Silly Season – Tudor United SportsCar Championship, parte II (atualizada)

SebringSupercars

RIO DE JANEIRO – Após a atualização da primeira parte da “Silly Season” das classes de Protótipos, vamos ver o que nos reservam os times das classes GTLM/GTD. Até aqui, poucas novidades a caminho. Notícia boa mesmo só para 2016, com a volta da Ford num programa completo englobando o TUSC e também as 24h de Le Mans, em parceria com a Chip Ganassi Racing.

Vamos ao panorama de momento:

Corvette Racing

Seguirão firmes no segundo ano de desenvolvimento do novo Chevrolet Corvette C7-R. A esquadra capitaneada pela Pratt & Miller deve manter os mesmos pilotos. Oliver Gavin, Tommy Milner, Jan Magnussen e Antonio Garcia dificilmente deixarão a escuderia para 2015.

Porsche North America

Sob a tutela da CORE Autosport, a equipe oficial estadunidense do construtor alemão permanece com seu empenho em 2015 alinhando os 991 RSR. As duplas fixas de pilotos não estão ainda definidas, mas é quase certo que Jörg Bergmeister volte para os EUA, ao lado de Nick Tandy, do novo piloto oficial de fábrica Earl Bamber e de mais um nome a ser indicado.

Team Falken Tire

A valente equipe supervisionada por Derrick Walker, única da série de Endurance a correr com os pneus Falken, continua em 2015 com seu programa inalterado. Wolf Henzler e Bryan Sellers seguem a bordo. O time gostaria de ampliar as operações para dois carros, mas faltou budget.

Risi Competizione

O time de Houston está inclinado a continuar em 2015 com sua Ferrari F458 Italia. Giancarlo Fisichella e Pierre Kaffer, que ganharam duas corridas neste ano, têm chance de prosseguir com o carro vermelho do cavalinho empinado de Maranello.

BMW Racing Team RLL

O contrato entre BMW e Bobby Rahal foi renovado e o time regressa com duas BMW Z4 GTE em 2015. Em relação à última temporada, saem Andy Priaulx e Dirk Müller, entrando dois alemães: Dirk Werner e Lucas Luhr. Augusto Farfus reforça a equipe nas 24h de Daytona.

Aston Martin Racing

A marca britânica tem intenção de reaparecer no Tudor United SportsCar Championship, pelo menos nas etapas do North American Endurance Challenge, alinhando um ou até mesmo três carros em Daytona. O canadense Paul Dalla Lana, que colabora com a fábrica no WEC, deve participar desse esquema. Até agora, nada confirmado e/ou definido.

AF Corse

O time de Amato Ferrari confirmou participação pelo menos nas 24h de Daytona com uma Ferrari F458 Italia, com uma equipe a princípio formada por Gimmi Bruni, Emmanuel Collard e François Perrodo. Um quarto nome ainda será definido.

Classe GT Daytona (GTD):

Alex Job Racing

Cliente fiel da Porsche, a Alex Job permanecerá em 2015 com dois 911 GT America. O esquema em parceria com o Team Seattle é 100% certeza, assim como a permanência do alemão Mario Farnbacher ao lado de Ian James. A Weather Tech renovou o acordo de patrocínio, garantindo a dupla Leh Keen/Cooper MacNeil junta por mais uma temporada. Nas provas do NAEC, Andrew Davis reforça a escuderia.

Scuderia Corsa

Terão ao menos um carro a tempo inteiro em 2015 e a IMSA indicou a equipe para a disputa das 24h de Le Mans do próximo ano. Daí entende-se a confirmação de Bill Sweedler e Townsend Bell na equipe de Giacomo Mattioli, no lugar de Alessandro Balzan e Jeff Westphal. O time deve ter um segundo carro em Daytona com tripulação brasileira. A ver.

Riley Motorsports

Apesar da extinção do time de fábrica na GTLM, Bill Riley manterá o esquema com o SRT Viper GT3-R em 2015. Um segundo carro também é considerado pelo menos para as 24h de Daytona. Ben Keating e Jeroen Bleekemolen seguem a bordo para mais uma temporada.

