Projeção de mais de 40 protótipos inscritos para as 24h de Le Mans!

LMstart450598092-1024x681
O interesse pelas 24h de Le Mans e pela Endurance é cada vez mais crescente…

RIO DE JANEIRO – Em fevereiro deste ano, quando foram anunciados os participantes das 24h de Le Mans de 2014, o ACO anunciou um total de 32 protótipos, sendo 10 LMP1, dezessete LMP2 e cinco suplentes. Com os forfaits, acabaram largando 26 desses carros indicados pelos organizadores da lendária prova francesa. E para o próximo ano, é provável que os franceses tenham uma tremenda dor de cabeça na hora de distribuir as vagas: é que projeta-se mais de 40 carros inscritos nas divisões LMP1 e LMP2.

Seriam catorze bólidos na classe principal e o inacreditável total de 31 veículos na LMP2, englobando as inscrições automáticas, os concorrentes fixos e parciais do WEC (pelo menos 18 protótipos, podendo ser mais), além dos fiéis participantes de Sarthe. É muito pouco provável que a LMP1 tenha alguém na suplência, já que a categoria é composta em sua esmagadora maioria por times oficiais, exceto a Rebellion e a Lotus, cujas campanhas devem ter sequência em 2015.

Na LMP2, o buraco é mais embaixo: há quatro convites automáticos, diversas equipes vão correr no próximo campeonato do WEC, ao contrário do que aconteceu neste ano e, para complicar, o interesse pelo ELMS, cuja categoria principal é justamente a LMP2, vem sendo cada vez mais crescente. Até já existe um papo de que não haverá o protótipo inovador, o “Garage 56”, porque o ACO teria menos problemas para acomodar os inscritos e também um rumor de que o número de inscritos fixos subirá para 60 – quase impossível no momento, eu diria.

Vamos à projeção dos participantes que teriam intenção de competir nas 24h de Le Mans em 2015 nas classes de protótipos:

LMP1

Toyota Racing
Toyota TS040 Hybrid EVO
2 carros – confirmados no WEC

Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro EVO
3 carros – 2 confirmados no WEC e mais um extra (já têm convite direto)

Porsche Team
Porsche 919 Hybrid EVO
3 carros – 2 confirmados no WEC e mais um extra

Nissan Motorsports
Nissan GT-R LM Nismo
3 carros – 2 confirmados no WEC e mais um extra

Rebellion Racing
Rebellion R-One (provavelmente com motor AER)
2 carros – confirmados no WEC

Lotus
Lotus CLM P1/01 AER
1 carro – a confirmar no WEC

LMP2

Extreme Speed Motorsports
HPD ARX-04b
2 carros – confirmados no WEC

SMP Racing
BR01 Zytek
2 carros – confirmados no WEC

G-Drive Racing
Ligier JS P2 (motor a confirmar)
1 ou 2 carros – confirmada no WEC com pelo menos um carro

KCMG
Oreca 03R e 05 (motor a confirmar)
1 ou 2 carros – confirmada no WEC com pelo menos um carro

Dome-Strakka Racing
Dome S103 Nissan
1 ou 2 carros – confirmada no WEC com pelo menos um carro

Ibanez Racing
Oreca 03R Nissan
2 carros

Thiriet by TDS Racing
Carro a confirmar
1 carro

Algarve Pro Racing
Ligier JS P2 Nissan
1 carro

RSR Racing
Oreca 03R Nissan
1 carro – a confirmar participação no WEC ou no ELMS

Newblood by Morand Racing
Morgan Judd-SARD
2 carros – a confirmar participação no WEC ou no ELMS

Brabham Racing
HPD ARX-04b
1 carro (projeto financiado por crowdfunding) – a confirmar participação no WEC

Graff Racing
Ligier JS P2 (provavelmente com motor Nissan)
1 carro

Krohn Racing
Ligier JS P2 Judd
1 carro

Signatech Alpine
Alpine A450 (motor a confirmar)
1 ou 2 carros – a confirmar participação no WEC ou ELMS (já têm convite direto)

Murphy Prototypes
Carro a definir
1 carro

Jota Sport
Zytek Z11SN EVO (motor a confirmar)
1 carro (já têm convite direto)

Greaves Motorsport
Zytek Z11SN Nissan
1 carro – confirmado no WEC

Pegasus Racing
Morgan (motor a definir)
1 ou 2 carros

Race Performance
Oreca 03R (motor a confirmar)
1 ou 2 carros

Wayne Taylor Racing
Carro a definir
1 carro (já têm convite direto)

OAK Racing Team Total
Carro a definir
1 carro (já têm convite direto)

Comentários

  • Acredito que deverá ser 14 P1, 19 P2, 9 GTE-Pro e 14 GTE-Am. Entre as inscrições que vão para apenas essa corrida, as sempre serão as escolhidas serão os times da P1, Corvette Racing e umas duas da AF Corse

    • Espero que dessa vez a P2 no WEC tenha uma boa entry list que possibilite os times de seu campeonato a terem chances de vencer a corrida, diferente desse ano que só a G-Drive fez um bom papel, mas não venceram porque quebrou o Morgan Nissan enquanto a SMP Racing fez uma corrida bem apagada e ganhou 50 pontos por ter sido o primeiro colocado (e único) a cruzar a linha de chegada entre os inscritos do WEC.

      • Se forem 60 vagas, a projeção seria mais ou menos essa mesma, mas eu duvido que disponibilizem tantas assim, ou seja, a organização tem em mãos um problema que quase toda categoria gostaria de ter. Quanto a P2 eu creio que o principal problema seja a disponibilidade dos gentleman drivers (que são quem bancam esses carros, não dá pra negar) em poderem viajar para todas as etapas. Espero sinceramente que o quadro mude para 2015, pois confesso que fiquei triste em ver essa divisão, que sempre rendeu corridas divertidas de se assistir, com um grid tão mirrado quanto no campeonato de 2014.

  • Com o ingresso da Extreme Speed Motorsport a LMP2 já vai dar uma guinada na próxima temporada, porque nesta realmente foi decepcionante…a prova de SP contou com apenas 4 carros desta categoria. Na LMP1, a coisa estará bem mais agitada com a chegada da Nissan…Será com certeza uma grande prova.

    • Estava lendo o site sportscar365 e eles dão como certo Bruno Senna na Nissan e junto com Oliver Pla. Nick Heidfiel, Nicolas Lapierre e Gene bem cotados.

  • Não deixa de ser uma excelente notícia, embora saibamos que muitas destas intenções não vão se concretizar.

    Mas a notícia me deixou uma dúvida. A corrida já foi disputada apenas por protótipos alguma vez?