias e nove pódios, levou para casa – com inteira justiça – o vice-campeonato da categoria.

#38 JUAN PABLO MONTOYA (Colômbia)

2014 <a href=IndyCar Sonoma" />

A carreira do sul-americano foi posta bastante em dúvida após sua saída da Nascar e da Chip Ganassi. Mas Roger Penske acreditou em Juan Pablo Montoya e o colombiano voltou a acreditar também nele mesmo. Como resultado, JPM deixou a silhueta roliça de lado e ficou “magrinho”. Calou os críticos com um retorno excepcional aos monopostos, que lhe rendeu o 4º lugar na Fórmula Indy, com direito a uma maiúscula vitória no oval de Pocono. Para o próximo ano, continua no “Dream Team” da equipe estadunidense e com a mesma fome de vitórias de sempre.

#37 COLIN TURKINGTON (Grã-Bretanha)

Turkingtonaction

Estrela de um dos campeonatos de Turismo mais competitivos do mundo todo, Colin Turkington, de 32 anos, chegou ao segundo título do BTCC, o que não acontecia desde 2009. Beneficiado pela tração traseira do modelo 125i M Sport, Colin teve um ano excepcional de oito vitórias, onze recordes de volta e 19 pódios, derrotando o também experiente Jason Plato por 35 pontos.

#36 YVAN MULLER (França)

Motor Racing - WTCC - Rounds 22 and 23 - Suzuka, Japan

Quando a temporada do Mundial de Turismo começou em Marrakech, no Marrocos, Yvan Muller tinha plena certeza de que o favorito ao título e o melhor piloto da categoria era ele. Enganou-se redondamente: embora seja experiente e ainda rápido, o francês de 45 anos foi batido de forma impiedosa dentro da própria Citroën pelo argentino José María López. Venceu apenas quatro vezes e levou o vice-campeonato. O quinto título dentro do WTCC ficou para a próxima…

#35 PIERRE GASLY (França)

PAUL RICARD-AUTOSPORT-WORLD SERIES RENAULT

Mais uma cria da Red Bull desponta com força no automobilismo: Pierre Gasly, apenas 18 anos de idade, mostrou qualidades em sua temporada de estreia na World Series by Renault, defendendo a Arden International. Mesmo sem vitórias, fez oito pódios, 192 pontos e conquistou o vice-campeonato da categoria. Com o dinheiro dos rubrotaurinos, ainda foi conduzido à GP2 Series, defendendo a moribunda Caterham – contudo sem conseguir qualquer resultado de vulto.

#34 MATTIAS ËKSTRÖM (Suécia)

DTM Hockenheimring, Round 10, Germany

Veterano de catorze temporadas e dois títulos no DTM, sempre defendendo a Audi, o experiente sueco Mattias Ëkström teve o seu melhor ano no certame desde 2011. Quebrou um jejum de três anos sem vitórias, ganhou duas corridas e levou o vice-campeonato. Seu azar foi que, num ano de muito equilíbrio e em que somente Vitaly Petrov não fez um ponto sequer, havia o alemão Marco Wittmann, destoando totalmente da turma.

#33 LAURENS VANTHOOR (Bélgica)

Motor Racing - 24 Heures de Spa Francorchamps - Spa, Belgium

Ele é hoje um dos melhores pilotos de Grã-Turismo do mundo inteiro. E mostrou isso no último ano, nas séries Blancpain: a bordo do Audi R8 LMS Ultra da equipe WRT, levou os títulos do Blancpain Endurance Series e de uma pontuação especial que englobou também a Sprint Series. Tanto nas corridas longas quanto nas mais rápidas, o belga de apenas 23 anos mostrou que fez jus ao galardão de número #1 do ano em suas principais categorias.

#32 ALEX LYNN (Grã-Bretanha)

2014 GP3 Series Round 2. Red Bull Ring, Spielberg, Austria. Saturday 21 June 2014. Alex Lynn (GBR, Carlin)  Photo: Glenn Dunbar/GP3 Series Media Service. ref: Digital Image _89P6965

Vindo do 3º lugar no Europeu de Fórmula 3 ano passado, o britânico Alex Lynn (mais um apadrinhado pela Red Bull) foi o melhor piloto de 2014 na GP3 Series. Deixou de pontuar apenas duas vezes em 18 corridas, ganhou três delas – com direito a oito pódios, fez duas poles e três recordes de volta em prova. Foi merecidamente coroado o campeão da categoria.

#31 BRAD KESELOWSKI (EUA)

Keselowskiaction

 Ninguém ousa duvidar das qualidades de Brad Keselowski. Campeão da Sprint Cup Series em 2012, o piloto que defende a Penske Racing na Nascar é reconhecidamente muito veloz. Não à toa, foi o maior vencedor da Stock Car estadunidense em sua divisão principal, com seis vitórias. Mas, com fama de pavio curtíssimo, deixou de aliar sua natural velocidade à maturidade que ainda lhe falta. Envolveu-se em duas confusões fora da pista que deram o que falar. Ficou marcado pelos entreveros com Matt Kenseth, Denny Hamlin, Kevin Harvick e Jeff Gordon, colecionando mais desafetos que sucesso. O 5º lugar ao fim da temporada foi um castigo para quem nunca desistiu de lutar, mas um alerta de que ele poderia, se não fosse tão desatinado, ir mais longe na Nascar.

Comentários