Black Falcon domina e vence as 24h de Dubai
RIO DE JANEIRO – Campeã da prova por dois anos consecutivos (2012 e 2013), a Black Falcon Racing torna-se a maior vencedora da história das 24h de Dubai. Neste sábado, encerrou-se a 10ª edição da prova que abriu a temporada 2015 da International Endurance Series, no circuito sediado no Oriente Médio. E o Mercedes SLS AMG GT3 #2 guiado por Abdulaziz Al Faisal/Hubert Haupt/Yelmer Buurman/Oliver Webb venceu, completando 604 voltas, quatro à frente de outro Mercedes – uma surpresa: o carro #30 da RAM Racing resistiu bem à exigente disputa e chegou em segundo, com Cheerag Arya/Thomas Jäger/Tom Onslow-Cole/Adam Christodoulou.
As 24h de Dubai tiveram um número recorde de inscrições: foram 95 antes do primeiro treino, mas alguns carros fizeram forfait e não compareceram. Largaram 89 bólidos na sexta-feira, com o Porsche 991 GT3-R #12 da Fach Auto Tech na pole position. Entretanto, o carro que tinha como principal piloto o alemão Martin Ragginger, não sobreviveu até o final. Com 339 voltas completadas, desistiram para terminar em 71º lugar na geral. A antiga campeã, a Stadler Motorsport, durou menos ainda com outro Porsche: abandonaram com 61 voltas apenas.
Aliás, registre-se que o #2 da Black Falcon que venceu a disputa não era, nem de longe, o melhor carro da equipe. As fichas dos alemães eram todas depositadas no #3, que tinha ótimos pilotos, entre eles a lenda Bernd Schneider e o holandês Jeroen Bleekemolen. Mas Endurance é isso mesmo, e a Merça pifou após completar 88 voltas.
O pódio geral teve ainda os vencedores da classe A6-AM: a Ferrari F458 GT3 da Dragon Racing manteve um ótimo ritmo ao longo da disputa e completou em terceiro, quatro voltas atrás. O carro foi guiado por Mohammed Jawa/Jordan Claus Grogor/Matt Griffin/Rob Barff. Em quarto, veio o Aston Martin V12 Vantage da KPM Racing, com Johnny Adam/Paul White/Stefan Mücke, que como consolo registrou a volta mais rápida da prova.
Também foi digna de registro a performance da rapaziada da Nissan GT Driver Academy: o Godzilla GT3-R da Nismo chegou em 5º na geral e em segundo na divisão A6-AM, com Gaetan Paletou/Florian Strauss/Ricardo Sanchez/Ahmed Bin Khanen/Nick Hammann. Até hoje, não consigo entender como a Playstation não toma a iniciativa de fazer um GT Driver Academy no Brasil. Até saudita tem na parada!
Enfim, vamos em frente. Os seis primeiros foram completados pela Ferrari da Scuderia Praha, que não fez tempo de classificação e conseguiu ir até o fim, com os pilotos Peter Kox/Matteo Malucelli/Jaromir Jirik/Jiri Pisarik. Nas demais subclasses, a Black Falcon comemorou outra vitória: na 997, só para os modelos Porsche Cup, ganhou o carro #26 conduzido por Keita Sawa/Saud Al Faisal/Andreas Weishaupt/Anders Fjördbach, que terminaram em 9º na geral e em dobradinha com o #25 de Gerwin Schuring/Burkhard Kaiser/Manuel Metzger/₢hristian Raubach.
Na divisão SP3, com modelos GT4, ganhou o Ginetta G55 #163 da Optimum Motorsport, que completou a disputa em vigésimo. O carro teve a bordo os pilotos Euan Alers-Hankey/Bradley Ellis/Adrian Barwick/Salih Yoluc. Na Cup 1, o carro 75% feminino da Racing Divas by Las Moras chegou na frente de todo mundo, com o 23º posto ao fim da disputa. Liesette Braams/Sandra Van der Sloot/Gaby Uljee/Maximilian Partl levaram a melhor.
A classe A2 teve vitória do Honda Civic Type-R EP3 da VDS Racing Adventures, que inscreveu Raphael Van der Straeten/Gregory Paisse/Michael Divoy/José Close – 25º colocados no geral. A Memac Ogilvy Duel Racing faturou a divisão A3T, com o Seat Leon Supercopa LR conduzido por Phil Quaife e por Ramzi, Nabil e Sami Moutran, britânicos de origem libanesa. O quarteto fechou a disputa em vigésimo-sétimo. A Marc Cars Australia ganhou na SP2 com seu Focus V8 #91, guiado por Keith Kassulke/Tony Alford/Peter Leemhuis/Duvashen Padaychee/Tarek Elgammal. E na A5, ganhou a Hofor-Küpper Racing, com Bernd Küpper/Hal Prewitt/₢hantal Kroll/Sarah Toniutti/Martin Kroll a bordo de uma BMW E46 M3 Coupé.
RM, Fórmula E, hoje, em Buenos Aires. Aguardo sua cobertura!
GT academy vai vim em 2016 pro Brasil, confirmado já.
Onde tem isso?
Venceu o velho cavalo de guerra que é a Mercedes SLS GT3. Impressionante como o carro é poderoso. Mas esse ano com as novas regras GT3 tem que ver como ele vai se sair, se a Mercedes vai atualizar ou se vai lançar uma versão GT3 do Mercedes GT. Mercedes GT GT3 ? Enfim.
O GT Academy está previsto para vim ao Brasil em 2016. Na verdade o Playstation só serve de base, quem promove mesmo é a Polyphone que é desenvolvedora do Gran Turismo e a Nissan que é idealizadora do projeto. Esse site aqui Rodrigo é só sobre Gran Turismo e bastante confiável e traz os novos lugares no mundo onde terá o GT Academy:
http://www.gtplanet.net/gt-academy-set-for-global-expansion-japan-indonesia-malaysia-in-2015-brazil-2016/
Foi lançada uma notícia in-game também na época que eles falaram sobre isso.