Park Place Motorsports/Horton Autosport

O time texano pretende dar sequência ao seu empenho na classe GTD com dois Porsche 911 GT America. Patrick Lindsey é o único piloto confirmado e a equipe necessita de um piloto “Pro” para completar a dupla. O segundo carro depende de orçamento.

GB Autosport

A escuderia financiada pelo controvertido Michael Avenatti – que volta às pistas, inclusive – através da Tully’s Coffee cogitou a possibilidade de trocar de equipamento para o próximo ano, mas ficaram mesmo com o Porsche 911 GT America. A equipe confirmou Damien Faulkner a bordo para 2015. Mike Skeen fechou para as provas do NAEC.

Magnus Racing

Apesar das tratativas envolvendo o ingresso da equipe no WEC, na classe LMGTE-AM, a Magnus Racing vai mesmo permanecer no TUSC na classe GTD, alinhando um Porsche 911 GT America para os fiéis John Potter e Andy Lally.

Paul Miller Racing

Grande destaque da temporada entre as equipes do Audi Customer Racing Service nos EUA, a Paul Miller Racing deve seguir como cliente da marca dos quatro anéis na próxima temporada. A equipe confirmou pelo menos a participação nas quatro provas do NAEC, já que Bryce Miller não vai mais guiar a tempo inteiro no próximo ano. Caso a Audi opte pela permanência de Christopher Haase como colaborador dentro do programa de clientes da marca de Ingolstadt, a escuderia buscará uma opção para fazer toda a temporada do Tudor United SportsCar.

TRG-AMR

A TRG de Kevin Buckler tem planos ambiciosos para 2015. Pretendem expandir o número de Aston Martin V12 Vantage nas pistas do TUSC para até três carros, pelo menos nas provas de Endurance e talvez dois competindo full season. Christina Nielsen e James Davison estão confirmados.

Mühlner Motorsports America

Bernhard Mühlner confirmou que a escuderia só estará a tempo inteiro no TUSC em 2015 com seus Porsche 911 GT America se conseguir fechar acordo com dois pilotos fixos para o próximo ano. Uma expansão para o Porsche GT3 Cup Challenge dos EUA também é opção.

Vita4One Racing

A equipe do veterano alemão Michael Bartels deve se envolver em eventos pré-selecionados do Tudor United SportsCar Championship em 2015, com uma BMW Z4 GT3. Aparições em Daytona e Sebring são uma possibilidade concreta. Um campeonato a tempo inteiro é, neste momento, alternativa remota.

Turner Motorsport

Campeã de equipes e de pilotos com Dane Cameron na GTD este ano, é praticamente impossível que vejamos o time de Will Turner na série em 2015. A escuderia confirmou participação no Pirelli World Challenge com duas BMW Z4 GT3.

Flying Lizard Motorsports

Os “Lagartos Voadores” ainda não fecharam a formação de pilotos, mas estarão em 2015 a tempo inteiro com o Audi R8 LMS. No Pirelli World Challenge, vão alinhar em parceria com a K-PAX Racing o modelo McLaren 650S GT3.

Dempsey Racing/Wright Motorsports

Com destino já definido – a classe LMGTE-AM do WEC, em parceria com a Proton Competition, a Dempsey Racing vai disputar eventos pré-selecionados na classe GTD em parceria com a Wright Motorsports. “McDreamy” disputará as 24h de Daytona dividindo um Porsche com Jan Heylen, Madison Snow e mais um nome a ser indicado.

Fall-Line Motorsports

O time de Mark Boden esteve ausente nas últimas provas deste ano graças a um acidente sofrido por Charlie Putman, que segue convalescendo. Devem regressar com o Audi R8 LMS.

Risi Competizione

Giuseppe Risi cogita inscrever pelo menos uma Ferrari F458 Italia GT3 para a classe GTD, além da sua tradicional inscrição para a GTLM. Não se falou ainda em pilotos.

AF Corse

Fechou participação nas 24h de Daytona com uma Ferrari F458 Italia GT3. Seus pilotos, a princípio, são Pasin Lathouras, Alessandro Pier Guidi, Matt Griffin e Michele Rugolo. A tripulação carece de confirmação.

Comentários