Spyker: oficialmente falida

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Conhecida pelos seus exóticos carros Grã-Turismo de motor Audi e pelas participações no Endurance, especialmente as 24h de Le Mans, a Spyker teve falência decretada pela justiça holandesa

RIO DE JANEIRO – A Spyker Automobielen, da Holanda, não existe mais. O tribunal da região Midden-Nederland declarou quinta-feira a falência definitiva da empresa, que estava sob administração judicial desde o último dia 2.

O nome não dá mesmo sorte: entre 1880 e 1929, existiu uma Spyker fundada pelos irmãos Jacobus e Hendrik-Jan Spijker, que construiu automóveis no início do século passado e também foi responsável pela carruagem da Família Real Holandesa. Fundada em 1999 por Victor Muller, a agora extinta Spyker especializou-se na produção artesanal de carros de luxo que tiveram boa aceitação no mercado estadunidense e no Oriente Médio.

Tendo atingido o número mínimo exigido para homologar um carro de competição, a Spyker entrou nas provas de Endurance e Grã-Turismo em 2002, fazendo sua primeira incursão nas 12h de Sebring. Com o modelo C8 e depois o Laviolette, todos dotados de motor Audi V8 4,2 litros com mais de 400 HP de potência, a Spyker deixou sua marca como um dos mais belos carros GT já produzidos nos últimos anos. Os resultados, é bem verdade, não foram espetaculares. Nas 24h de Le Mans, por exemplo, o melhor desempenho foi o 5º lugar na classe LMGT2 em 2009, graças a Tom Coronel/Jarek Janis/Jeroen Bleekemolen.

Adrian Sutil (GER).
Adrian Sutil marcou a bordo do Spyker F8-VIII o único ponto da história da equipe na única temporada de participação do construtor holandês na F1, em 2007

A Spyker também esteve na Fórmula 1, por uma única temporada, após absorver a Midland: em 2007, Adrian Sutil, Christijan Albers, Markus Winkelhock e Sakon Yamamoto foram os pilotos que estiveram a bordo do modelo F8-VIII, projetado por Mike Gascoyne e John McMillan. O bólido de cor laranja, característica da Holanda, correu com motor Ferrari e marcou pontos somente no GP do Japão, com o 8º lugar de Adrian Sutil em Suzuka. No ano seguinte, a equipe foi vendida a Vijay Malliya e transformou-se na Force India.

Em comunicado oficial, Victor Muller garante que não desistiu do automobilismo. “O que aconteceu hoje (ontem) foi apenas o fim do começo e estamos trabalhando incansavelmente para ressuscitar a Spyker, logo que possível, fiéis ao nosso lema: ‘Para os persistentes, nenhum caminho é impossível'”.

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